Decore sua casa com papel de parede

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Jeito criativo de decorar

Sabe aquela vontade que temos às vezes de mudar a nossa casa? Diversificar, dar uma cara nova? É mais fácil do que parece! A primeira coisa que vem à mente é pintar as paredes, mudar as cores. É uma opção, porém existe outra: o papel de parede. Pode parecer um pouco antiquado, com jeito de casa da vovó, mas a verdade é que o papel de parede tem sido um revestimento escolhido por diversos arquitetos para compor os ambientes.

Cada vez mais tecnológicos e diversificados, o papel de parede vem ganhando espaço nos projetos. Hoje as opções são inúmeras: papéis laváveis, conhecidos como papéis vinílicos, lisos, texturados, com grafismos e desenhos das mais diversas formas. Alguns imitam materiais, outros podem ser feitos de palha e até mesmo madrepérola ou fio de ouro.

papéis de parede com desenho

Há catálogos com desenhos assinados por designers de grandes marcas como a Ralph Loren, até papéis de parede feitos para serem pintados com tinta acrílica, dando à parede uma textura na cor que o cliente preferir. E, acreditem ou não, até os papéis da "casa da vovó" vem ganhando espaço remetendo aos ambientes um ar retrô.

Essa grande gama de opções também é percebida nos preços dos papéis que vão desde R$130,00 até R$4.000,00 o rolo. Essa diferença é resultado de uma somatória de motivos: muitos são importados, o material de fabricação é diferente e as coleções são variadas.

Dicas para não errar

O primeiro passo para escolher o papel de parede ideal é encontrar a parede correta. Se quiser usar um papel muito desenhado e de cores fortes, o melhor é colocar em um só local de destaque ou usar em cômodos pouco visitados como o lavabo, assim é possível ousar sem erro.

Nos quartos, opte por papéis com cores neutras e desenhos de "tom sobre tom", criando um espaço acolhedor. Já para o quarto de criança, vale a pena abusar dos desenhos e temas infanto-juvenis.

Para que a quantidade de rolo seja calculada pelo vendedor, o cliente precisa saber o tamanho da parede e principalmente o pé direito. Em média, um rolo dá para cobrir de 1,5 a 2 metros lineares, dependo do padrão de desenho e comprimento do rolo. A colocação também não tem segredo, os papéis são colados, não possuem cheiro e o processo de colocação é rápido.

Em São Paulo existem algumas lojas especializadas com diversas opções de modelos e preço, como a Bucalo, Paper.com e Celina Dias, em algumas lojas é possível encontrar modelos à pronta entrega. Outra opção é o site www.wallpaperfromthe70s.com, com papéis de diversos temas. Os pedidos são feitos via internet e é preciso pagar uma taxa de entrega dos produtos que, mesmo sendo importado, têm um valor atrativo.

Gastando um valor baixo ou elevado, o efeito é sempre satisfatório e sua casa ficará mais estilosa do que nunca. Outra opção descolada para dar cor a sua casa são os adesivos de parede.

Tags:

Comentários


  • 28 de fevereiro de 2011 às 00:00
    Muito esclarecedora essa coluna... E ilustra, claramente, a nova tendência da decoração sem ranço, mitos e preconceitos... trouxe uma forma elegante e versátil de mudar a casa.
  • 28 de fevereiro de 2011 às 00:00
    Muito boa essa reportagem...ajuda muito ver o ponto de vista de outros arquitetos/ decoradores. Agradeço a dica e espero que você escreva mais artigos.
  • 6 de março de 2011 às 00:00
    Adorei as dicas!! uma opção fácil e prática para dar uma repaginada!!!
  • 15 de março de 2011 às 00:00
    Excelente matéria. Estou para fazer uma reforma e gostaria de saber se posso colocar papel de parede sobre.
    Obrigada
  • 15 de março de 2011 às 00:00
    Achei muito interessante, é uma maneira econômica e linda de transformar a decoração da casa. Gostei muitoooooooo.
  • 15 de março de 2011 às 00:00
    Gostaria de saber onde encontra papel de parede em brasilia.
  • 15 de março de 2011 às 00:00
    Onde encontarar esse papel de parede com tema moda.Depois de lê a materia tive uma ideia legal . abraçaao
  • 15 de março de 2011 às 00:00
    Gostei muito dessa reportagem, gostaria de saber se é recomendável colocar papél de parede na cozinha, se possível sobre os azulejos.
  • 15 de março de 2011 às 00:00
    BOM DIA.
    GOSTEI DA MATÉRIA, GOSTARIA DE SABER QUAL A EMPRESA EM QUE POSSO COMPRAR PAPEL DE PAREDE PARA REVENDA.TENHO UMA LOJA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO.
  • 15 de março de 2011 às 00:00
    Achei a material muito boa.
    Pretendo montar um "plano B" p/ compor minhas finanças e acredito que a venda e a colocação de papel de parede poderão me ajudar nisso.
    Gostaria de saber quais são os fabricantes desses produtos e se os mesmos ministram algum tipo de curso p/ colocadores/instaladores.
    Um abraço a todos,
    Pedro
  • 15 de março de 2011 às 00:00
    Quais seriam os fornedores de papel aqui no brasil ?
  • 15 de março de 2011 às 00:00

    favor gostaria saber de lojas para comprar papel em sao paulo
  • 15 de março de 2011 às 00:00
    Adorei a matéria. A idéia é genial, mas queria saber se posso colocar papel de parede sobre azulejos ou sobre paredes de madeira.
  • 15 de março de 2011 às 00:00
    Adorei a matéria!! Boa demais!!
  • 15 de março de 2011 às 00:00
    AMEI esse papel de parede com motivos de Londres, NY e Paris. Gostaria de saber onde encontrá-lo. Informações?
  • 25 de maio de 2011 às 00:00
    gostaria de saber onde comprar este papel de parede em recife:
  • 3 de junho de 2011 às 00:00
    onde encontro papel de parede para toda a casa?Adorei esses tema e outros a serem encontrados.fico esperando sua dica,e espero que você escreva+.
  • 4 de agosto de 2011 às 00:00
    Amei....
    Gostaria de saber de onde eu compro papel de parede ou algum site.
  • 17 de outubro de 2011 às 00:00
    Adorei a materia sobre papel de parede, gostaria de saber cnde comprar em São Paulo
  • 23 de março de 2012 às 00:00
    vI ALGUMAS REPORTAGENS DE PAPEL DE PAREDE NA COZINHA. GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM ESPECÍFICO - QUE RESISTE A LIMPESA COM AGUA E SABÃO - POR EXEMPLO.
    GOSTARIA NA VERDADE, DE MAIS ESCLARECIMENTOS POIS ACHEI BEM INTERESSANTE E COMO ESTOU ME PREPARANDO PARA REFORMAR A MINHA COZINHA - GOSTARIA DE SABER DE OPÇÕES MAIS ECONOMICAS.

    GRATA
  • 29 de março de 2013 às 00:00
    amei as dicas...gostaria de saber s aqui,em João Pessoa(Paraíba) vcs indicam lojas c várias sugestões d papel d parede
  • 25 de abril de 2013 às 00:00
    adoreeei essa resportagem...gostei muito do papel de parede de Paris e NY! Sabe onde posso encontra-lo?
Ir para o topo