Inove na decoração da casa com um bar contemporâneo

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Conforto e aconchego fazem parte da decoração do bar em casa

Faz tempo que o conceito de bar em casa não está mais restrito a ter algumas garrafas de bebidas dentro da cristaleira. Hoje em dia esse espaço tem sido concebido com diversos conceitos e passou a ser um lugar de relaxamento e confraternização entre os amigos. Os elementos clássicos mais utilizados para decorar esse tipo de ambiente são as banquetas, balcão, garrafas, copos e taças, porém, esse cenário vem mudando e ficando cada vez mais aconchegante. Novos elementos, como poltronas confortáveis, adega climatizada, luminárias e revestimentos diferenciados dão uma roupagem contemporânea para esse ambiente que vem conquistando cada vez mais espaço nas residências.

Aquiles Nicolas Kilaris, arquiteto, comenta que o bar em casa passou a ser uma minissala, modernizada com os traços dos bares contemporâneos. "É preciso pensar no espaço de forma global, tornando o ambiente aconchegante e confortável. Quem optar por criar um clima ainda mais intimista pode complementar com projeto de luminotécnica", sugere o arquiteto. Itens de diversão como aparelhos de áudio e vídeo, mesa para carteado ou xadrez também podem fazer parte da decoração do ambiente. Roberta Devisate, designer de interiores, aponta o bar em casa como uma tradução da hospitalidade, convivência e, principalmente, o prazer em receber.

Para o ambiente acima as arquitetas Ellen Marques e Ana Flávia Nassar criaram um bar diferenciado, com prateleiras em vidro, espelhos e fitas em LED, o que conferiu um toque contemporâneo e ousado sem perder a elegância. O diferencial do projeto está no efeito de iluminação das prateleiras, composto por uma fita adesiva impermeável de LED e uma fina faixa jateada na ponta da peça.

Veja na próxima página dicas de decoração para o bar em casa.

Dicas

Observar o estilo da família também ajuda na hora de montar um projeto de bar para a residência. Roberta Devisate lembra que para decorar o bar em casa é preciso ter bom senso e um pouco de criatividade, mas sem exageros, principalmente para quem tem pouco espaço. "Um aparador, um balcão, uma mesa de vidro, madeira ou granito pode se tornar um apoio para o bar", sugere Roberta. Aquiles indica colocar o aparador junto à parede para quem não possui espaço dedicado exclusivamente para o bar. "Quando o espaço é reduzido, sugiro trabalhar com móveis mais confortáveis, priorizando mais a permanência do que o servir das bebidas", aconselha o arquiteto.

Para quem tem dúvidas sobre onde o bar pode ser colocado, a dica da designer de interiores é que ele fique próximo à varanda. Roberta acrescenta que é interessante montar um ambiente destinado a degustação de vinhos, como um balcão ou uma mesa mais baixa. Aquiles menciona que a decoração desse tipo de ambiente pede um piso mais quente, com carpete ou tapetes. "A decoração nesses casos deve priorizar papel ou tecidos para forrar as paredes e esculturas ou quadros para complementar o cenário", recomenda Aquiles. "Também costumo prever gavetões altos com divisões internas para garrafas de uísque e licores, separando algumas para decorar uma bela bandeja, que pode ser antiga ou moderna", explica Roberta.

Vale lembrar que antes de começar o projeto, o arquiteto ou decorador deve conhecer peças que o cliente já possui e escolher as que merecem ser expostas. "Depois de selecionar o que realmente vale a pena expor, vou complementando com novos objetos, jarras e bandejas até montar um conjunto harmônico", comenta a designer de interiores.

No projeto acima, Aquiles idealizou o bar para ser usado também como apoio para as refeições ou como espaço para uma conversa descontraída antes do almoço ou jantar. Para isso, duas poltronas e uma mesa lateral foram posicionadas em frente ao balcão de bebidas instalado na parede oposta. Ao lado do balcão foram dispostos dois espelhos que aumentam a sensação de amplitude do ambiente. O projeto de iluminação é formado por quatro luminárias de aço cromado sobre o balcão e um rebaixamento do teto em gesso, no formato de uma castanha de caju.

Continue lendo: Charme e versatilidade do aparador.

Tags:

Comentários


  • 26 de maio de 2012 às 00:00
    Que linda essa sala!! Como consigo o contato das arquitetas?
  • 27 de maio de 2012 às 00:00
    Olá, Alessandra Ferreira! Estamos enviando o contato de nosso escritório, que se chama DUE Arquitetura e está localizado em Curitiba-PR e é responsável pelo projeto e execução de obra da foto acima. Nosso telefone para contato direto é o 41 3071-0455. Aproveite para entrar em nosso site: www.duearquitetura.com.br e ver um pouco mais de nossos trabalhos.
    Agradecemos o elogio e aguardamos contato.
Ir para o topo