Dicas para montar um cinema em casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Saiba como preparar o ambiente e em quais equipamentos investir

Montar um cinema em casa vai além de distribuir caixas de som no ambiente, comprar um sofá confortável e apagar as luzes. Se você pretende investir em um ambiente desse tipo em sua residência, comece escolhendo o espaço adequado e criando as condições de iluminação e acústica ideais.

Fábio Tucci, da FT Audio Video Design, que atua na montagem de projetos de cinema em casa, recomenda que a sala escolhida para receber o cinema particular esteja distante de ambientes como a cozinha, por exemplo. "O ideal é que o espaço seja isolado de ambientes barulhentos da casa, como a cozinha, e que não fique no caminho da passagem de outras pessoas da residência", afirma o consultor.

Também é preciso pensar no tamanho do ambiente, pois isso influencia diretamente no tamanho da tela. "O indicado é que o ambiente tenha entre 20 e 30 metros quadrados, desta forma pode-se obter uma projeção de imagens entre 92 e 106 polegadas. Se for uma TV de até 65 polegadas, o espaço pode ser um pouco menor, entre 15 e 20 metros quadrados", aconselha Fábio Tucci. Veja qual a distância correta entre o sofá e a TV.

Se você está construindo e o projeto da casa já prevê este tipo de ambiente, existem algumas opções estruturais e de revestimento para tornar o espaço mais funcional. Celso Byron, diretor de marketing da HTCenter, empresa do ramo de projetos para cinema em casa, explica que construir as paredes com tijolos baianos é a melhor opção para o aprimoramento acústico, enquanto para o chão os pisos de madeira e carpetes são os revestimentos mais indicados.

A arquiteta Sandra Picciotto ressalta também que é preciso evitar janelas grandes e muito vidro no ambiente tanto pelo controle da iluminação quanto pela acústica. Sandra explica que para vedar a entrada de luz é possível usar as cortinas do tipo black out, mas elas e os vidros não dão resultados no controle acústico. "O revestimento da parede não pode ser liso e para as cortinas, quanto mais textura nos tecidos melhor. O chão precisa de tapetes e o melhor é optar pelos mais fofos, que vão absorver o som com mais eficiência", menciona a arquiteta.

Na próxima página conheça as opções de tela e equipamentos básicos.

Escolha a tela

Escolher entre tela de projeção ou televisão é uma das primeiras decisões que o morador precisa tomar, na opinião de Celso Byron. "A primeira coisa é escolher entre o tipo de imagem. Se a opção for pelo projetor é preciso se preocupar muito mais com a iluminação na construção do projeto, porém, quando o espaço vai abrigar uma televisão, ela não exigirá tanta preocupação com este item", observa.

Para Fábio Tucci, o verdadeiro cinema doméstico é conseguido somente com a utilização da dupla projetor e tela de projeção. "No mercado existem telas de projeção fixas, motorizadas e de vidro. Cada projeto requer uma solução específica e o uso correto de cada modelo deverá ser estudado com cuidado no projeto a ser elaborado por uma empresa especializada no ramo", afirma. Ele também destaca que tanto no caso do projetor quanto da TV, a tela deve ter resolução de 1080p para reproduzir o sinal HD dos discos blu-ray.

Outro item que vai exigir a consultoria de uma empresa ou profissional especializado é a escolha e dimensionamento das caixas de som no ambiente, que é mais complexo ainda em espaços grandes.

O número de caixas de som pode variar de acordo com a configuração e com o tamanho da sala, mas, de acordo com os especialistas é preciso um mínimo de cinco caixas mais um subwoofer para a reprodução da trilha de áudio digital HD. "O correto dimensionamento da potência, bem como o tamanho das caixas acústicas que serão utilizadas é que vai determinar a qualidade final do sistema, sendo que as caixas acústicas deverão fornecer a pressão sonora necessária para se 'encher' a sala com qualidade", argumenta Fábio.

Celso Byron comenta que o posicionamento delas no ambiente também vai depender das escolhas estéticas do morador e do arquiteto. "Esteticamente elas podem ser no formato de torres, ficarem embutidas nas paredes ou nos móveis, visíveis ou escondidas", enumera.

A seguir, saiba quais são os demais equipamentos necessários para montar um cinema em casa.

Equipamentos necessários

"O 'coração' de um sistema de cinema em casa é o receiver, central de áudio e vídeo responsável por receber as conexões de todos os equipamentos, ou seja, projetor ou TV, blu-ray, decoder de TV a cabo, Ipod, cd player etc. Nele também são conectadas as caixas acústicas e o subwoofer", explica Fábio Tucci.

Fábio também indica que os projetos de cinema em casa feitos atualmente precisam prever a capacidade de processamento de imagens em 3D. Além disso, ele explica que as imagens das TVs a cabo e dos filmes em blu-ray são transportadas através de cabos digitais HDMI. "O ideal é que todo o sistema tenha a capacidade de reproduzir esse tipo de sinal", observa.

Celso Byron ressalta que outro item importante a ser previsto no projeto do cinema é o cabeamento dos fios e a automação do controle de todos os equipamentos da sala. "Persianas motorizadas, ar condicionado, home theater, som ambiente e iluminação podem facilmente serem comandados através de tablets e smartphones com um custo bem menor e acessível", argumenta Fábio Tucci.

Entenda os desafios da TV 3D.

Tags:

Comentários


  • 25 de maio de 2012 às 00:00
    Esqueci de escrever, nao volto mais a este site, primeira vez e primeira impressão muito ruim.... by by
  • 25 de maio de 2012 às 00:00
    Concordo plenamente com os comentários anteriores. Na verdade a matéria é uma maneira subliminar, quando não materia paga visando aumentar a procurar pelos ditos especialistas. Com certeza não resolve nada. Como eles imaginam que só um público de maior renda vai poder montar uma sala dessas..... Mas poderiam ter dado algunhas informações verdadeiramente úteis e que pudesse ter ajudado a quem vai montar algo parecido e nao vai procurar os pagadores do autor da "matéria"....
  • 25 de maio de 2012 às 00:00
    Olá, Letícia e Fábio,

    Inserimos no texto o link de uma reportagem que fala sobre como dimensionar a distância correta entre o sofá e a TV. Agradecemos as observações.

    Beijocas estaladas

    Bebel Ferreira
  • 25 de maio de 2012 às 00:00
    Concordo com a Letícia.

    Tudo se resume a concultar um especialista.

    No fim das contas boa parte das decisões dependem de alguns dimensionamentos para os quais não se requer grande preparo, apenas informação que poderia ser dada na matéria.
  • 25 de maio de 2012 às 00:00
    Que me desculpe a jornalista que escreveu essa matéria, mas ela está muito ruim!
    Poderia ser mais explicativa, falando sobre a relação da distância do sofá com o tamanho da tela, sobre como a potência e qualidade do som influenciam no resultado final... São infos simples de explicar e que têm uma enorme diferença no bolso.

    Enfim, quem queria dicas para montar um cinema em casa vai continuar querendo!
  • 17 de junho de 2012 às 00:00
    SALA DE TV
  • 19 de junho de 2012 às 00:00
    Agradeço as observações, que precisar de consultoria para montar um home theater, a parte de som ambiente ou automação via iPad/Iphone pode entrar em contato comigo ok?
  • 30 de novembro de 2012 às 00:00
    Boa noite,preciso de uma sala de tv com acustica,tenho espaço de 20m²,uma janela de 120x120,home-teather,um projetor,a tv de 36 polegadas,do que mais preciso para equipar a sala?Será o suficiente revestir a sala de madeira tanto das paredes quanto o teto.Funciona colocar isopor,por favor me ajude.
  • 18 de dezembro de 2012 às 00:00
    Boa tarde sou reginaldo to querendo fazer um cinema em casa mim e tambem locar o local para filmes tenho o local no tamanho de 50 mtrs quadrados qual tamanho da tela que vai ser melhor tenho esperiência em construção civil
Ir para o topo