Decoração de apartamento para solteiro

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Morar sozinho é o sonho de qualquer rapaz. Convidar os amigos, cozinhar para as gatinhas!

Que delicia. Lembre-se que praticidade e valorização da área de lazer são os destaques nas casas dos solteiros.    

A ideia de um apartamento para solteiro não precisa ser restrita aos elementos básicos. Com criatividade é possível brincar com os ambientes, principalmente na área social, tão valorizada por esse público.O decorador Fernando Piva alerta que para esse tipo de projeto não cabe excessos. "Na hora de montar o projeto de decoração para um solteiro deve-se priorizar conforto, qualidade, bem-estar e, principalmente, facilidade de manutenção", comenta Fernando.

A arquiteta Andréa Gonzaga aponta os materiais de acabamento prático como uma boa solução para esses apartamentos. "Devemos priorizar também a possibilidade de alteração dos ambientes. Por exemplo, na maior parte de tempo é um apartamento para uma pessoa sozinha, mas pode ter convidados, hóspedes ou até mesmo um casal morando no futuro", complementa a arquiteta. Segundo Andréa, ambientes com muitos móveis ou com mobiliário imutável também devem ser evitados.

Confira a planta do apartamento e as imagens dos ambientes.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


O ar descontraído deve fazer parte da decoração. Por isso, hobbies, instrumentos musicais, paixão por carros e motos devem ser enfatizados. O projeto acima foi desenvolvido para atender a um promotor estadual que atua em outra cidade e fica no apartamento somente nos finais de semana. Espaço para guardar muitos livros foi uma das exigências do cliente, além de uma adega para vinhos. Outro pedido foi para que fosse usado poucas portas e paredes, sem tirar a privacidade dele e de um hóspede quando for o caso. "Ele havia pedido piso de cimento queimado, mas esse acabamento requer cuidados por ser poroso e manchar com facilidade. A alternativa foi usar um porcelanato que tem acabamento semelhante e é muito mais prático na manutenção", comenta a arquiteta.

Veja na próxima página o projeto de um apartamento descolado e sofisticado para uma solteira moderna.

Descolado e sofisticado

O projeto de Adriana Fontana, designer de interiores, retrata a proprietária do imóvel. "A cliente é solteira, moderna e atual. O projeto mostra um lado despojado, descolado e ao mesmo tempo sofisticado", comenta Adriana. O apartamento de 84m² passou por reforma inclusive na estrutura. Adriana conta que a opção de deixar o local apenas com um quarto foi para privilegiar a área social, pois a ideia é receber muitos amigos na cozinha gourmet.

As cores fazem parte do diferencial do projeto. "Toda a base é neutra, com cinza, preto e branco. A cor vem para pontuar e aquecer, pois a diversidade de cores cria um efeito aconchegante. A utilização de preto, branco e prata traduz a neutralidade e a sofisticação. A mistura do azul, que traz tranquilidade, com o amarelo, que cria uma certa agitação, não é mero acaso. É a cor produzindo conforto visual e emocional", explica a designer.

O revestimento do chão foi planejado para criar contraste no apartamento. Esse foi o motivo que levou Adriana a optar pelo piso de bambu carbonizado na sala de jantar e o ladrilho hidráulico na cozinha gourmet. A mesa de jantar foi colocada propositadamente junto à bancada da cozinha para dar a sensação de continuidade, como se a sala fosse extensão da cozinha. Segundo Adriana, a estante em gesso foi escolhida por seu custo baixo e o próprio engenheiro ou até mesmo o empreiteiro consegue fazer durante a obra, evitando assim ter que esperar o prazo da marcenaria para ficar pronto. Papéis de parede foram aplicados na sala de estar e na sala de jantar, complementando a decoração desses ambientes. Para o quarto, Adriana optou pelo uso de cores mais neutras, pois é um ambiente para descanso.

Confira a planta do apartamento e as imagens dos ambientes.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


A sala de estar e a varanda também saltam aos olhos. O móvel utilizado para separar a sala de jantar da sala de estar é um projeto da designer. "Como o móvel divide os dois ambientes, ele deveria ser vazado. Dessa forma a luz passa por ele e ainda permite que os objetos sejam vistos de ambos os lados", comenta Adriana. Um telão em vidro, suspenso por cabos de aço, foi a escolha para substituir a televisão, pois usando um projetor é possível assistir tanto da cozinha quanto da sala de estar. O charme da varanda fica por conta da lareira ecológica, que dispensa o uso de madeira ou gás para manter a chama acesa. Para revestir as paredes da varanda foi optado pela madeira, o que se torna uma alternativa para o colorido dos demais ambientes.

Na próxima página conheça um apartamento para solteiro que une praticidade e funcionalidade.

Ambientes práticos e funcionais

Adequar um apartamento às necessidades de um solteiro não é uma tarefa muito fácil. Conforto, leveza, praticidade e principalmente funcionalidade são as bases para compor a decoração dos ambientes. O decorador Fernando Piva aceitou o desafio de projetar um apartamento para um homem, na faixa dos 40 anos, divorciado e pai de duas adolescentes. "A exigência do cliente era de que tivéssemos espaços multifuncionais, onde pudesse receber visitas, assistir televisão e até mesmo cozinhar com os amigos", comenta Fernando.

Para adequar o imóvel às necessidades do morador, Fernando optou por cores mais sóbrias, partindo para as diversas tonalidades de marrom, mesclando com demais cores masculinas, como o azul, verde e o vermelhodas almofadas. Presença marcante nos diversos ambientes, Piva utilizou diversos tipos de flores naturais para compor o projeto. A parede da sala de jantar foi revestida com recortes de espelho, o que ajudam a aumentar a percepção de espaço do ambiente. Abaixo dos espelhos encontra-se a bancada, que conta com um pequeno bar no lado direito. A mesa de jantar em laca branca é quadrada, com espaço para oito pessoas.

Para separar a sala de jantar da sala de estar, a opção foi um aparador, que serve de suporte para uma luminária, alguns livros e objetos de decoração. A sala de estar é composta por dois sofás, um poltrona e uma cadeira, além da mesa de centro produzida em madeira, alumínio e vidro. Uma mesa de canto serve também de apoio para um abajur, dando um ar mais intimista ao ambiente. O suporte da televisão está instalado em um painel de madeira que ocupa boa parte da parede. Abaixo do suporte está o balcão, que pode ser utilizado para armazenar aparelhos de som, DVD e demais objetos decorativos.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


O diferencial do projeto vem com a cozinha gourmet, projetada para ficar na varanda do apartamento. O revestimento da parede no entorno da pia e do fogão é feito com pastilhas em tons escuros, que acompanham a cor dos armários e contrastam com demais equipamentos da cozinha, produzidos em aço inox. A mesa em madeira comporta confortavelmente até seis pessoas, formando o conjunto com as cadeiras brancas, que quebram os tons escurecidos do ambiente. Do outro lado da varanda, contemplando a visão do alto do apartamento, uma área de descanso foi montada com confortáveis poltronas e sofá com descanso para os pés. O piso de cerâmica foi revestido com um tapete para delimitar o espaço e torná-lo mais aconchegante.

Confira a planta do apartamento e as imagens dos ambientes.

Na próxima página veja o estilo jovem do loft.

Loft

Criar um apartamento com estilo jovem foi a tarefa atribuída à Triplex Arquitetura. A exigência do cliente era de que o loft de 85m² fosse confortável e com espaço para receber os amigos. Adriana Helú, arquiteta e sócia da empresa, conta que os pedidos do proprietário envolviam um bom sistema de home theater e espaço para receber amigos e convidados. O living foi composto por duas mesas de centro, sendo uma delas revestida em camurça sintética e a outra em madeira ebanizada. Peças coringa, podem ser usadas tanto para mesa de centro ou transformadas em bancos, dependendo da necessidade do morador.

Outro pedido feito pelo cliente foi em relação às cores usadas, pois a intenção era deixar os cômodos com uma aparência mais masculina. Os tons acinzentados no tecido do sofá e no painel que reveste a parede onde encontra-se a televisão e o home theater foram escolhidos para caracterizar o perfil do morador. Adriana Helú comenta que um dos benefícios de morar sozinho é que não é preciso dividir o espaço com outras pessoas, então os cômodos tendem a ser maiores.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


A ambientação despojada no projeto da Triplex é garantida pelos armários de ferro na cor amarelo vivo, pelas malas vermelhas e pela caveira de espelho, ao lado da mesa do bar. Seguindo o padrão dos lofts, a área íntima fica reservada no mezanino, com acesso pela escada lateral. Para aproveitar o espaço livre que fica embaixo da escada a arquiteta sugeriu a instalação de prateleiras fixadas sem suporte, que sustentam os objetos de decoração e o bar, com diferentes garrafas e taças.

Confira a planta do apartamento e as imagens dos ambientes.

Conheça um pouco mais sobre os lofts.

Tags:

Comentários


  • 29 de fevereiro de 2012 às 00:00
    Bbel, eu amei todas as idéias!!

    Quero um apartamento bem colorido, igual ao da página 3!!!!

    Um beijo!
  • 1 de março de 2012 às 00:00
    Decoração nota 1000, mas eu não entendo o porque desses engenheiros (eu sou um, mas não civil) de hoje nunca deixarem um ponto para instalação de ducha higiênica no banheiro. Todos os lançamentos que se vai ver não possuem. Pode ser casa ou apartamento. Não será o caso de falar isso na faculdade???? Ou será que higiene não é mais ensinada nem em casa???? O engraçado é que nem "engenheiras" lembram desse PEQUENINO detalhe............ É isso!!!!!
  • 1 de março de 2012 às 00:00
    amei a materia.. parabens
  • 2 de março de 2012 às 00:00
    Adorei este apartamento, gostei também da idéia de podermos verificar varias fotos de angulos diferente. Um beijo
  • 30 de agosto de 2012 às 00:00
    Muito bonito o apartamento para solteiros. É bem complicado conseguir decorar um apartamento pequeno de modo que ele fique confortável e bonito ao mesmo tempo. O meu é bem pequeno e o que eu mais demorei para aprender foi a organização, que com o tempo fui conhecendo diversos métodos de me organizar e produtos que ajudam nisso, muitos deles até comprei na Loja Oz! http://www.lojaoz.com.br
Ir para o topo