Dicas de decoração para casas de veraneio

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Cores e adereços transformam o ambiente

Para fugir do estresse e da correria do dia a dia, cada vez mais as pessoas investem em casas de praia ou de campo, transformando-as em verdadeiros refúgios, cheios de personalidade e conforto. Mas para não errar e transformar o local num grande motivo de dor de cabeça é preciso estar atento aos materiais e as especificidades de cada ambiente, entre outros detalhes que esse tipo de imóvel requer.

O primeiro passo é reconhecer quais são as necessidades de cada família ou da pessoa que vai ocupar a casa. Alguns detalhes importantes devem ser conferidos, como por exemplo, se o casal tem filhos e com que frequência a residência será usada. Todos os anseios devem ser colocados no papel.

Além disso, outro ponto imprescindível são as visitas. Qual é o perfil das pessoas que se pretende receber na casa de praia ou de campo? São casais, crianças, idosos? É bom lembrar que a casa deve estar pronta ou ter fácil adaptação para receber bem, sempre.

Confira na próxima página dicas para a decoração da casa de praia.

Casa de praia

Nas casas de praia abuse de motivos de conchas, animais marinhos, barcos e coqueiros.

Para este local é bom evitar objetos e móveis de ferro, já que a maresia não tira férias e causa corrosão rapidamente. Outro inimigo das residências de veraneio é o mofo, por isso, muitas delas têm suas paredes e o forro lavados com cloro.

Nas cores, abuse dos tons de azul mesclados com cores claras. Por causa do calor, usar cores muito fortes e vibrantes exige manutenção mais frequente, já que tendem a desbotar.

Se houver uma área de piscina, use almofadões coloridos, que além de muito confortáveis, dão um toque de descontração e alegria para o ambiente. Ideal para quem quer relaxar, as redes, itens quase obrigatórios nas casas do Nordeste do Brasil, são a cara do verão e, como podem ter diversos estilos e cores, permitem combinações inusitadas e criativas.

O projeto da arquiteta Daniela Barranco Omairi optou pelo uso dos móveis e objetos em fibra, o que evita os problemas de corrosão do ferro. Almofadões foram usados tanto no sofá quanto no chão, tornando o ambiente mais aconchegante. A vista privilegiada foi garantida pelas grandes portas em vidro, que dividem a varanda gourmet da área interna.

Na próxima página confira dicas para decorar a casa de campo.

Casa de Campo

Nas casas de campo, aposte em flores, cavalos e vegetações. No inverno, este tipo de residência também pode ganhar toques especiais, conferindo ainda mais aconchego usando capas de almofadas com cores e texturas que transmitem uma sensação térmica. Tons mais quentes, como vermelho e marrom, ajudam a aquecer os ambientes. Listras e xadrez também são boas opções de estampas.

Outro ponto que pode ser bem explorado são as cortinas. Não escolha um tecido muito pesado, pois a transparência, mesmo em casas de campo, é importante para dar luminosidade ao ambiente. Se os móveis e a decoração forem neutros, mescle panos coloridos, que podem ser trocados sempre que houver necessidade.

Quanto aos materiais, a aposta são os ecológicos como o bambu, madeira certificada, além de vidro, cerâmicas e porcelanatos. Porém, é bom estar atento, já que não existe fórmula certa e o clima do local é o que define qual o melhor material para cada caso.

No verão, invista no jardim Mesas, cadeiras e espreguiçadeiras ganham espaço em áreas abertas. Além disso, este cenário permite brincadeiras de contraste, que mesclam o rústico e o moderno. Se a casa for cercada de verde, há a possibilidade de usar vidros, que permitem uma interação com o ambiente e dão toque de sofisticação.

Veja agora casas de veraneio com decoração sofisticada.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo