Decoração navy leva o mar para dentro de casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Elementos e cores que remetem ao mar descontraem os ambientes

Inspirado no modo de vida dos marinheiros, o estilo navy remete a elementos náuticos trazendo barcos, âncoras e até piratas em suas estampas e composições. As cores que caracterizam o estilo são o azul marinho, o branco e o vermelho, inspiradas nos uniforme da marinha americana.

O navy é uma tendência que consegue ser despojada e clássica ao mesmo tempo. "A princípio ela foi conceituada pela famosa e mais irreverente estilista dos anos 20, Coco Chanel", conta Fernanda Moreira, designer de interiores. Ela explica que aos poucos o estilo migrou para a decoração e começou a ser usado nas casas de veraneio dos balneários mais descolados pelo mundo afora. "O navy é perene, chique e gostoso de ver principalmente na decoração de um ambiente", completa a designer de interiores.

Veja na próxima página como aplicar o estilo navy à decoração.

Estilo navy na decoração

Decidir decorar um ambiente utilizando a tendência navy é ter certeza que o lugar vai ficar mesmo mais despojado. "Muitas vezes, um estofado listrado, um espelho de moldura dourada e almofadas de listras vermelhas remetem ao clima praiano. É um tipo de visual que pode e deve ser acrescido de itens que são abundantes nestas regiões, como conchas marinhas, barcos, âncoras e afins", completa o decorador Eduardo Wolf.

Sobre os itens de decoração que não podem faltar em um ambiente navy, Eduardo ressalta a importância de elementos isolados, que fazem toda a diferença na casa. "Quadros com âncoras, barcos, ou conchas marinhas em caixa de acrílico não podem faltar. Esses são itens mais fáceis de trabalhar e de imprimir a personalidade do morador e, se enjoar, eles podem ser trocados com mais facilidade."

As cores do navy

O mais importante é o uso dos tons de azul, principalmente o marinho com branco, coordenado com vermelho e amarelo puros. "Papel de parede listrado, sofás fofos e aconchegantes, estampas bem feitas e sofisticadas também compõem muito bem o visual navy", declara Fernanda Moreira. A designer de interiores ainda ressalta a importância da presença de móveis de madeira mais elaborados para fazer jus ao ambiente com uma tendência que também é tão clássica.

Na próxima página, veja dicas extras para a hora de aplicar o navy na decoração.

Outras dicas

Alguns cuidados devem ser tomados na hora de aplicar o navy em algum ambiente da casa. Primeiro é preciso ter em mente que esse visual dá impressão de ser casual, mas ao mesmo tempo é clássico e sofisticado. Eduardo dá a dica para ter cuidado para não tentar ficar evitando o estilo casual e tonar a sua decoração muito pesada. "O uso de madeiras escuras, que remetem às antigas embarcações e o uso demasiado de dourado, para dar elegância, pode ser um erro. Para estilos assim, muito determinados, eu acho sempre mais fácil passar da medida na questão de bom gosto e estilo próprio, portanto tenha cuidado", aconselha o decorador.

Já Fernanda considera o estilo navy na decoração mais clássico do que despojado. "Quase não vejo despojamento no navy, vejo sofisticação. Um ambiente com a tendência bem aplicada tem tudo para ficar elegante e confortável. Se houver dúvidas, procure por um decorador ou design de interiores para aconselhar", orienta.

Leia também sobre como se inspirar da delicadeza e elegância do estilo provençal.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo