Cortinas e persianas

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Conforto térmico com estilo

Cortinas e persianas são itens da decoração de uma casa que algumas pessoas subestimam na hora da escolha, porém, podem fazer toda a diferença no ambiente. Não se trata de uma questão de moda ou tendência, pois além de decorar o ambiente, são imprescindíveis para proteger, dar privacidade e escurecer os cômodos da casa. O que pode mudar com o tempo, ou seja, sair ou estar na moda, são detalhes como o modelo, o tecido e as cores.

Responsáveis pela proteção solar da residência, cortinas e persianas favorecem um melhor conforto térmico, além de proteger móveis, objetos decorativos, pisos e tapetes da ação nociva do sol. Casas que são avistadas da rua, apartamentos em andares baixos e apartamentos em prédios próximos a outras edificações vizinhas também requerem colocação de cortinas ou persianas por uma questão de privacidade para os moradores. Já home theaters e quartos necessitam de cortinas para escurecimento do cômodo.

Além destas funções técnicas, elas acompanham, em geral, o estilo de decoração das casas. Cortinas e xales atendem melhor esta situação, deixam o ambiente mais aconchegante e harmonizam bem praticamente todos os tipos de ambientes, uma vez que para fazê-las existe uma ampla variedade de tecidos, cores, estampas e tramas com preços diversificados. Persianas em madeira, cortinas romanas, cortinas plissadas e rolos também são decorativos, porém se encaixam melhor em ambientes mais clean e modernos.

As cortinas devem seguir o estilo do ambiente, mas não obrigatoriamente combinar de forma óbvia. Muitas vezes, as misturas de referências antagônicas, de tecidos leves com rústicos são interessantes se bem elaboradas, produzindo um resultado inovador e cheio de estilo. Mas deve-se ter cuidado para fazer esse tipo de composição. Em resumo, não há uma regra, tudo depende da decoração, das funções a serem atendidas, do gosto da pessoa e de bom senso.

Automatização

A motorização de cortinas e persianas é aconselhável quando há pé direito duplo, a janela for muito grande ou em lofts e também pode ocorrer integrada com a automação de mais itens da casa. As vantagens para quem contrata este serviço são modernidade e conforto.

Os itens que geralmente integram-se para automação são os de home theater. Quando ele é totalmente integrado, existe a possibilidade de montar "cenas", por exemplo: programar no sistema de automação residencial uma tecla "cinema" que, quando acionada, apaga as luzes, fecha as cortinas/persianas e faz o ajuste do som, do ar condicionado e tudo o que estiver integrado obedecerá ao mesmo comando, criando a situação ideal para assistir a um filme sem precisar levantar do sofá.

Em casos de janelas com pé direito duplo, muitas vezes torna-se obrigatório o uso de motor para o funcionamento correto dos rolos. Em outras ocasiões não é obrigatório, porém recomendado, já que para abrir ou fechar a cortina, a altura e o peso dificultam o manuseio.

Não adianta ter cortinas lindas se elas estão sujas e mal cuidadas, por isso o ideal é que uma manutenção seja feita de tempos em tempos. A maneira mais indicada é passar de 15 em 15 dias o aspirador de pó com o bocal escova tanto nas cortinas como nas persianas e a cada seis meses levá-las a uma lavanderia especializada para evitar que fiquem encardidas. Vale ressaltar que tecidos sintéticos como voil e tergal são práticos de serem lavados em casa na máquina de lavar roupas na opção "delicado".

Saiba usar o tapete na decoração da casa.

Tags:

Comentários


  • 14 de fevereiro de 2012 às 00:00
    manchei uma calça de agua samitaria e agora como eu tiro essa calça e cisa
  • 31 de julho de 2012 às 00:00
    GOSTARIAMOS DE MAIS INFORMAÇÕES, POIS SOMOS REPRESENTANTE EXCLUSIVO DA AMORIM CORTINS=====SOMOS AMORIM PREMIUM !
    MUITO GRATO !
    ROBERTO LINO DE SOUZA..
  • 9 de janeiro de 2014 às 00:00
    A BemClean tem um serviço muito bom de limpeza de persianas!
Ir para o topo