Cultivo de batata-doce em água

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá pessoal! Vamos falar de jardinagem? A leitora Elvira Mantellatto, que tem 82 anos e mora em São Paulo, me enviou uma dica muito bacana: o cultivo de batata-doce em água. Vejam como esse tubérculo dá origem a uma linda folhagem!

É uma plantinha de baixo custo, que você pode manter dentro ou fora de casa. Na decoração da cozinha fica uma graça!

Para fazer esse vasinho, você vai precisar de:

. Uma batata-doce velha, que esteja brotando. Se não encontrar uma que já esteja brotando, é só deixar na fruteira até começar a brotar;
. um vaso ou pote de vidro;
. água;
. 3 gotinhas de água sanitária ou cloro.

Como fazer:

Quando a batata-doce começar a brotar, coloque-a dentro do pote de vidro com água, deixando-a metade submersa e metade para fora da água. Pingue as gotinhas de água sanitária ou cloro para evitar a formação de um criadouro do mosquito da dengue. Daí é só aguardar o desenvolvimento das raízes e da folhagem.

Para manter a plantinha, troque a água uma vez por semana. A Dona Elvira contou que está trocando a cada três dias por causa do calor que tem feito em São Paulo. Não esqueça de pingar a água sanitária ou cloro a cada troca de água.

E além de ser um elemento decorativo, a folha da batata-doce é comestível. Isso mesmo, você pode refogá-la, como faz com outras verduras. Ela é fonte de vitaminas A e C, ferro, cálcio e proteínas. A fitoterapia também menciona a ação antiinflamatória dessa folha.

Quero agradecer a Dona Elvira pela participação, leitores experientes como ela têm muito a contribuir com o blog. E quem tiver uma dica legal de decoração, casa ou organização pode mandar pra mim no blog@bbel.com.br

Beijocas estaladas!

 

Tags:

Comentários


  • 4 de março de 2012 às 19:03
    Batatas na água sempre dão um belo efeito na decoração, não é? Lindo!

    bjs

    meu blog: derepentecinquenta
Ir para o topo