Cozinha com ilha

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Conheça opções de cozinhas planejadas

A cozinha não é apenas o lugar onde exercemos a arte de preparar os alimentos, é também um importante espaço de convivência na casa. Quantas vezes uma reunião familiar ou um encontro com os amigos começa na sala e termina com todos conversando na cozinha?

Cada vez mais as pessoas estão se preocupando em tornar a cozinha um ambiente integrado, moderno e bem decorado. Uma das tendências é a instalação de ilhas, que além de trazer charme e modernidade ao ambiente, deixam a cozinha mais prática.

"Geralmente, as pessoas se queixam do pouco espaço nos balcões das cozinhas. As ilhas servem como uma segunda bancada e podem ser aproveitadas de diversas maneiras, desde a preparação de alimentos até como local para servir um pequeno bufê", afirma a consultora da Todeschini Ilha e design de interiores Kelly Fernandes.

Ilha otimiza o espaço da cozinha

A ilha é uma forma de otimizar o espaço na cozinha e facilitar sua organização, porque pode ter armários embutidos embaixo da bancada, como no projeto da designer de interiores Ana Meirelles.

Na bancada, a designer deixou um espaço livre para trabalho e inseriu o cooktop.

Ilha como mesa na cozinha

As ilhas também servem como apoio para bate-papo na cozinha ou mesa para refeições, como no projeto da Todeschini Ilha em parceria com as arquitetas Beatriz Slaibi e Deborah Wilcox.

Neste caso, de um lado a ilha é utilizada como mesa e possui vãos para acomodar as pernas, e do outro lado ficam as portas do armário embutido.

Fogão embutido na ilha

Além de armários e nichos, as ilhas podem embutir fogões, como neste projeto da designer de interiores Kelly Fernandes.

Uma mesa de vidro complementa a ilha, dando um charme especial ao projeto. Outros eletrodomésticos, como forno elétrico e microondas, foram distribuídos ao redor da ilha para facilitar o acesso durante a utilização de cada um. O resultado foi uma cozinha moderna e funcional.

Espaço necessário para ilha

Antes de colocar uma ilha na cozinha, é importante verificar se haverá espaço suficiente para circulação e para abrir e fechar os móveis e eletrodomésticos.

No projeto do designer de interiores Leonardo de Magalhães Pinto (esquerda), a cozinha é grande e o espaço para a ilha é mais do que suficiente. Mas, se a sua cozinha é pequena, você pode utilizar uma ilha como divisória na integração entre a cozinha e a sala ou a copa, como no projeto da designer de interiores Roberta Devisate (direita).

Materiais para bancada da ilha

Os materiais mais utilizados nas bancadas das ilhas são inox ou granito, como no projeto da designer de interiores Ana Meirelles. Mas elas podem ser feitas de MDF, vidro e outros materiais. A combinação de matérias-primas também cai muito bem. Saiba como organizar a sua cozinha.

Tags:

Comentários


  • 29 de novembro de 2010 às 00:00
    Olá pessoal, estou me organizando pra casar e estou com uma enorme dúvida.
    QUAL A COR QUE COLOCO NA MINHA COZINHA? Pensei em preto e branco, mas acho que não combina com meu estilo que sou muito romantica e tipo da pessoa que gosto de babados flores e etc, porem não quero deixar minha casa brega e sem harmonia na decoração.
    O QUE EU FAÇO???? TO DESESPERADA!!!!!

    Julliana
  • 12 de janeiro de 2011 às 00:00
    Uma cliente amiga me indicou este site, estou adorando. Parabéns, vou indicá-lo também, achei muito bacana.
  • 5 de abril de 2011 às 00:00
    Oi Boa tarde, eu estou pra começar a construção da minha casa e queria uma sugestão de vcs eu naum sei se faço sala com copa ou cozinha com copa, me ajude quero resolver logo para começar a construção para que eu possa me casar, obrigada tenho certeza que posso contar com ajuda de vcs
  • 22 de outubro de 2011 às 00:00
    NÃO RECEBI A RESPOSTA DO E-MAIL QUE MANDEI.
  • 27 de outubro de 2011 às 00:00
    Gosto muito do estilo e do bom gosto de voces. Gostaria que me ajudassem, estou reformando a casa de minha mãe, que completara 78 anos e sua casinha nunca foi reformada de verdade, não tenho pai e o que ganho é muio pouco. mas juntei mu decimo terceiro, férias e algumas economias de muitos anos. nãoé muito mas quero melhorar para dar uma velhice digna de quem trabalhou muito na vida. Já comecei a obra mas não tive dinheiro para contratar um arquiteto, quero saber de piso, pra cozinha, banheiro que são dois e muito pequenos, sala quarto e um corredorzinho. quero acertarnas cores, iluminação e aproveitar o espaço, pq o lote é estreito e tem muito pouco claridade e ventilação. Voces podem me ajudar??
  • 27 de agosto de 2012 às 00:00
    Poderiam colocar mais referentes as matérias, ao invés de : continue lendo...continue lendo...só lendo mesmo porque de imagem para ver não tem nada...
Ir para o topo