Decoração de varanda para apartamento

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Versatilidade permite ampliar ambientes ou criar novos espaços no imóvel

O pedido não era simples: criar um espaço moderno, jovem, sem perder conforto e de fácil manutenção. Essa foi a missão que os arquitetos Marcos Contrera e Marcos Biarari aceitaram. Definidos os pontos iniciais, deu-se início à reestruturação de um apartamento de 140m² em São Paulo.

O diferencial do apartamento estava na varanda, propícia para receber amigos e familiares. O piso foi mantido, aplicando uma intervenção de porcelanato que imita madeira, simulando um tapete. As paredes também foram mantidas como no projeto original, porém, foi feita a aplicação de papel de parede que imita palha.

 varanda decorada

O ar de relaxamento ficou por conta das plantas naturais utilizadas inclusive para esconder as máquinas de ar condicionado. As almofadas dos sofás receberam revestimento em tecido náutico, que confere maior durabilidade e impermeabilização ao móvel. A trama do sofá e das cadeiras foi confeccionada em material sintético por ser mais resistente, característica essencial em móveis expostos a ambientes externos.

A churrasqueira é revestida em granito preto, o mesmo utilizado na bancada. Para complementar a decoração, os arquitetos utilizaram armários de compensado revestidos em melamina de padrão amadeirado.

Veja na próxima página, como o ambiente pode ser integrado ao imóvel, ampliando o espaço da área social.

Integração ao ambiente

O pedido dos proprietários do apartamento para a Tríplex Arquitetura era um projeto que não deixasse a varanda com aspecto de área externa. As arquitetas Adriana Helú, Carolina Oliveira e Marina Lobo comentam que a ideia para atendê-los foi compor um ambiente aconchegante, priorizando o grande sofá em "U", integrando ainda com uma mesa redonda, utilizada também como mesa de jantar.

O ponto forte do espaço é a visão privilegiada, que facilitou a criação de um ambiente aconchegante, ideal para receber amigos e relaxar. A decoração foi projetada para ser simples, porém, requintada, com escolha de móveis e paredes claras, contrastando com o piso de madeira, mesas e cadeiras escurecidas.

O sofá foi projetado com uma das partes sem encosto, para não esconder a visão. O projeto ainda contempla uma lareira em frente ao grande sofá, ideal para uma reunião íntima nos dias frios. O tapete complementa a decoração ajudando a criar uma atmosfera acolhedora, segundo as arquitetas.

 Decoração de varanda com sofá e mesa de jantar

A mesa de jantar com oito lugares foi projetada utilizando como material a nogueira clareada. Complementando a decoração, já no estilo primaveril, um vaso com orquídea e outros dois vasos de bambu mossô dão vida ao ambiente.

"Trabalhamos com cores neutras e sóbrias. Utilizamos branco no sofá, compondo com almofadas coloridas em tons de marrom e verde celadon. O restante dos móveis é de madeira e as cadeiras, além da madeira, têm palha no assento", comentam as arquitetas.

Continue lendo na página a seguir sobre o ambiente ideal para relaxamento.

Um convite ao relax

A proposta das arquitetas Rosa Tieppo e Elaine Gonzalez é um convite ao relax. O piso de deck sobreposto ao piso original eleva um espaço que as arquitetas chamaram de ninho (ambiente ao fundo com cama e pufe redondos), em fibra natural, com 1,40m de diâmetro. Para complementar a decoração do ninho, nada melhor que almofadas confortáveis, coloridas conforme o padrão de cores utilizadas nas paredes.

As plantas naturais também estão presentes no projeto das arquitetas. Iluminação dirigida e spots de luz no teto auxiliam na criação do clima intimista. A opção pelos móveis escuros contrasta com as paredes e o piso, que são claros.

Leia também 3 projetos de decoração para varandas com até 15 m2.

Tags:

Comentários


  • 4 de novembro de 2011 às 00:00
    Ficou muito lindo!
    A varanda ajuda claro, mas esses vasos azuis ficaram demais!
    Parabéns!
  • 24 de fevereiro de 2012 às 00:00
    Tudo de muito bom gosto e bonito...entretanto, reles mortais como eu, que tem um apartamento de 60 m2, vou aproveitar o que da materia? pq geralmente so se tem ideias e sugestoes de apartamentos/casas inatingíveis para a maioria da populacao ? Somos nos, os reles mortais, que precisamos de dicas (em espacos menores, bem restritos) e nao a minoria da populacao (que ja contrata arquiteto /decorador), fica a dica!
  • 25 de abril de 2012 às 00:00
    E AI EDITOR? COMO FICA?
    ONDE ESTA A CRIATIVIDADE DE ALCANÇAR 98% DAS PESSOAS QUE QUANDO TEM, TEM UMA PEQUENA AREA OU ESPAÇO OU SACADA GOURMET? FAZER ESPAÇO BONITO COM 50M2 DE VARANDA É FACIL, PODE SER ATE MINIMALISTA SO POR UNS BANQUINHOS E OS VIDROS FICOU LINDO.
    QUERO VER BUSCAR O QUE QUEREMOS LER, DICAS, ESPAÇOS, IDEIAS QUE SURPREENDA E AJUDE A TODOS, PORQUE REALMENTE, SACADA DE 3X10... SO AQUI E NO MORUMBI.
    ME AJUDA AI/... IDEIAS PARA INTEGRAÇAO DE AMBIENTES PEQUENOS E MEDIOS, E SACADAS/VARANDAS GOURMET...
    ABRAÇOS
  • 26 de abril de 2012 às 00:00
    Olá Clayton,
    Temos dois artigos que podem ajudá-lo. O primeiro fala sobre criar espaços em apartamentos pequenos.
    O segundo mostra como valorizar
    o espaço gourmet.
    Espero que aproveite nossas dicas!
    Bebel
Ir para o topo