Decoração para quarto infantil

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Confira dicas para planejar a decoração do quarto das crianças

A decoração do quarto das crianças deve começar com planejamento e organização, principalmente se o ambiente for pequeno. Soluções criativas ajudam a contornar a falta de espaço, sem esquecer dos cuidados para a segurança dos filhos.

Uma opção mais barata são os móveis prontos, encontrados em lojas especializadas para os pequenos. O problema é que nem sempre eles se adaptam ao ambiente. Nesses casos, o ideal é partir para os móveis planejados.

No ambiente acima, a arquiteta Jóia Bergamo aposta no projeto onde os pais tenham a liberdade de mudar os itens decorativos do quarto conforme o crescimento da criança. Dessa forma, o custo para uma nova decoração não fica alto e o ambiente não fica desatualizado. A sugestão é brincar com colchas, almofadas e tapetes, que tem um custo relativamente baixo, e permitem várias combinações. 

A cor dos móveis é outro fator a se considerar. Por se tratar de objetos mais complicados para mudar, a arquiteta prefere trabalhar com tons neutros. "Gosto de trabalhar a mobília em tons neutros para que cada criança possa escolher a cor ideal de colchas e objetos. Como eles estão em crescimento, as vontades e gostos mudam com o passar do tempo. O ideal é que o quarto possa acompanhar essa evolução, mudando apenas alguns detalhes", comenta.

Na próxima página, conheça as soluções para espaços pequenos.

Soluções para pouco espaço

O desafio da arquiteta Andréa Parreira foi criar, em um pequeno ambiente, um quarto para dois irmãos, um deles recém-nascido. O diferencial do projeto está no beliche em forma de "Z" invertido. A parte inferior tem a função de berço, que se transforma em uma cama conforme o bebê for crescendo. Ao lado do berço, embaixo da cama do filho mais velho, a arquiteta incluiu uma bancada para dar suporte e ajudar a organizar o quarto.

A funcionalidade de adaptação dos móveis conforme o crescimento da criança é a aposta da arquiteta. O projeto contempla o uso de proteção lateral para evitar quedas e usa o branco e o azul para dar cor ao ambiente. Segundo a arquiteta, não há regras para escolher a cor do quarto, porém, para os pais que pretendem ter mais de um filho e contam com espaço reduzido, Andréa sugere tons neutros, como o bege, o verde ou o amarelo claro.

A moldura da janela foi pintada em branco para combinar com a cortina, o beliche e a parte inferior da bancada. Para as paredes o tom escolhido foi o azul, também presente na parte superior da bancada. Para deixar os brinquedos do bebê em um lugar de fácil acesso, a opção foi instalar uma prateleira na parede acima do berço.

Na próxima página confira dicas de segurança para o quarto das crianças.

Cuidados com a segurança no quarto das crianças

Um fator que merece atenção dos pais é a segurança. A arquiteta Vanessa Trad alerta sobre a necessidade do espaço ser suficiente para se movimentar de forma segura dentro do ambiente. "O interessante é a utilização de móveis embutidos, que ficam na extremidade do quarto, deixando o meio livre e com espaço para a criança brincar e circular" , comenta Vanessa.

Segundo a arquiteta, as cores nesse projeto são responsáveis pelo charme do ambiente. Tons fortes são bem aproveitados ao se trabalhar com o restante da decoração. Para os pais mais tradicionais, a parede branca pode compor um novo ambiente ao ser decorada com adesivos e brinquedos coloridos dispostos em prateleiras. Vanessa comenta sobre a facilidade de se trabalhar com adesivos, papel de parede, quadros e murais: "São objetos de decoração fáceis de trocar, diferente de uma cama ou armário". Outra sugestão é criar um ambiente onde a criança possa esboçar sua criatividade, auxiliando e estimulando o desenvolvimento da coordenação.

A arquiteta não aconselha o uso de temas para o quarto dos filhos: "O gasto investido com esse projeto se perderá rapidamente, além de não oferecer um bom reaproveitamento".

Na próxima página, saiba mais sobre funcionalidade para o quarto das crianças.

Funcionalidade e adaptação

A funcionalidade do quarto é outro fator interessante para ser explorado, segundo as arquitetas Adriana Valle e Patrícia Carvalho. A altura do mobiliário deve ser definida de acordo com o tamanho da criança, de preferência com capacidade para ser adaptada ao seu crescimento. "Não adianta você colocar uma estante com prateleiras super altas, onde a criança depende de alguém para pegar alguma coisa para brincar", alerta Adriana.

Outro item que não falta nos projetos das arquitetas é o colchão embaixo da cama. Isso facilita para os pais quando os amigos dos filhos chegam para passar a noite. Bases neutras, tecidos baratos e algumas almofadas ajudam a completar o ambiente. O uso do quadro negro e de revisteiros espalhados pelo quarto são ideias que agradam pais e filhos. Esses objetos, além de itens de decoração, incentivam a cultura e brincam com o lado lúdico dos pequenos.

Confira também diferentes estilos para quarto de casal.

Tags:

Comentários


  • 10 de outubro de 2011 às 00:00
    Cores muito fortes em quarto de bebê, deixa a criança agitada e inquieta. Eu as cores suaves além de serem bonitas, refletem paz..harmonia.
  • 10 de outubro de 2011 às 00:00
    Ola Maria Aparecida, aqui em SP temos lojas como Armarinhos fernandes, ou procure no Mercado livre la acho que encontra
  • 10 de outubro de 2011 às 00:00
    gostaria de saber onde encontrar este tapete em forma de quebra-cabeça e este adesivo de lápis,tenho uma escolinha e gostaria de montar uma brinquedoteca.
    Aparecida - Rio de Janeiro
  • 11 de outubro de 2011 às 00:00
    Gostaria de saber aonde posso encontrar o tapete de quebra-cabeça. Obrigada !!
  • 11 de outubro de 2011 às 00:00
    Onde encontro esse jogo de cama, almofadas e as gravuras de esportes?
  • 13 de outubro de 2011 às 00:00
    Muito bom!

    Acho que atualmente a decoração e a arquitetura devem olhar para o futuro, na transição. A decoração acompanhando o crescimento dos filhos, uma economia de tempo e dinheiro sem deixar o bom gosto de lado.

    Parabéns pela matéria!
  • 24 de novembro de 2011 às 00:00
    gostaria de saber qual uma cor q possa mistura com rosa pois preciso decora o quarto da minha filha ele e todo rosa. E qual uma decoraçao q nao seja muito caro. obrigado
  • 22 de abril de 2012 às 00:00
    Gostaria de saber onde encontro o tapete de quebra cabeça e o revisteiro de chão.Obg.
Ir para o topo