Escada de enrocamento

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Conheça a escada "natural"

Enrocamento é o maciço de pedras ou madeiras fincado no terreno destinado a proteger aterros ou estruturas dos efeitos da erosão. As pedras arrumadas, além de utilitárias, se tornam uma peça artística, decorativa no jardim.

Escada de enrocamento

A escada de enrocamento, funcional para o acesso, dependendo do tamanho e do desnível do terreno, pode evitar uma obra de engenharia. Você pode ousar ao utilizar toras, cascalho e pedras como a pirinópolis, portuguesa  e granito que além de bonitas têm durabilidade e conferem charme ao paisagismo.

Jardim de enrocamento

Os degraus não muito altos disfarçam a altura do terreno, já as árvores e a vegetação ao lado podem servir como um corrimão que confere segurança e uma sensação de pouco desnível entre o topo e a base do terreno. É interessante, também, deixar espaço semiplano, com pedras ou toras entre a grama para integrar melhor a casa com a área da escada e do jardim.

Caminho de madeiras e pedras

Investir em escadas de enrocamento não é apenas uma questão de estética e paisagismo. Segundo a engenheira agrônoma Rosalba Matta Machado,  para que as peças sejam colocadas corretamente é preciso  o auxílio de um especialissta para preparar o solo em etapas, compactação e nivelação do terreno com aplicação da farofa (uma mistura de areia e cimento).

Rosalba garante que as pedras e madeiras são muito mais do que enfeite. "As escadas e caminhos no jardim facilitam o acesso aos locais de contemplação, além de aliados das mulheres na hora de andar com salto, pois as peças de pedra e madeira impedem que o salto afunde no chão", analisa.

Escada de enrocamento

Para manter sua escada de enrocamento sempre bonita e segura, a engenheira Rosalba dá dicas: lave-a com as ferramentas adequadas, cuide da grama e não deixar formar limo. A sua propriedade pode ficar mais charmosa também com um jardim inspirado nas dunas.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo