Espaço gourmet inova na tecnologia

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Aconchego e interação com amigos e família em sua casa

Muito além de uma simples cozinha, o espaço gourmet tem conquistado cada vez mais adeptos, garantindo uma área inovadora e de interação com família e amigos. Privilegiado pela tecnologia, esse espaço tem sido visto com bons olhos por proprietários, arquitetos e designers de interiores,  principalmente pela função social e aconchegante. Conheça as características e novidades no segmento de decoração para espaço gourmet.

O que é um espaço gourmet?

O espaço gourmet é uma área reservada para o lazer gastronômico dentro de casa ou do apartamento. Quem conta com esse ambiente dentro de casa, muitas vezes acaba deixando de sair para aproveitar a companhia dos amigos e familiares. Ele é um novo conceito em arquitetura, sendo destinada também para o exercício da culinária e degustação de alimentos, propiciando a aproximação familiar.  Márcia Helena Guimarães, arquiteta, explica que os projetos novos abriram espaço para que os anfitriões que gostam de cozinhar estejam junto aos convidados durante o preparo dos alimentos. Carla Gil Heller, designer de interiores, acrescenta que a abertura do espaço permite que todos, convidados e anfitriões, participem do preparo das refeições.

Veja na próxima página as características do espaço gourmet.

Características do espaço gourmet

Integrar espaços, como a área da churrasqueira ou de varandas nos apartamentos, é uma das características principais do espaço gourmet. Ele é organizado como uma cozinha, podendo ser integrado à área de estar ou de refeição aberta, no estilo cozinha americana. Esses ambientes são equipados com fogão de estilo industrial e bancada, que permite que as pessoas se posicionem em volta, remetendo aos fogões de lenha característicos das cidades de interior. Equipamentos como churrasqueira e forno de pizza também podem fazer parte do espaço gourmet, bem como móveis que garantam a beleza e funcionalidade do ambiente.

Veja na página seguinte quais são os equipamentos indispensáveis e se há um tamanho mínimo para ter o espaço gourmet em casa.

Equipamentos e espaço

A lista de equipamentos para o espaço gourmet, segundo Márcia e Carla, não pode deixar de ter um forno elétrico, um forno micro-ondas, frigobar, fogão, geladeira, balcão frigorífico, freezer, uma coifa, de preferência com motor externo para um melhor conforto acústico, e demais acessórios a critério dos proprietários. Além desses equipamentos, o uso de sofás, mesas e cadeiras propiciam mais conforto aos anfitriões e convidados.

Carla explica que a preocupação inicial ao se montar o espaço gourmet é a funcionalidade do ambiente. Para isso deve ser levado em consideração a altura, distância e boa ergonomia da bancada.

Quanto ao espaço, Márcia Guimarães explica que não é preciso ter uma metragem mínima, pois um bom projeto de integração gourmet pode dar conta de criar espaço. Para quem pretende unir a área de refeições com a bancada, Carla sugere o espaço mínimo de 15 a 20m².

Conheça na próxima página as novidades do mercado para o espaço gourmet.

Novidades

As grandes novidades para os espaços gourmets ficam por conta das inovações presentes nas coifas. Márcia aponta que esse foi o item com mais inovações apresentado no Salão do Móvel de Milão, na Itália. Dentre as novidades que mais chamam atenção estão as coifas que ficam recolhidas dentro da bancada e têm potência para capturar a gordura e vapor produzidos durante o preparo dos alimentos.

Os revestimentos com pastilhas, pedras artificiais, ladrilhos hidráulicos, madeiras e madeiras de demolição estão roubando a cena no espaço gourmet, segundo Carla. As cores também estão em alta na decoração e a sugestão de Márcia é mesclar cores neutras e também cores quentes, criando um ambiente colorido e divertido. Além das paredes e dos utensílios de cozinha, os armários e os tampos de pia também podem ganhar uma cor especial e sair do padrão, mas é preciso cuidado ao dosar as cores para que não cause desconforto para as pessoas que estão no ambiente. Na dúvida, opte por tons claros e eletrodomésticos brancos ou de inox.

Continue lendo: Valorize seu espaço gourmet.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo