Incenso para perfumar a casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Deixe seu lar mais convidativo.

Uma casa organizada, limpa e cheirosa é aconchegante e nos convida a relaxar. Para deixar os ambientes com um aroma agradável, uma opção é aqueima de incensos.

Veja como essas varetas perfumadas podem deixar sua casa ainda mais aconchegante.

O que é o incenso?

incenso

O incenso é uma mistura de substâncias resinosas aromáticas cuja queima tem sido empregada desde a antiguidade em cerimônias religiosas, para aromatizar ambientes, afastar inseto.

A fumaça aromática exalada por essas varetas, ao deixar o ar perfumado, confere leveza e conforto aos ambientes, o que costuma estar associado ao "descarrego" de energias, como se espantasse energias ruins para dar lugar  energias às boas.

Na fabricação de alguns incensos são utilizadas ervas como tomilho e capim-limão que no passado, eram usadas para espantar insetos que propagavam doenças, assim, nossos antepassados acreditavam que os incensos traziam saúde e proteção.

Aplicações do incenso

Segundo a aromaterapia, os aromas de determinadas plantas provocam reações benéficas no organismo dos indivíduos e podem tanto auxiliar no relaxamento como estimular e aumentar a energia. Os componentes inalados são transformados em impulsos neurológicos que estimulam glândulas responsáveis pelas boas sensações percebidas.

Você pode usar o incenso: para eliminar maus odores e perfumar a casa, decorar ambientes diferentes em festas e relaxar durante o banho.

incenso

Os incensários são indispensáveis. No mercado existem lindos modelos que funcionam também como objetos de decoração. Obviamente, os incensários devem ser dispostos longe de produtos inflamáveis, papéis e cortinas.

Aromas que perfumam a casa

Na hora de escolher um incenso é fundamental prestar atenção na qualidade do produto. Os incensos de baixa qualidade, em geral baratos demais, têm em sua composição substâncias que podem fazer mal à saúde. A fumaça desses incensos é escura e possui odor muito forte, nada natural,  pode causar dor de cabeça imediata.

Para assegurar-se de que o incenso é de boa qualidade, verifique se a vareta, a cola e a essência são fabricadas a partir de materiais nobres. Incensos compostos por pó de sândalo e varetas de bambu tratado são boas opções. Também vale a pena conferir a embalagem que deve conter o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A fumaça dos incensos de qualidade é quase transparente e exala um perfume suave. Alguns aromas são mais indicados para perfumar a casa, tais como:

Tipos de incenso

  • Absinto- aroma estimulante, ideal para áreas de estudo e trabalho.
  • Alecrim- seu aroma herbáceo ajuda a combater maus odores na cozinha.
  • Bergamota- aroma refrescante, apropriado para áreas nas quais há boa circulação de ar.
  • Capim-limão- funciona como repelente, ideal para ser usado nos quartos.
  • Cedro- seu aroma canforado ajuda nas infecções respiratórias. Utilize-o em ambientes nos quais não há boa circulação de ar.
  • Ritual do insenso

  • Cítricos, eucalipto e hortelã - esses aromas são associados à limpeza.
  • Lavanda - fragância suave adocicado, perfeita para salas e quartos.
  • Rosa - também possui odor adocicado, porém mais penetrante que a lavanda. Melhor para áreas cuja circulação de ar seja abundante.
  • Sândalo - essa fragrância amadeirada traz sensações de aconchego especialmente às salas.
  • Outra maneira de perfumar sua casa é usando velas aromáticas, que também dão charme à sua decoração.

Tags:

Comentários


  • 29 de abril de 2010 às 00:00
    Eu adoro incensos e não vivo sem eles.Adoro incensos Kailas,são suaves e super agradaveis.
  • 25 de julho de 2012 às 00:00
    Muito legal esse post! Adoro usar incensos na minha casa, adoro o aroma de canela ou rosas!
Ir para o topo