Feng Shui

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

ÁGUA E VENTO - Arte milenar de harmonização dos ambientes.

Considerado elemento crucial na construção de qualquer edifício no Oriente, o Feng Shui vem ganhando adeptos na cultura ocidental. Cidades como Taiwan, Cingapura e Hong Kong foram concebidas segundo os preceitos básicos da técnica chinesa. Seus arranha-céus são calculadamente dispostos sobre a planta da cidade, respeitando a topografia da terra.

Técnica chinesa que estuda, equilibra e harmoniza a circulação da energia nos ambientes, bem como os energiza. Feng significa "Vento" e Shui, "Água", que são formas de energia em constante movimento. Vento e água estão nos rios, vales e nas montanhas, desenhando as curvas e formas da terra. Essencialmente é isso o que Feng Shui significa e foi seguindo este equilíbrio natural do planeta que os antigos chineses desenvolveram essa técnica, que se aplica a extensões inacabáveis de terra e a um pequeno cômodo da casa.

Para os brasileiros, não há Feng Shui que se aplique às suas cidades.  São Paulo cresceu em desordenação, sem seguir qualquer planejamento urbanístico.

Uma cidade planejada como Brasília, nunca teve o fluxo da energia entre as preocupações originais de seus idealizadores. Assim sendo, o Feng Shui por aqui, se aplica dentro das nossas casas ou escritórios.

Em Paris vemos exemplos de bom Feng Shui, considerando as oito avenidas que irradiam do Arco do Triunfo e a energia que flui livremente através da Champs Elysées. Mas ainda na mesma Paris, um apartamento com vista para a Torre Eiffel, representa o mau Feng Shui. Torres e antenas ponte-agudas são flechas envenenadas. Se não for possível viver longe delas, recomenda-se tirá-las da vista.

Os especialistas indicariam o uso de uma cortina bem grossa e permanentemente fechada, ainda que para ocultar um dos principais cartões postais do mundo.

Como muitas vezes mudar de casa ou trocar cômodos estruturais de local simplesmente não é possível, existem ainda objetos de materiais e colorações adequados para neutralizar o sopro da morte, que vem a ser a energia negativa que emana de ambientes em desacordo com o Feng Shui. Existe uma decoração adequada para cada pessoa, dependendo do sexo e do ano em que nasceu, dos objetivos que cada uma tem na vida e na casa. Por isso, não há um projeto básico que possa nortear a construção de todas as residências. É preciso saber qual o seu elemento no I-Ching e suas aspirações para a partir de então, começar a mapear o seu Pa-kua.

Feng Shui

O Pa-kua vem a ser uma forma octagonal, que contém a rosa-dos-ventos. Cada direção é apropriada para um determinado cômodo da casa, dependendo de quem você é no I-Ching. Neste artigo, não nos aprofundaremos em explicações sobre o funcionamento do Pa-kua. Recomendamos a você que consulte um especialista ou um bom livro de teoria em Feng Shui para o aprofundamento de um projeto para a sua casa ou escritório. Mas algumas regras são gerais, e com essas pequenas dicas, talvez a energia ao seu redor possa fluir com mais harmonia.

Bagunça demais nunca é bom. Adote uma cultura de organização, jogando fora jornais e papéis velhos, nunca colocando nada de novo em casa antes de tirar alguma coisa obsoleta. Organize armários e guarda-roupas. Adotadas essas medidas, observe a decoração de sua casa.

Feng Shui
Cantos agudos nunca devem permanecer vazios. Plantas neutralizam as más energias que emanam dos cantos. Espelho em frente ou em cima da cama dissipam a energia de quem dorme e podem fomentar a infidelidade. Sinalizadores de ventos, prismas e cristais podem ser utilizados nos ambientes que são muito iluminados pelo sol (que abundam em energia Yang), trazendo equilíbrio yin. Espelhos em forma octagonal do lado de fora da porta das casas refletem e devolvem a má energia que possa querer entrar. E a mesa de trabalho nunca deve estar de costas para a janela.

Isso faz com que as idéias e a fortuna desapareçam.  Linhas retas conduzindo a entrada principal, como é o caso da Avenida que leva à Casa Branca ou ao Palácio de Buckingham são flechas envenenadas e talvez por isso essas nações vivam imersas em uma cultura de tanta violência e guerras. Vigas expostas e colunas também são flechas envenenadas e devem ser neutralizadas com objetos específicos.

Recomendamos que o leitor dê uma boa olhada ao seu redor para ver se encontra muitos elementos em desacordo com o Feng Shui. Aproveite para fazer um balanço da vida. Algo parece trancafiado, impossibilitado de fluir? Pode ser uma mesa, um aquário, ou um banheiro que esteja prejudicando a harmonia da sua vida. Procure aprofundar-se um pouco mais no Feng Shui, consultando um especialista se necessário, e encontre a paz no seu ambiente!

Por Julia Leme Prioli

Tags:

Comentários


  • 28 de maio de 2010 às 00:00
    Muito interessante!!
  • 1 de julho de 2010 às 00:00
    procuro vestido preto tubinho com manga tres quarto e botas preta com cano alto
    e salto medio
  • 2 de setembro de 2010 às 00:00
    É bom ter dicas pra cada ocasião, assim fica difícil errar e nos da mais segurança...adorei!
  • 2 de setembro de 2010 às 00:00
    Feng Shui para emagrecer,confiram no meu blog:
    www.floraisonline.net
  • 2 de setembro de 2010 às 00:00
    adorei as dicas, algumas eu ja uso no dia-a-dia...
  • 21 de novembro de 2010 às 00:00
    Bem legal!!!As dicas ajudam objetivar nossas producoes ....
Ir para o topo