Inspire-se na delicadeza e elegância do estilo provençal

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Cores, estampas e formas que fazem toda a diferença!

Com origem na região de Provença, no sul da França, este estilo marcado por cores suaves e rusticidades nos traços surgiu a partir de uma curiosa história. Dentre os séculos XVI e XVII, o povo dessa região, que não tinha condições de adquirir os móveis luxuosos e caros como os da realeza da época, criou uma solução criativa para ter uma decoração semelhante a da alta sociedade francesa.

Os marceneiros e artesãos usavam materiais inferiores para tentar "copiar" o design dos móveis. Para disfarçar as imperfeições da matéria-prima aplicavam nas peças misturas à base de gesso e cola chamadas de gessocré, que com o tempo davam um aspecto de madeira envelhecida, o que tornava as peças mais charmosas e delicadas. Com o tempo essa técnica foi se propagando e ganhando característica de mobiliário elegante e sofisticado, e acabou virando moda.

Para fugir do tradicional nas decorações infantis, a Formatual Baby Kids fez em seu showroom um ambiente com esse estilo, apresentando uma nova opção para as futuras mamães. "O quartinho de bebê no estilo provençal é uma alternativa para quem quer fugir do tradicional rosa e azul", afirma Dayse Cristina Atti Lucas, gerente da marca.

Dayse Cristina acredita que a principal característica para manter a harmonia neste estilo é fazer uma decoração mista, com móveis e acessórios que se combinam. "O provençal branco e bege ajusta muito bem com detalhes em tons de rosa, lilás, vermelho e laranja", completa a gerente da Formatual.

Na próxima página veja ambientes sociais com estilo provençal.

Ambientes sociais

Aconchego e tranquilidade também são características marcantes que traduzem o estilo Provençal. Quando o morador opta por este tipo de decoração, os profissionais do mercado aconselham contrastar o branco predominante do mobiliário, com alguma parede desgastada ou de pedra.

Para Eduardo Beliza, gerente de Desenvolvimento da Ornare, a mistura de itens clássicos e modernos proporciona sofisticação no estilo. "Tapetes orientais, quadros, gravuras, fotos nas paredes e cortinas podem deixar o ambiente mais bonito. O ideal é buscar a ajuda de um arquiteto de interiores que possa transformar os espaços e realizar o sonho das pessoas na busca do ambiente ideal", completa Beliza.

Móveis de madeira clara, lustres de ferro, estofados com tecidos nobres e estampados, além de detalhes como taças de cristal ou portas de armários com vidros robustos dão destaque e elegância às peças, como no ambiente acima, que reúne sala de estar e de jantar.

"A moradora sempre gostou das misturas étnicas e de época. Objetos garimpados durante uma vida toda trazidos de viagens e a renovação constante fazem parte de sua história", diz Mirian Gotfryd, proprietária da Blue Gardenia.

Na copa acima, projetada por Ana Rita, a mesa redonda com pé torneado e as cadeiras em estilo Luis XV, com assento estofado em tecido Toil de Jouy azul, dão o charme provençal ao ambiente.

"Neste estilo, é sempre importante trabalhar com estampas mais tradicionais como os florais pequenos, o toile de jouy, listras e tons pastel, cúpulas de tecido e materiais mais rústicos, para ajudar a enfatizar a decoração", afirma a arquiteta Ana Rita Souza e Silva.

Confira na próxima página ambientes íntimos com decoração provençal.

Ambientes íntimos

A decoração Provence pode ser adquirida com a reutilização de alguns móveis que o morador já tem em casa e que, repaginados, ganham as características do estilo, conforme o quarto da imagem acima. "A cliente queria reaproveitar a cama e a mesa lateral de ferro que já possuía. Inicialmente as peças eram na cor marrom escuro, mas mandamos pintar de branco para que tivessem mais leveza", afirma Ana Rita Sousa e Silva.

Na parede do fundo a arquiteta fez uma pintura de listras largas com tinta na cor Azul Etéreo e na cor Branco Neve. A roupa de cama deu o toque feminino Provence. O abajur de cerâmica branca e os objetos completam o clima romântico do ambiente.

 Quarto com decoração provençal

Na foto acima a arquiteta Sandra Monteiro optou por uma decoração clássica com detalhes modernos, evidenciando a personalidade do cliente. "Misturei o estilo provençal com a cama dossel e o moderno com o teto todo iluminado em LED", relata a Sandra.

Saiba como criar uma decoração rústica.

Tags:

Comentários


  • 9 de março de 2012 às 00:00
    gosteria de saber onde posso encontrar a luminaria da primeira foto.
  • 9 de março de 2012 às 00:00
    Gostaria muito saber onde encontro esse lustre da primeira foto. Estou atras de arandelas nesse estilo também.
    se alguém poder me dar umas dicas.


  • 9 de março de 2012 às 00:00
    Pessoal, estou vendendo um quarto completo no estilo provençal. Móveis de muita qualidade. Armário, penteadeira, criado mudo, e cama de casal. Interessados entrem em contato: silviassef@gmail.com
    Abraços
  • 9 de março de 2012 às 00:00
    Conheço, sou cliente e recomendo a Scenario da Arte, loja linda, que encanta, não se tem vontade de sair de lá, alias o estilo provençal encanta a todos, principalmente a nós mulheres.
  • 9 de março de 2012 às 00:00
    Decorar no estilo provençal é o que há de mais moderno, nos remete ao romantismo, ao conforto, a leveza de ambientes, trazendo paz e aconchego, o provençal combina muito bem com outros estilos de mobiliario, pode-se decorar o quarto do bebe ou somente o quarto do casal, como tambem uma sala de jantar, mas a decoração completa provençal em todos ambientes fica divino.
  • 9 de março de 2012 às 00:00
    Olá!
    Gostaria de informar que no texto há um erro quando diz: "na cidade de Provença..."
    Na realidade a "Provença" é uma região do sul da França e não uma cidade francesa, ou melhor a Provence é um província, que equivale a um estado no Brasil, do sul da França, cuja Capital é Marseille.
    Atenciosamente,
    Alberto
Ir para o topo