Feng Shui no jardim

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Harmonize o seu jardim e tenha um refúgio dentro da sua própria casa.

Muitas pessoas preocupam-se em utilizar o feng shui para orientar a decoração da casa ou a montagem do jardim. O Feng shui trata de atrair e gerar Ch`i.(a energia vital do universo) que é responsável por atrair prosperidade, saúde e felicidade... (Há céticos que não acreditam, mas a ordem dos fatores podem as vezes, alterar o produto).

Muitas vezes ao vermos um jardim harmonioso, que consideramos agradável e bonito não percebemos que ele se mostra assim porque segue alguns preceitos do feng shui. Ou talvez uma harmonia estética e conhecedora de quem pensou o jardim. Alguns conceitos básicos podem ser aplicados para harmonizar seu jardim, conforme o escritor Richard Webster no livro Feng Shui Para o Jardim:

1- O jardim precisa ser convidativo às pessoas que entram na casa.

2- Colinas, casa próximas ou arvores nos fundos dão a sensação de proteção.

3- A rampa dos carros deve ser suave, fazendo uma leve curva e conduzindo gradativamente até a porta.

4- Essa rampa deve ser margeada por flores para criar Ch`i.

5- Sombras de prédios vizinhos podem parecer ameaçadoras e sombrear a área parte do dia (mas é inevitável nas grandes cidades).

6- Cores e fragrâncias devem ser harmônicas.

Em relação a casa:

1- A casa não deve parecer muito grande ou pequena em relação ao terreno.

2- É preferível que a casa fique no meio do terreno e o jardim dos fundos para acomodar árvores.

3- O jardim deve combinar com a casa (em estilo, tamanho e em quantidade da vegetação). Não deve haver sobreposição de plantas.

4- A garagem não deve parecer uma boca aberta prestes a devorar alguém.

Feng Shui no jardim
De acordo com a Escola da Bússola, que é uma das variáveis do Feng Shui:

O Chen (O incitar) fica no leste representa a primavera com sua promessa de recomeço.

O Sun (A suavidade) no sudeste representa o tempo que os pequenos animais crescem.

O Li (O Aderir) está no sul e representa o calor do verão.

O K`un (O receptivo) está no sudoeste e representa a vida que surge da Terra.

O Tui (A alegria) está no Oeste e simboliza o Outono.

O Chien (O criativo) está no noroeste e simboliza a resistência.

O K`na (O abismal) está no norte e representa o ar do trabalho do inverno.

O Ken (A quietude) está no nordeste e representa o término de um ciclo.

O simbolismo dos ciclos é a repetição das estações do ano e o seu simbolismo em nossas vidas ano a ano e a nossa evolução, com o tempo que sempre passa igual nos encontrando a cada ano diferentes seguindo a trajetória de nossas vidas!

Por se tratar de uma ciência milenar chinesa, é complexa e para ser aplicada a fundo requer maiores conhecimentos como a consultoria de um especialista.

Conheça também o Feng Shui na decoração da casa.

Tags:

Comentários


  • 2 de setembro de 2008 às 00:00
    Muito interessante! Para quem gosta de jardins aqui fica mais um site com vários artigos interessantes como este dum jardim Zen.
  • 11 de fevereiro de 2009 às 00:00
    Oi! Adorei as dicas tenho muita dificiuldade de fazer meu jardim ele fica na lateral da casa ao lado de um uma outra casa que forma um grande muro no qual não bate sol é no corredor que passa para parte de trás da casa ,ficou tipo um jardim de inverno e bem claro mas não bate sol nunca sei quais plantas posso colocar nos vassos.Posso plantar drazena? Desde já agradeço obrigada.
  • 10 de março de 2009 às 00:00
    Maria Cecília,q. pessoa bonita vc. deve ser!Ensinando 1 das coisas + difíceis q. é o conceito de beleza (a interior).Quero tanto q. minha nova casa,q. está abandonada e triste à minha espera(ainda nem comprei)seja bonita e harmoniosa. Tenho tendência a entupir d. coisas q. acho bonitas,todo cantinho.Minha atual casa tem mta. coisa indiana e chinesa.Ñ são peças baratas. Misturo e tdo. mundo gosta,mas agora estou preocupada é c/cores por causa do Feng Shui.Sempre dei preferência às coisas orientais,ñ é d. agora.Faço Yoga,inclusive.Meu medo agora é transformar a casa e o jardim num restaurante oriental.O q. posso fazer p/ser menos entupideira e + clean? Beijos, adorei vc.
  • 28 de junho de 2009 às 00:00
    Olá!

    Tenho um ambiente com 20 plantas e pega pouca luz, é num porão, mas fazem 3 meses e o que posso perceber que as folhas mais velhas do lírio da paz morrem.

    Então gostaria de saber o por quê?

    Obrigada!
  • 5 de fevereiro de 2012 às 00:00
    Tenho uma area de 16 m2 de grama e gostaria de cobrir-la com pedras ou madeira com objetivo de nao crescer mato mas com lugar p escoa agua.Queria transformar este espaco em algo pratico e agradavel.Se alguem puder me ajudar me dando dicas e ideias agradeceria muito.
    obrigada
    claudia
Ir para o topo