Dicas para decorar sua casa sem exageros

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Tenha um ambiente agradável o ano todo

Para organizar e decorar sua casa sem exageros, você precisa de planejamento para aproveitar melhor o seu tempo e a qualidade do seu espaço. Aqui vão algumas dicas para sua decoração não virar um desastre e você ter um ambiente agradável o ano todo.

Escolhendo as cores das paredes

As escolhas da cor e da textura das paredes são o primeiro passo para definir seu ambiente. Geralmente, nesse momento, ocorre um grande impasse, pois a cada mês as tendências de cores mudam e é preciso ficar atento para ter uma decoração bonita.

Que cor escolher? Qual textura? Tinta ou papel de parede? A dica é simples. Para tintas são indicados tons suaves, tons pastéis, ou até mesmo o tradicional branco. Cuidado com cores muito vibrantes, pois elas tendem a intimidar. Para papéis de parede, faça aplicação em blocos e não na parede toda. Isso evita excesso de informação visual, que dá a sensação de que o espaço é menor do que realmente é. Aproveite e delimite ambientes conforme a textura da parede para começar a sua obra de arte. Use o espaço como se fosse sua tela, onde os detalhes nos móveis e objetos utilizados fazem parte da sua minuciosa aquarela.

Móveis

A escolha dos móveis tem grande importância, pois definem qual será o estilo a ser seguido na sua decoração. A opção deve ser por modelos funcionais, fugindo das estampas muito coloridas, pois um sofá florido com cores muito chamativas tende a enjoar-nos com o passar do tempo. Escolha tons que combinem entre si, como amadeirados, que trazem a sensação de aconchego. Tons claros trazem suavidade e elegância, enquanto tons escuros remetem à sobriedade. Para destacar um ambiente use cores quentes, mas não em todos os móveis. Se os móveis possuírem cores neutras, as almofadas, os tapetes e luminárias darão o toque necessário para que a decoração possa acompanhar tendências das estações.

Móveis muito pequenos podem passar sensação de entulho e excesso de informação. Sempre escolha seu móvel com tecido de fácil limpeza para que no decorrer do tempo ele não fique encardido ou mude seu tom pelo desgaste. Prefira móveis com linhas suaves ou retas, sempre intercalando para que o ambiente não se torne muito pesado.

Disposição dos móveis

Regras básicas de feng shui e composições geométricas não falham, por exemplo, a cabeceira da cama não deve ficar embaixo da janela e, se possível, os pés devem ficar voltados para a porta. Caso possua poltrona, ela deverá ficar levemente virada de canto, sempre num ângulo de 45° para que não haja erros. Na sala sempre componha em ângulos exatos, como 45°, 90° e 180°. Crie um foco central no espaço e defina ali qual será o ponto de partida na disposição do ambiente. Caso as paredes possuam textura, elas delimitarão ambientes, como uma sala de estar e jantar, criando uma divisória imaginaria através da alteração de suas cores em blocos. Para muitos porta-retratos, a recomendação é aproveitar o espaço de uma lareira, um aparador ou até mesmo uma mesinha de canto para que possam receber sua devida atenção, sem tirar o foco do ambiente nem causar a sensação de bagunça. No caso de bibelôs, opte por guarda-los em espaços fechados com vidros para que não haja acumulo de pó e para conservá-los por mais tempo.

Para descontrair o ambiente uma boa opção é dispor nichos ou prateleiras com um leve toque pessoal, como livros, CDs, um ou outro porta-retrato ou estatuetas medianas, sempre dispondo em equilíbrio com as demais peças do ambiente.

Decorar sua casa com essas dicas vai deixá-la mais clássica, com uma decoração limpa e suave, facilitando na organização do dia a dia e agradável durante o ano todo.

Conheça truques de decoração que ampliam a percepção do espaço.

Tags:

Comentários


  • 2 de dezembro de 2011 às 00:00
    Adorei....... O artigo pois eu como leiga entendi perfeitamente como decorar minha casa sem exageros, muito bem explicado... Muito bom mesmo espero sempre ver artigos assim.
  • 18 de janeiro de 2012 às 00:00
    Olá... estava lendo sobre decorações e decidi pedir ajuda.
    Estou grávida de uma menina, e estou num impasse sobre como montar o quarto .. pois tenho um filho de 11 anos q dividirá o quarto... os móveis são tabaco/maple...
    Tenho dúvidas sobre o berço... cor, posso optar pelo branco ? Como deixar um quarto agradável para os dois filhos ?

Ir para o topo