Estilo vintage invade ambientes

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

A tendência é decorar com objetos antigos

Vintage vem do francês e refere-se aos vinhos produzidos em safras especiais, pois utilizam uvas colhidas em uma determinada época do ano, o que define um sabor excepcional a bebida. Com o tempo, o termo vintage foi parar na moda e na decoração e hoje é usado para designar peças e objetos de épocas antigas que são utilizadas novamente.

A CR2 Arquitetura, em parceria com a arquiteta Clara Reynaldo, recria um ambiente inteiro utilizando toques vintage. Clara comenta que a ideia foi modernizar a sala, que era escura e antiga. O resultado pode ser visto na imagem acima, um espaço aconchegante, amplo e atual, do jeito que proprietária havia pedido. O vintage ficou por conta das cadeiras com o ar retrô dos anos 60, que combinam com as janelas de cantos arredondados e trazem um toque diferente ao espaço.

 Pés estilo palito foram hit nos anos 60

O gaúcho José Matias Aramburú trocou o apartamento pequeno por um maior e decidiu misturar referências na nova decoração. Começou comprando uma poltrona anos 60, com os famosos pés palito, em uma loja de antiguidades do bairro Bixiga, em São Paulo. A foto ao lado mostra a poltrona já reformada com o estofado novo, fazendo par com o pufe que José Matias já possuía.

Veja na próxima página objetos para compor a sala de jantar.

Salas de jantar

A mesa de jantar acima, também do apartamento de José Matias, possui regulagem de tamanho e para diminuí-la é só retirar a parte central do tampo, unindo as duas extremidades. Esse móvel foi um "achado" que coube perfeitamente na sala de jantar do novo apartamento. A mesa ajuda a complementar a decoração, que conta com um bar (abaixo) bem no estilo vintage e hoje serve como armário.

bar e sala de jantar com cadeiras vintage

Já na sala de jantar (foto direita) desenvolvida para acomodar oito pessoas, também planejada por Clara Reynaldo, da CR2 Arquitetura, o vintage ficou por conta das cadeiras em madeira e palha indiana que contrastam com o ambiente clean onde o branco ganha destaque.

Clara cita a importância da escolha correta dos móveis e objetos utilizados na decoração de uma residência. "Os objetos são elementos fundamentais para dar esta integração aos ambientes e deixar o espaço mais harmônico", conclui a arquiteta.

Conheça também o estilo provençal e inspire-se na delicadeza dessa decoração.

Tags:

Comentários


  • 19 de agosto de 2012 às 00:00
    Boa noite, tenho um movel de Madeira antigo na minha sala que é moderna, este movel é um barzinho que fica em frente a mesa de jantar, minha sala é nos tons preto, branco e beje.
    Que cor posso laquear o barzinho para ficar moderno fazendo um estilo vintage?
    Obrigada
    Cristiane
  • 9 de setembro de 2012 às 00:00
    Olá Cristiane,

    O tom que pode ficar bem moderno pintar com laca amarela ou azul turquesa.
    Com certeza será uma peça de destaque.
Ir para o topo