Jardim de Dunas

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Inspire-se nas dunas naturais para montar o seu jardim

Texto Alternativo da Imagem

As dunas das praias servem para proteção do vento vindo do mar e serviu de inspiração para decorar os jardins, e também proteger as casas não apenas dos ventos, mas também de olhares indiscretos. Desta maneira nasceu o conceito " Jardins de Dunas".

Jardim de Dunas é aquele em que se faz um movimento de terra para produzir uma elevação igual a uma duna que torna-se um obstáculo garantindo a privacidade da casa, sem utilizar muros altos e aparentes o que fica pesado e cerceia a natureza.

(GALERIA:10)

Como fazer um "Jardim de Dunas"

 jardim de dunas

Para a duna feita para demarcar o terreno da casa sem a preocupação de impedir a visibilidade de quem passa na rua é preciso estudar o escoamento das águas das chuvas deixando-se uma queda para o local em que ela vai escoar. Neste caso planta-se apenas grama e terá um lindo jardim com movimento.

Jardim de Dunas dá privacidade a casa

 jardim de dunas

Caso deseje um jardim de dunas para proteger a casa, ocultar janelas e proteger visualmente a piscina ou áreas de lazer, então além de ganhar altura através da duna, deve-se no alto dela plantar uma faixa de vegetação. A proteção visual foi feita neste jardim sem criar um ambiente agressivo para quem passa pela rua.

Jardim de Dunas ocultando uma tela ou um muro

 jardim de dunas

Se a duna é feita para disfarçar uma proteção de tela ou mesmo um muro, devemos usar espécies de plantas que vedem esta barreira que sem o devido tratamento visual, se torna agressiva.

 jardim de dunas

Vimos que a solução "Jardim de Dunas" é válida estando aliada a um muro alto ou uma tela que ficam disfarçados pela vegetação, em condomínios sem o uso de muros ou apenas para demarcar o terreno de uma casa.

 jardim de dunas

Depois da duna pronta é só plantar as espécies escolhidas. Utilize árvores ou coníferas altas, para ocultar as janelas ou áreas do vizinho que queira disfarçar, e componha em cascata (dos mais altos para os médios e mais baixos) com arbustos e plantas floridas para criar um plano mais baixo e disfarçar os troncos que estão na parte mais alta do movimento de terra.

Arremate do "Jardim de Dunas"

Este trabalho pode ser arrematado com uma carreira de flores de pequeno porte, como azaléias anãs (que deverão florir no inverno) ou agaphantus.

Pode-se também fazer uma bordadura de diversas florais antes de finalizar com o gramado.

Jardins grandes e que comportem a escolha da concepção "Jardim de Dunas" com certeza ficarão maravilhosos!

Veja também Jardim de rocaille.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo