Espelhos ampliam espaços

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Saiba usá-los de forma sofisticada

Conhecidos pelo recurso de aumentar a profundidade dos ambientes, os espelhos possuem diversas características que podem valorizar seu espaço tornando-o requintado. Mas fique atento às dicas dos profissionais para usar a peça com cuidado sem cometer excessos. Na imagem acima, o living decorado por Jóia Bergamo recebeu o espelho ao lado da lareira, na parede lateral, que permite um aumento de profundidade e não reflete diretamente, de forma frontal, a imagem das pessoas que circulam no ambiente.

 Espelho atrás do sofá

O espelho no living acima, projetado por Priscilla e Daniella de Barros, foi colocado para emoldurar a parede e o próprio sofá. "Com o espelho na parede ganhamos profundidade sem comprometer a intimidade dos moradores", afirma a arquiteta Daniella de Barros. A profissional gosta de utilizar essas peças em seus projetos, mas acredita que cuidados devem ser tomados. "Procuro evitar o espelho frontal porque ele cansa a vista dos moradores". Outros Recursos podem ser utilizados para quebrar a incidência do reflexo, como apoiar objetos de decoração e iluminação, que dão resultados surpreendentes.

Na próxima página, veja mais ambientes com espelhos.

Espelhos na sala de jantar

Beleza e versatilidade motivaram a escolha do espelho veneziano para esta sala de jantar, decorada pela designer de interiores Sandra Montero. "O espelho na decoração é símbolo de vaidade, tem a função de ampliar pequenos ambientes e pode ajudar também a duplicar elementos bonitos na ambientação dos espaços", diz Montero.

 Espelho ao fundo da mesa de jantar

Para ganhar profundidade com sofisticação, a arquiteta Patrícia Duarte escolheu colocar o espelho ao fundo da mesa de jantar. O mobiliário em tons escuros e sóbrios evidenciou a utilização da peça.

Confira na próxima página, veja espelhos em quarto de solteiro e de casal.

Armários espelhados

Nesse dormitório, Marcelo Sesso e Débora Dalanezi utilizaram um armário com portas de correr e espelho para ampliar o ambiente e também auxiliar nas trocas de roupas. "Um armário também sempre é um elemento muito grande em um ambiente, o espelho ajuda a disfarçá-lo", afirma Dalanezi.

No canto da parede os profissionais colocaram um espelho com moldura. "Essa peça tem uma linguagem mais romântica e usamos para tornar o quarto mais o pessoal possível à moradora. Além disso, a adolescente precisava de um espelho na bancada para que a usasse de penteadeira", completa Débora

 Portas de armários espelhadas

Na suíte do casal, as arquitetas Daniella e Priscilla de Barros optaram por colocar as portas dos armários espelhadas para serem funcionais e práticas no dia a dia. "Para não cometer exageros no reflexo pode-se colocar espelhos em algumas portas ou uma frase adesivada para tornar o mobiliário mais divertido, dependendo da proposta do ambiente", afirma Daniella de Barros.

O espelho é um coringa que precisa ser muito bem pensado e usado estrategicamente. O excesso dele cria um ambiente "over" e muito cansativo. Além de sua utilidade direta (reflexo), ele pode deixar um ambiente mais sofisticado e amplo. Pode ser aplicado também para disfarçar um elemento no ambiente, por exemplo, um pilar, mas os profissionais pedem moderação. " Jamais use um espelho de frente para outro , pois podem causar um efeito de fundo infinito, o que é muito desagradável para quem ficar entre os dois espelhos. Use-o realmente onde ele fizer a diferença", completa Débora Dalanezi.

Veja projetos que criam espaço em apartamentos pequenos.

Tags:

Comentários


  • 24 de agosto de 2011 às 00:00
    Espelho é a opção mais "brega" que alguém possa utilizar em decoração.
    Além se ser a técnica mais utilizada por construtoras para vender cubículos.
  • 24 de agosto de 2011 às 00:00
    Valeu Henrique! aproveito pra postar um conteudo que há no site da TokStok sobre a poltrona.
    O preço, dependendo da cor, está entre 3 e 3,5mil mas, com certeza vale!
    A Poltrona e o Pufe Eames foram criados em 1956 por Charles e Ray Eames. Elegante e confortável, esse conjunto clássico do design é um ícone do século 20. Com desenho sofisticado e detalhado processo construtivo, desde que foi criado, nunca deixou de ser produzido e comercializado.
    O uso de chapas de madeira curva revolucionou as técnicas construtivas da época. Desenvolvidos especialmente para um público exigente, a poltrona em formato de concha, com o assento/encosto revestido em couro legítimo, juntamente com o pufe, compõe uma confortável espreguiçadeira.

    Abraço a todos, Doni
  • 24 de agosto de 2011 às 00:00
    Muuuito show esta matéria com espelhos. Além destes espelhos de vidro pode-se também fazer uma decoração com muito estilo e charme com Espelhos de Acrílico, tem uns lindos na My Happy Face.com.br
  • 24 de agosto de 2011 às 00:00
    Respondendo ao 1°

    VI ESSA POLTRONA NO SITE DA TOKSTOK.
  • 24 de agosto de 2011 às 00:00
    isso é pq uma sala com moveis de qualidade...
    vai colocar espelho em sala de pobre pra ver como fica!!!
    kkkkkk
  • 24 de agosto de 2011 às 00:00
    Muito boa a reportagem e lindo os living.
    Gostaria de informação sobre a poltrona de madeira com couro branco 1º foto. Onde comprar e qual o preço.
    Vi uma reportagem sobre a fabricação da mesma nos estados unidos, sei que ela é feita a mais de 50 anos e até hoje é do mesmo jeito, só que com mais tecnologia.
    Só não guardei o nome da poltrona.
    Abraço, Donizete.
  • 24 de agosto de 2011 às 00:00
    ...Muito bom.. esta de parabens..... curti msmo..
  • 24 de agosto de 2011 às 00:00
    Veja o sofá........lembra de algum???
  • 24 de agosto de 2011 às 00:00
    olha...
    Bjs
  • 27 de novembro de 2011 às 00:00
    Amei as dicas ...
  • 14 de abril de 2012 às 00:00
    Engraçado é que tem sempre um mal-humorado pra criticar com radicalismo o trabalho dos outros.

    Os ambientes estão mesmo muito bonitos. Parabéns!
  • 26 de setembro de 2012 às 00:00
    amei de muito bom gosto todos os ambientes maravilhosos linnnnnnnnnnnnnndo
  • 2 de dezembro de 2012 às 00:00
    .proveitosa as informações.Quero ter mais acesso.Sou de BH,estou mudando de
    casa e meu sonho é ter uma casa bem decorada,uma vez que não tenho tal habi-
    lidade,e muitas vezes parece impossivel ante os timidos recursos.
    Abraço
  • 27 de fevereiro de 2013 às 00:00
    Amei tudo,quando eu futuramente me casar que eu sei ,quero uma igual......Deus me ajude e meu futuro esposo tbm rsrsr...
Ir para o topo