Dicas para escolher o armário embutido ou planejado

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

O que considerar ao optar pelo tipo de portas, gavetas e pelos tamanhos

Encomendar armários sob medida para os quartos e demais locais da casa, como área de serviço e cozinha, é uma boa solução para quem precisa aproveitar ao máximo o espaço de cada ambiente e para aqueles gostam de mobiliário personalizado.

Dimensionar e quantificar as divisões internas do armário embutido ou planejado é a tarefa principal no projeto do móvel. O primeiro passo para quem vai adquirir este tipo de armário é verificar a atenção que a empresa escolhida dá para esta etapa. Maristela Casartelli Ortolani, designer de interiores da Linea Mobili, loja de móveis planejados, explica que o usual é aplicar um questionário detalhado na tentativa de descobrir os tipos e quantidades de roupas e acessórios que o cliente tem em casa.

Independente do espaço onde será instalado, todo armário precisa seguir uma medida padrão de no mínimo 60 cm de profundidade, que é o tamanho necessário para acomodar cabides com ternos robustos, peças que costumam ser as mais largas do guarda-roupa. Maristela explica que quem optar por armários embutidos ou planejados com portas de correr vai precisar de mais espaço, pois estes modelos devem ter no mínimo 65 cm de profundidade para acomodar corretamente os trilhos da porta.

Na próxima página entenda mais sobre armários embutidos e acabamentos possíveis.

Nem todo planejado é embutido

O MDF é um dos materiais mais comuns na fabricação das estruturas dos armários planejados, no revestimento e divisórias internas dos embutidos. O compensado também é outra matéria-prima muito usada. Quando revestida com lâminas de madeira tem maior custo do que o MDF branco, por exemplo, que é um produto sintético feito a partir de fibra de madeira. O acabamento e revestimento dos armários também podem ser feitos em laca.

De acordo com a decoradora Izabel Souki, diretora do escritório Izabel Souki Engenharia e Projetos, de Belo Horizonte, Minas Gerais, como é uma tinta, a vantagem da laca é permitir que o armário seja finalizado com cores variadas. No entanto, como é menos resistente do que as lâminas e laminados de madeira, a recomendação da decoradora é usá-la em armários de menor utilização, como os da sala, por exemplo.

Para Izabel, os armários embutidos oferecem melhor resultado estético aos ambientes, já que as laterais não ficam visíveis. A alvenaria ainda é a opção mais barata e tradicional para a estrutura externa, chamada de nicho, mas também é possível fazer a caixa do armário embutido usando drywall ou painéis de madeira.

Drywall são placas produzidas industrialmente de gesso e revestidas de papel-cartão usadas para construir paredes. Como são finas, no mínimo sete centímetros de espessura, permitem projetar armários com mais espaço interno do que um com nicho de alvenaria com a mesma metragem. Izabel ressalta que os painéis de madeira são o tipo de material que demanda mais trabalho do projetista para alcançar o resultado esperado em um embutido. Também é a escolha com maior custo entre as três opções.

A seguir, veja dicas para escolher a abertura das portas e a corrediça das gavetas.

Portas, gavetas e compartimentos internos

Não há regras para determinar como deve ser a divisão interna e o modelo de porta dos armários embutidos e planejados. Maristela e Izabel ressaltam que tudo vai depender do perfil do guarda-roupa do cliente. No caso de armários para mulheres, é importante verificar se o cabideiro tem altura suficiente para acomodar vestidos longos.

Izabel indica que quando o cabideiro for longo, o ideal é que ele seja feito de alumínio, assim evita-se que com o passar do tempo a peça ceda ao peso dos cabides e fique curva, efeito conhecido como flambar ou criar barriga. No caso das portas, além de demandar cerca de cinco centímetros a mais de profundidade para a instalação dos trilhos, uma porta de correr costuma ser equivalente a duas de abrir, o que possibilita a instalação de espelhos maiores, por exemplo, quando a opção de acabamento for esta. Esteticamente, Maristela afirma que as portas de abrir propiciam maior sensação de unidade, já que as de correr ficam em trilhos diferentes, por isso apresentam desníveis de profundidade.

Na hora de determinar o tamanho das gavetas, pode-se optar por peças com alturas diferentes. "As rasas podem acomodar roupas íntimas e as mais profundas roupas fofas como moletons", comenta Maristela. Os consumidores também podem escolher por três tipos de corrediças.

As metálicas são as mais comuns e baratas do mercado, mas são o modelo que causa mais ruído e não permite a abertura completa da gaveta. As corrediças com amortecimento são as mais caras. Seu diferencial, segundo Maristela, é o conforto, já que evitam ruídos quando a gaveta é aberta ou fechada. O tipo intermediário são as corrediças telescópicas. Elas causam menos ruídos do que as metálicas e permitem que a gaveta seja aberta completamente.

Leia também sobre como escolher o tipo correto de colchão.

Tags:

Comentários


  • 28 de abril de 2012 às 00:00
    Olha... O melhor tamanho de armário, sob medida, é o GRANDE. Assim, cabe tudo e pronto. Esse negócio de ficar regulando tamanho de armário não dá. Grande abraço!
  • 30 de abril de 2012 às 00:00
    Bom dia
    Adorei o e-mail de vocês.
    Um abraço,
    Ana Glaura Melo Miranda.
  • 14 de julho de 2012 às 00:00
    gostaria de receber algumas dica de como fazer um guarda roupa embutido c/ uma cama box embutida o quarto mede 4.40x4.40 c/ porta de correr okei obrigado.
  • 22 de julho de 2012 às 00:00
    Olha trabalho no ramo a varios anos, é como a Bierende disse o melhor é vçe ter
    espaço de sobra para planejar seu armário, esse negócio de ter que ficar calculan-
    centtimentros enche o saco, mas qdo não tem jeito fazer o quê tem que planejar
    tudo .
    um abraço
  • 1 de setembro de 2012 às 00:00
    Adorei as dicas, mas estou ainda com muitas duvidas referente ao armario que necessito fazer em meu quarto, o tamanho da parede que tenho é de 4 mt x 2,80, gostaria de receber sugestões e orçamentos variados de acordo com o material usado.
  • 2 de novembro de 2012 às 00:00
    gostaria de uma dica para a cabiceira da cama box, meu quarto é pequeno e gostaria de usar a parede da cabiceira para fazer prateleiras para guardar meus livros e materiais que uso no trabalho (sou psicologa) e a lateral da cama seria uma continuaçao da cabiceira com um vao para usar a cadeira e poder trabalhar e fazer relatorios.
  • 21 de novembro de 2012 às 00:00
    Gostaria de receber sugestões para armario de embutir, pode ser em compensado, mdf ou madera de lei o tamanho do mesmo é:
    2,74cm alt,; 2,07cm frente/larg.; e 1,10cm fundo, paredes ao redor em alvenaria
    grato

  • 21 de novembro de 2012 às 00:00
    Poderiam me ajudar fazer um guarda roupa de alvenaria?
    Onde poderia encontrar portas de correr? Qual o melhor tipo?
    E preciso forrar por dentro? As divisórias, onde encontrar.
    Obg pela atenção
  • 21 de dezembro de 2012 às 00:00
    Preciso de um armário embutido com portas e prateleiras para colocar roupas de cama, banhos, praia e outros que são uilizadops de vez em quendo.Tenho um corredor de 1.50 m de largura e uns 2.50 m altura, que gostaria de utilizar para esse armário.
    Aguardo sugestão
  • 2 de fevereiro de 2013 às 00:00
    tenho um espaço para fazer guarda roupas, 4 mts largura e 2,70 mt de altura, preciso de ajuda referente as divisões, para casal, preciso gavetas pequenas,grandes, sapateiro, espaço para cabides camisas e cabide para calças, quero banir a cômoda eos criadinhos , grata ok
  • 26 de fevereiro de 2013 às 00:00
    Gostaria de uma idéia para fazer um guarda roupa embutido com medidas, (alt 2,90 e largura 2,16 e prof 0,60 )para o quarto de uma menina. Sera q vou ter q rebaixar o teto????...queria porta inteira ....
    Desde ja agradeço !!!!!!
    Giselhy
  • 26 de fevereiro de 2013 às 00:00
    Gostaria de uma idéia para fazer um guarda roupa embutido com medidas, (alt 2,90 e largura 2,16 e prof 0,60 )para o quarto de uma menina. Sera q vou ter q rebaixar o teto????...queria porta inteira ....
    Desde ja agradeço !!!!!!
    Giselhy
  • 3 de abril de 2013 às 00:00
    olá gostaria de idéias para um guarda roupa, de altura 2,55 e largura de 2,60,
    com maleiro em cima, qual melhor 8 portas com 32 +ou-, ou 7 portas, obrigado
    aguardo
  • 3 de maio de 2013 às 00:00
    se eu colocar duas portas de correr com espelho (40cm cada lâmina) em uma sapateira que tem 40cm de projundidade e 180cm de altura fica muito dificil o manuseio dos calçados??? perciso saber urgente!!! Obrigada
  • 30 de maio de 2013 às 00:00
    3m de largura 286 de altura dividindo 2potra de70 de cada lado com cama embutido
  • 27 de junho de 2013 às 00:00
    gostaria que me ajudasse, nessecito de fazer um armário embutido para minha filha, a metragem que tenho é de 2,80 de altura x 2,00 de largura x 0,60 de profundidade,, queria uma idea de modelos internos com gavetas e prateleiras e também as espessuras das madeiras do caixote do armário, obrigado.
  • 6 de julho de 2013 às 00:00
    Olá,

    Por favor gostei muito desse armario da foto, onde poderia encontrar?
    grata
  • 7 de janeiro de 2014 às 00:00
    bom dia! Poderia me ajudar ?
    Tenho um espaço de 2,55 de comprimento por 2,80 de altura , quero montar um guarda-roupa sendo com porta de correr nesse espaço ,mais não sei as medida que possa ser bom para uma divida dentro, poderia me auxiliar!
    obrigado pela atenção!
Ir para o topo