Cor na decoração

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Conheça a influência das cores na decoração e quais são as melhores opções para cada ambiente

As diversas opções de tintas e cores existentes no mercado podem deixar o consumidor confuso na hora de escolher com qual tonalidade ele deve pintar a casa. Além desse fator, estudos comprovam que há uma forte influência das cores no cotidiano. A designer de interiores Cris Angelis destaca que isso pode se refletir no humor do indivíduo, no poder de concentração, na percepção de espaço e até mesmo na fome.

José Alves Cintrão, consultor técnico de tintas da Tintas Solventex, explica que a percepção de espaço e o conforto estão intimamente ligados às cores presentes no ambiente. "Tonalidades mais claras tendem a deixar o ambiente com uma sensação de espaço maior, enquanto as mais escuras passam a sensação de reduzir o cômodo. Além desse fator, você pode perceber a influência das cores também nos restaurantes e lanchonetes fast food. A predominância nesses ambientes é dos tons de amarelo e vermelho, que potencializam a sensação de fome e também transmitem sensação de aconchego para as pessoas", comenta o consultor.

Cintrão lembra que em ambientes onde é necessário tranquilidade, como consultórios, hospitais e quartos, o ideal é usar cores claras. "Tons de palha, branco e azul claro são os mais recomendados para esses lugares. Certa vez fiz um teste e pintei a parede que fica atrás da mesa do gerente de vermelho. Em teoria eu sabia que essa cor transmite agitação, mas quis fazer o teste. Em uma semana pediram para eu trocar a cor. Quase fui demitido", ironiza José Cintrão.

Cris explica que os tons das cores estão ligados a referências, como por exemplo, o violeta, que segundo a designer de interiores está relacionado com a espiritualidade. "O verde remete a saúde, enquanto alaranjado estimula a criatividade. O rosa pende para o romantismo, o azul para a calma e o vermelho merece cuidado na aplicação. Por ser uma cor mais agressiva, o ideal é que se use em alguns pontos, mas nunca no ambiente inteiro", explica a designer

Veja na próxima página dicas para combinar as cores na decoração.

Combinando com a decoração

As cores devem ser pensadas em harmonia com os móveis, cortinas e objetos que compõem a decoração dos ambientes. Outra dica repassada pelo consultor de tintas José Cintrão é usar a técnica de tom sobre tom, que consiste em mesclar tonalidades claras e escuras no mesmo ambiente, decorando-o com charme, elegância e sofisticação.

Muitas vezes as pessoas se esquecem, mas a influência que a mobília exerce na escolha das cores é muito grande. "Móveis mais claros pedem tons de verde, marrom, mel, flamingo e cores que permitem ser clareadas. O lilás é a cor da moda e também pode ser aplicado nesses ambientes com móveis claros. Tudo depende de cada peça da mobília e também da decoração que já existe no ambiente", explica Cintrão.

Alguns tons quando combinados transformam o ambiente e dão uma cara nova para a casa. Cris coloca como exemplo o preto que, por mais que seja uma cor escura, quando combinado com prata e cinza torna o ambiente mais sofisticado. Para os ambientes em tons pastéis, a designer de interiores lembra que o ideal é usar objetos coloridos para dar mais vida aos cômodos.

Veja na próxima página quais são as cores ideais para os cômodos da casa.

As cores e os ambientes

O branco nunca sai de moda, mas cada vez mais ele é substituído por outras cores fora dos padrões convencionais. Tons pastéis, palha, hortelã, gelo, flamingo e areia são as apostas de José Cintrão para cores mais frias, ideais para os ambientes mais calmos. Para ambientes que pedem cores mais fortes e contrastes, Cintrão sugere o vermelho, lilás, tons de verde puxados para o azul, azul esverdeado e alaranjado. Confira dicas dos especialistas para escolher as cores para cada ambiente.

Quarto das criança

As tradicionais cores rosa e azul para o quarto das crianças já é coisa do passado. Amarelo e verde, segundo Cintrão, são cores que não rotulam se o bebê é menino ou menina, por exemplo. "São cores que podem ser consideradas neutras, assim como o branco, e servem como opção para sair do tradicional sem ousar demais", comenta o consultor da Tintas da Solventex. O quarto de criança é diferente do quarto de adulto, logo, cores e texturas fortes devem ser evitadas, pois deixam o ambiente carregado. Seguindo a sugestão do consultor, Cris sugere o uso mesclado dos tons de rosa e violeta, verde e azul.

Quarto de adolescente

No quarto dos adolescentes é possível abusar um pouco mais das cores fortes. Para não exagerar, a dica é usar temas como bandeiras e quadros com cores vivas, vibrantes e quentes. As opções de cores para esses quartos não precisam seguir tendências "O que se leva em consideração é a identificação pessoal do morador", comenta o consultor. O teto branco é unanimidade quando se fala em luminosidade do ambiente. Para as meninas a designer de interiores sugere o uso do pink, uma cor mais forte e chamativa. Para o quarto dos meninos, a sugestão é o tradicional azul.

Quarto de adulto

A harmonia com os móveis deve estar presente em todos os ambientes e no quarto de adultos não pode ser diferente. José Cintrão sugere ambientes pintados de branco com uma das paredes em tonalidade mais marcante, como um tom vermelho ou um azul mais escuro. Outra opção é abusar de quadros com texturas e tonalidades que se destacam em relação aos móveis. "É preciso atenção para não pesar na mão e usar muito os tons fortes, pois eles pesam demais no ambiente", comenta Cintrão. A orientação da designer de interiores Cris Angelis é usar tons de nude para criar um ambiente intimista com ares sofisticados.

Home offices e escritórios

Para compor um home office José Cintrão recomenda o uso de cores sóbrias, como um cinza em tom claro. Dependendo do gosto e do ramo de atividades do escritório, cores mais alegres e em tons mais fortes também pode ser uma boa sugestão. Para Cris Angelis, tons de mostarda, mel e preto combinam muito bem com esses ambientes de trabalho.

Continue lendo: Decoração abre espaço para o color block.

Tags:

Comentários


  • 30 de janeiro de 2010 às 00:00
    Na casa em que moro, fui colocando qualquer cor na decoração. Fiz um quarto de cada cor. Minha casa parecia uma loja, sem ter uma unidade. Adorei saber um pouco mais sobre as cores. Agora na casa que vou morar, vou escolher uma cor basica para que todos os ambientes conversem entre si.
    A escolha da cor na decoração é muito importante, inclusive para sermos felizes dentro de nossas casas.
    Beijos. Aninha
  • 4 de fevereiro de 2010 às 00:00
    Olá,

    Achei esse tema muito interessante, mas penso que essa matéria poderia ter sido mais objetiva e mais prática, com exemplos e fotos de ambientes e objetos de decoração que se equilibram nas diferentes cores entre si; dessa maneira ficaria mais fácl para termos noção e criatividade do que poderíamos mudar em nossas casas aproveitando os móveis, utensílios, etc e tudo mais que já possuímos.

    Nena
  • 6 de setembro de 2010 às 00:00
    Gostei dessa matéria e estou querendo pintar minha casa por fora com uma cor vibrante e as janelas, portas e portões com outra que fique legal. oNDE MORO TEM MUITO VENTO E O SOL BATE O DIA INTEIRO. PODEM ME DAR ORIENTAÇÃO A RESPEITO ???
  • 16 de novembro de 2010 às 00:00
    Estou em dúvida de como pintar a sala de estar, meu sofá é verde musgo e a sala não é muito grande, pensei em fazer uma parede com listras vesticais em tons de verde e as demais paredes brancas. Quero um lugar bem aconchegante.
    Bjs, Ana
  • 25 de março de 2011 às 00:00
    Meu apartamento está para entregar e já estou comprando móveis e vendo cores e objetos de decoração para alguns ambientes.
    minha dúvida é a seguinte: adoro tons de bege e marrom, meus móveis (sala, quarto e sala de jantar) serão todos preto e marrom. meu sofá uma marrom um pouco mais claro que os móveis. nos objetos de decoração uso, além do bege e marrom, o dourado. com cores escuras nos móveis de decoração, que cor posso pintar as paredes, ressaltando que não gosta de amarelo e laranja?
    obrigada.
  • 25 de agosto de 2011 às 00:00
    Acabo de comprar meu apto, coloquei piso de madeira(taco) ,nos quartos e sala de estar ejantar, que esta pintada na menta o meu sofa é marrom mas não é escuro, vou uma mesa de jantar e um rack, que cor posso comprar? pois tenho uma estante pra livros tem portas na cor amarela claro,e queria proveitá-la e so da pra por na sala.
    O que vc .sugere pra que fique um ambiente bonito e agrádavel .
    Obrigada BETE
    PS. adorei este site
  • 14 de junho de 2012 às 00:00
    Olá adorei as dicas ! gosraria de estar recebendo sempre ok.
    bjns.....
  • 14 de julho de 2012 às 00:00
    Meu nome é Marcia e estou pedindo ajuda, meu sofa e marrom,meu rack é tabaco , minha cortina da cor marfim com marron e queria saber qual a cor da parede eu posso colocar,hoje as paredes são marfins e quero mudar mas não sei a cor,me ajude.......
  • 27 de julho de 2012 às 00:00
    Estou pintando a minha casa por dentro.O quarto das minhas filhas pintei de lilás e coloquei adesivos de borboletas amarelas..ficaram lindas, mas agora a minha dúvida são os outros cômodos, quarto do casal será que fica legal pintar uma parede de vermelho queimado e as outras paredes de areia? Enquanto a sala Oh dúvida cruel...se possível gostaria de uma dica. Minha casa é o lugar que mais gosto de estar, por isso desejo deixar tudo bem bonito e aconchegante.
    Um grande abraço
    Daniela.
  • 31 de julho de 2012 às 00:00
    Meu móveis são tabaco e o meu sofá marrom escuro e as paredes da sala são branca mas eu gostaria de pintar a parede atrás do sofá com uma cor diferente do branco e que fosse uma cor escura pra destacar a parede mas tenho dúvida de qual cor.Por favor gostaria de ajuda.Muito obrigada.AH!! adorei as dicas do site.
  • 1 de agosto de 2012 às 00:00
    Adorei a matéria! É sempre bom aprender dicas úteis, e adorei saber que precisamos considerar os móveis quando pensamos em mudar a cor de um ambiente! Obrigada!
  • 1 de agosto de 2012 às 00:00
    É sempre complicado mudar as cores de nossa casa, pois existe um leque de opções em relação a cores, mesmo quando se tem certeza do que se quer, fica complicado quando se olha para todas aquelas cores; porém, acredito que com as dicas que foram dadas aqui ficou bem mais fácil escolher, levando em consideração as cores dos móveis e os espaços disponíveis. Valeu, é sempre bom ter a ajuda de especialistas, e se tiverem outras dicas podem me enviar!
  • 1 de agosto de 2012 às 00:00
    Olá, contruí minha casa de andar que tem janelas grandes de vidro verde e fiz a maioria dos móveis de MDF na cor branca (closet sem portas, armários dos banheiros e cozinha) e pintei toda a casa de gelo com teto branco agora desejo pintar algumas paredes e tenho dúvidas quanto a cor, meu sofá é cinza escuro e cadeiras e mesas de centro de madeira escura com tampo de espelho bronze, o turquesa ficaria elegante? Não gosto de vermelho, e ainda não comprei objetos de decoração por não saber que cor ou cores usar. Sou casada e tenho 02 filhas (mesmo quarto) e um filho. Me ajude por favor. Solange.
  • 19 de dezembro de 2012 às 00:00
    ADOREI AS DICAS DE DECORAÇAO PARA QUARTO DE ADULTO,MAS ESTOU COMUMA DUVIDA.MEU QUARTO EPINTADO DE UMA COR TIPO MARFIM E A PENAS A PAREDE QUE VAI FICAR A CAMA E UM MARROM NAO MUITO ESCURO.COMPREI UM GUARDA ROUPA MARROM COM PRETO E ESPELHADO ,GOSTARIA DE SABER QUE COR DEVE SER A CABECEIRA DA CAMA E QUAIS AS CORES QUE DEVEM PREDOMINAR NA DECORAÇAO,GRATA.
  • 21 de fevereiro de 2013 às 00:00
    quero pintar uma parede da minha sala de vermelho,meu sofa é marrom escuro de canto, e um painel para tv, qual parede pintar me de dicas,como combino as cores,quero saber se posso colocar 2 poltronas mais claras e que cor devo comprar a mesinha de centro,a sala tem 4 metros
  • 23 de dezembro de 2013 às 00:00
    Olá ,

    Reformei minha sala ,coloquei piso em toda parede na cor Lume que é Creme mas escuro com bege ,pois comprei jogo de sofá na cor Tabaco será que vai combinar ?que cor devo colocar beijos !!!!
  • 22 de fevereiro de 2015 às 00:00
    gostaria de uma ajuda, pois estou reformando meu quarto, pretendo pintas as 4 paredes de cinza ( ou cinza escuro, medio ou cinza fossil), o teto e a moldura de gesso em branco neve, já com relação aos moveis, a cama de casal e feita de madeira de demolição, onde irei colocar na parede um painel tambem de madeira de demolição, ja na janela pretendo colocar uma persiana em inox, e um relogio na cor inox, e tambem tenho uma mesa execultiva de madeira escura, e uma cadeira de couro preta, e irei colocar alguns enfeites tipo bus de londres, placas que trouxe de amsterda td para enfeitar, sera que vai ficar bom ? ira ornar td ? o que vc acha ? alguma dica ? lembrando que meu quarto e pequeno 2,76 x 3,21...e que o chao e de madeira clara...desde jã grato pela ajuda
Ir para o topo