Hortas: Aromáticas

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Esperando o que para fazer a sua? Peça ajuda as crianças.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam é possível ter uma horta, mesmo em pequenos ambientes. É só questão de imaginação... Caixas de madeira, vasos, jardineiras... tudo serve!

A horta fornece junto com seus vegetais frescos e suculentos, vitaminas e sais minerais essenciais à saúde e representa um estimulo na educação alimentar das crianças.

Alguns cuidados são necessários: o local precisa de boa luminosidade e luz direta do sol uma parte do dia.

Se a escolha for um terreno, providencie a limpeza retirando pedras e entulhos. Se você tiver pouco espaço pode fazê-la nos materiais indicados acima. Num local maior defina os canteiros, que nunca devem ter mais de 1m de largura. Afofe a terra e adube com húmus (1 balde para cada m³ de terra). Os canteiros devem ficar 20cm mais altos que o solo para evitar erosão. Plante as mudinhas que você pode comprar em vasinhos, ou semear.

Sementeiras podem ser feitas em caixotinhos de madeira forrados com plástico e jornal, onde deverá colocar terra fina e adubada, jogar as sementes e molhar todos os dias pela manhã com um regador de crivo fino para que as sementes possam se desenvolver bem, até a germinação. Quando crescerem um pouco podem ser mudadas para o canteiro.

Hortas: Aromáticas

Você pensou na alegria das crianças colhendo um mini tomate que elas mesmas semearam?

Pode-se optar por uma horta de ervas aromáticas: coentro, salsinha, cebolinha, manjericão, hortelã, cidreira, pimentas variadas, etc!!!.

Quantas delícias podem sair daí!!

Tags:

Comentários


  • 12 de dezembro de 2007 às 00:00
    cursei geografia e adoro tudo que diz respeito a natureza, arvores ,flores, passaros, hortas e muitos outros, quero obter mais informaçoes, ja que trabalho em uma escola de ensino basico e rural, dando a oportunidade de colocar em praticar algum projeto e contribuir para a concientizaçao ambiental.

    bjs
  • 18 de março de 2008 às 00:00
    Sou diretora de uma escola, temos uma horta onde os alunos trabalham e colhem alguns alimentos para o consumo.Vou incentiva-los a cultivar aromáticos.bj
  • 15 de julho de 2008 às 00:00
    A idéia foi excelente, além de ser saudável um jardim desses é embelezador e muito aromático, obrigado
  • 23 de setembro de 2008 às 00:00
    Você diz para adubar com húmus, seria de minhoca? qual o tipo de adubo ? para ervas aromaticas
Ir para o topo