Jardim de inverno para o ano todo

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Dicas para montar e conservar

Embora o nome se refira à estação fria, o jardim de inverno é apropriado para qualquer época do ano, pois não sofre interferência de variações climáticas como chuva, vento e sol intenso. As plantas podem atuar como divisoras de ambientes, dispostas entre as salas de jantar e estar, por exemplo.

O jardim de inverno leva claridade ao espaço, que se torna um canto agradável de contemplação de natureza e convivência. Como as pessoas costumam ficar mais dentro de casa, os detalhes do jardim são muito mais apreciados do que em uma área externa.

Existem jardins de inverno com terra, no qual as mudas são plantadas diretamente no solo, e os cimentados, que requerem vasos e forrações secas como cascas, pedras, granilhas e seixos. A arquiteta e paisagista Daniela Sedo ressalta que a escolha das espécies deve priorizar plantas que se desenvolvam bem com pouco sol, como as variedades de Chamaedoreas e as Licualas, aquelas com folhas grandes que lembram um leque.

Jardim de inverno

"Para fazer uma boa composição de vasos, há também algumas espécies menores como os Asplênios, Xanadu, Pacová, plantinhas graciosas e pequenas", explica. Segundo Daniela, as espécies mais delicadas devem ser plantadas em vasos e sob uma claraboia, para que não sejam atingidas diretamente pelos raios solares.

Como montar e manter

A necessidade de recursos como a claraboia lembra a importância de um ambiente com claridade natural. As plantas também precisam da troca de ar, por isso deve haver uma boa circulação de ar promovida por aberturas superiores ou janelas . "Então, não adianta ter uma plantinha no apartamento ou numa varanda fechada com vidro, se a pessoa passa dias viajando e o local fica fechado", pontua Daniela.

A arquiteta e paisagista Paula Godoy indica plantas que tenham bastante durabilidade e precisem de pouca manutenção. Mesmo sem nenhuma medida complexa, o risco de pragas deve ser afastado com cuidados básicos. "A rega das plantas, as adubações, as possíveis podas e adubações e a troca de plantas que não forem perenes e precisem ser replantadas", recomenda.

Jardim de inverno

Acima, dois exemplos de jardim de inverno concebidos por arquitetas e paisagistas. Para o espaço composto por Paula Magaldi, à esquerda, foram escolhidas as plantas Pandanus em espiral (vasos maiores), Pacová (atrás do banco) e Ardísia (ao lado do banco), ideais para ambientes internos.

À direita, um jardim de 20 m² projetado por Gigi Botelho foi montado com pedras de piso e seixos. Ao fundo está a planta Bambu Mossó, enquanto que as outras são Nandinas. No teto, uma cobertura de bambu facilita a captação de luz natural que a telha deixa vazar.

Faça um jardim vertical em casa.

Tags:

Comentários


  • 4 de julho de 2011 às 00:00
    Já tinha uma casa super simples, comprei um lote vago ao lado da minha casa. Porém, eu precisava dar um ar de harmonia, como se fosse um bosque...jardim.
    Puxa vida aqui encontrei excelentes idéias...Me deu ânimo!

    Parabéns!
  • 24 de abril de 2012 às 00:00
    Tenho um espaço na minha sala que ajuda na laridade porem é fechada com telhado .Gostaria de saber como faço p decorar tornado um jardim de invernoe se é uma boa ideia destelhar. Acho dificil cultivar plantas dentro de casa eu adoro mas não tenho mt sorte elas logo morrem ou ficam feias mande me ideias Obrigada
  • 4 de julho de 2012 às 00:00
    adorei as dicas . adoro aprender a fazer as coisas bonitas sem ter que gastar muito.
  • 28 de abril de 2013 às 00:00
    Olá. Estou construindo uma casa e deixei um espaço para fazer o jardim de inverno com uma porta balcão que leva a sala de jantar. O problema é que não sei como fazer a saída de água pluvial já que não é uma área coberta. O pedreiro colocou um ralo, mas não quero colocar piso, devo colocar pedras antes da terra para plantar, como funciona? Grata.
  • 7 de setembro de 2013 às 00:00
    Gostaria de saber: Tenho um corredor na minha casa, gostaria de fazer um jardim de inverno, mas só que esse corredor é fechado em cima por telhado. Gostaria de saber se posso fazer esse jardim com o telhado ou se é necessário retirar as telhas? Grata.
Ir para o topo