Jardim vertical em casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Transforme sua parede em um belo jardim

O jardim vertical consiste em plantas dispostas em paredes em forma de painéis e são a solução para quem não dispõe de muito espaço, mas sonha ter um jardim em casa. Os jardins verticais que revestem muros e até fachadas economizam espaço, trazem amplitude ao ambiente, reduzem a poluição sonora, visual, do ar, e proporcionam a maravilhosa sensação que a natureza e o verde trazem para dentro de casa.

estrutura do jardim vertical

As estruturas para montar um jardim vertical são diversas. Entre elas estão a de fibra de coco, a de ferro, alvenaria e barras de aço com pintura eletrostática. A variedade de plantas que se pode utilizar na construção de um jardim vertical é grande. É possível ter apenas uma espécie ou fazer diferentes composições com maciços de Alpínia, ripsális, orquídeas, chifre-de-veado, peixinho, madressilvas, falenópsis, a tradicional samambaia, etc. Em espaços externos, você deve preferir plantas resistentes ao tempo e à luminosidade.

Como regar as plantas do jardim vertical?

 área externa com jardim vertical

O sistema de irrigação do jardim vertical é todo automatizado, embutido na própria estrutura, composto por um reservatório próprio, no qual o gotejamento é autocompensado e não drenante. Isso permite a distribuição da mesma quantidade de água entre as plantas ou em cada vaso, recolhendo o excesso para ser usada novamente, sem ocasionar vazamentos nem umidade, evitando desperdício e doenças como a dengue. Assista ao vídeo com a paisagista Paula Magaldi falando mais sobre jardins verticais.

Veja agora como cuidar das plantas em casa.

Tags:

Comentários


  • 18 de abril de 2011 às 00:00
    Estava procurando esta matéria já faz algum tempo. Irei utilizá-la com certeza em um muro de minha casa.
  • 30 de agosto de 2011 às 00:00
    linda matéria, se tratando de d. maria isabel ( bebel) tudo é espetacular, dá gosto de ler suas matérias
  • 1 de novembro de 2011 às 00:00
    agradeço a Deus por ter criado uma flor,com nome de Paula,ouvindo voçe falar com tamto amor pelas plantas fiquei emocionada.eu sou empregada domestica aposentada , moro em casa popular com lote de apenas 200m,e tenho uma variedade imensa de plantas .pois sou apaixonada .e com as suas dicas eu vou conseguir ,deixar tudo mais bonito, o meu sonho e contratar um paizagista ,para aproveitar de forma inteligente as plantas
Ir para o topo