Conforto e harmonia na decoração oriental

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Futons, vasos, luminárias e outros objetos deixam a casa mais aconchegante

Uma das principais funções da decoração oriental é transmitir tranquilidade e alguns objetos podem dar esse ar de bem-estar a qualquer tipo de ambiente. Uma característica desse tipo de decoração é que geralmente poucos móveis são usados e o destaque fica por conta das almofadas, futons e outros acessórios que dão conforto e economizam espaço com sofisticação.

Na varanda acima, projetada pela arquiteta Jóia Bergamo, o estilo oriental está presente nos móveis utilizados. Para compor o ambiente Jóia optou pela mesa baixa com tampo de vidro e um aparador, ambos em laca branca. O deck em madeira agregou charme ao ambiente, tornando-o mais elegante e com aspecto relaxante.

O destaque ficou por conta da combinação de cores dos futons, vermelho e preto, além das plantas, que deram naturalidade ao ambiente. Por fim, a parede foi revestida em laca fendi e no vidro do jardim foram colados adesivos de bambu que contrastam com os futons.

Confira na próxima página um ambiente que traz conforto e tranquilidade para os moradores.

Conforto e tranquilidade

A exigência do cliente era um ambiente aconchegante, que fosse completamente fora do convencional. A arquiteta Evelin Sayar procurou misturar estilos e focou principalmente na decoração oriental. O guarda-roupa é o móvel mais tradicional do ambiente, que conta com uma cama no estilo tatame. O tecido da roupa conferiu charme e conforto ao ambiente.

Outros itens também representaram bem a carecterística oriental. Os futons ajudam na decoração do quarto e o baú, além de acolher os objetos decorativos, funciona também como criado mudo. Na parede Evelin usou um painel de palha e espelhos com molduras antigas sobre a cabeceira da cama. No teto, a sanca e os diversos raios de luz deram a opção de uma iluminação mais baixa, o que combina com o estilo do quarto.

A arquiteta explica que para fazer uma decoração como a do projeto acima é preciso buscar conhecimento sobre o estilo que vai ser usado. "Usar peças funcionais e marcantes é fundamental, mas com muito cuidado para não deixar o ambiente carregado", atenta Evelin.

Conheça alguns objetos decorativos que podem ajudar a compor a decoração temática do ambiente oriental.

Objetos decorativos

Alguns objetos são essenciais para fazer com que a casa fique com ar oriental. Os mais conhecidos são as luminárias de papel, o piso em tatames e vasos cerâmicos. "Esses objetos são facilmente encontrados em casas do ramo, vindos de países orientais como a China, Japão ou Coréia", comenta o arquiteto Lisandro Piloni.

Plantas também deixam a decoração mais natural e contrasta com as outras cores. É importante lembrar que a base principal dessa cultura é a harmonia que as peças fazem com o restante da decoração da casa. "Cômodas com acabamentos em pinturas brilhantes, cores como vermelho, preto e amarelo ou revestimentos em madeira clara também são bastante usados", acrescenta Piloni.

Em um ambiente caracteristicamente oriental é importante que a serenidade da cultura seja exaltada. "A grande base dessa cultura é a harmonia e na decoração isso também é importante. Acabamentos com pedra, texturas em madeira, palha e elementos terrosos configuram um espaço equilibrado e sereno", finaliza Lisandro Piloni.

Veja como decorar utilizando feng shui para os relacionamentos.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo