Iluminação de jardim

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Diferentes recursos para valorizar sua área externa

Além de um belo paisagismo, a área externa da casa precisa de um bom projeto de iluminação. Para o jardim ficar perfeito, a iluminação precisa de um projeto bem elaborado, valorizando os caminhos, cada tipo de planta, a fachada do imóvel e os objetos da área externa. A melhor forma de criar um ambiente bacana é combinar vários tipos de iluminação.

Iluminação focal

 Iluminação focal

Valoriza alguns pontos dentro do projeto, como arbustos, árvores e elementos escultóricos. Para isso, é preciso escolher alguns pontos de interesse no jardim.

Balizadores

 Balizadores

Marca os caminhos, escadas ou muros. Feito com luminárias que emitem pouca luz como minipostes, luminárias de sobrepor, embutidas no solo ou em degraus.

Iluminação Up Light

 Up Light

Feita por luminárias embutidas no solo. Muito utilizada para valorizar copas e os troncos de árvores com uma altura maior de 3 metros, ideal para jardins com palmeiras imperiais.

Mais tipos de iluminação

Iluminação Espeto

Efeito conseguido quando inserimos uma luminária entre a vegetação para que as folhas formem sombras e vultos sobre a parede ou entre as folhagens. É Ideal para vasos e o foco de luz pode ser direcionado.

Iluminação Wall Wash

 Wall Wash

Luminária tipo arandela para banhar uma superfície com luz para destacar sua textura, ideal para fachadas.

A iluminação Moon light dá a sensação de que a luz vem da lua cheia. O efeito é obtido com luminárias presas à copa de uma árvore ou um poste acima da copa. Já a iluminação decorativa pode ser feita com lâmpadas incandescentes ou com velas em lanternas e candelabros, criam um ambiente cenográfico.

O tipo de lâmpada depende muito do tipo de luminária, mas o melhor é utilizar LED. Em se tratando de área externa, procure sempre por luminárias blindadas, resistentes à água da chuva. Outro cuidado importantíssimo é a temperatura das lâmpadas sobre a vegetação, as folhagens aceitam mais calor do que flores, por exemplo. Antes de começar a colocar luminárias por todo o entorno da residência, contrate um profissional, ele vai saber valorizar cada canto e criar o ambiente ideal.

Saiba fazer um jardim vertical em casa.

Tags:

Comentários


  • 15 de junho de 2011 às 00:00
    Paisagismo vai além do que escolha de espécies, senão seria jardinagem. É importante o planejamento da área externa, funcionalidade, contemplação, estilo de vida, entre outros tantos fatores importantes como a iluminação.
    Contratem um paisagista, vale muito a pena integração humana com a natureza e ainda valoriza o patrimônio.
    Fico a disposição.
    Arquiteto Paisagista Denis Rocha
  • 15 de janeiro de 2012 às 00:00
    quero fazer um orçamento de iluminaçao de uma chacara.

    grato,

    cassiano

    76312820 (011)
  • 24 de outubro de 2012 às 00:00
    Preciso iluminar a frentre (entrada) de um condominio que tem 60mts de largura e tres baias com grama e pequenas arvores. Que tipo de iluminação devo usar? poste alto ou poste de jardim +- 2mts???
    Aguardo contato.
    Guedes
  • 14 de novembro de 2012 às 00:00
    Quro fazer um projeto de iluminaçao no meujardim q tem 3 ambientes gostaria de fazer os caminhos mas faciul pro projeto e onde comprar os equipamentos
    obrigado
  • 25 de fevereiro de 2013 às 00:00
    Ola,
    preciso de iluminaçao correta para meu jardim:
    caminho p/ piscina
    fachada casa
    iluminaçao de plantas
    moro no interior como faço?
    Obrigada
    Rita
Ir para o topo