Lareira é coadjuvante de luxo na decoração

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Sem sair de moda, lareiras completam os ambientes com charme e sofisticação

Anualmente somos espectadores da grande festa mundial do cinema que é o Oscar. Assim como nas telonas, na decoração não há um grande sucesso se bons objetos não contracenarem em harmonia. Entre os coadjuvantes, que não merecem desprezo de importância, vale citar a lareira como uma grande estrela, daquelas que desfilam no tapete vermelho e nunca saem de moda.

Ideais para ambientes em que se pretende receber amigos, em ocasiões especiais, ou para ter aquele merecido momento de relaxamento e descanso após um dia de trabalho, as lareiras deixaram de ser objetos inacessíveis e hoje já estão presentes em projetos de apartamentos com menos de cem metros quadrados. Além disso, agregam valor ao imóvel, sendo muitas vezes citadas em propagandas como chamariz para vendas.

O projeto das arquitetas Fernanda Borio e Mariana Stockler privilegia o ambiente com características aconchegantes. Segundo as arquitetas, o desejo dos moradores era criar ambientes modernos, úteis e sóbrios. A ideia partiu da criação de um espaço bem grande, onde pudessem reunir juntos todos os membros da família. O projeto fica em Curitiba, cidade paranaense conhecida por suas temperaturas amenas, o que casa muito bem com o uso das lareiras.

Veja na próxima página as vantagens do uso da lareira na decoração.

Vantagens

Como principal vantagem da lareira podemos destacar o equilíbrio entre funcionalidade e luxo. Afinal, além de aquecer os ambientes, também pede adornos e utensílios charmosos que quase sempre a acompanham com muita classe. Candelabros, porta-retratos e molduras diversas fazem uma combinação perfeita com as lareiras.

Engana-se quem imagina que sua instalação esteja restrita à sala de estar. Hoje é cada vez mais comum ver residências em que ela compõe ambientes em diversos cômodos, como quartos e escritórios. Quem quiser ter uma lareira em um apartamento, porém, deve ficar atento Ela deve estar prevista na planta do imóvel, já que não é possível instalar após o início das obras, pois os dutos de exaustão não podem ser adicionados depois deste período.

Antes de optar por esses verdadeiros ícones é preciso levar em conta o clima da cidade onde vive, que deve ter estações bem definidas ou que tenda, obviamente, às temperaturas mais baixas.

Para compor as paredes e a lareira do projeto acima, a arquiteta Daniela Barranco usou o revestimento de travertino navona resinado, que garantiu um ar contemporâneo para o ambiente. Os tons preto e cappuccino foram escolha da arquiteta para deixar o cômodo mais masculino, tendo em vista que o projeto foi pensado para um homem separado que trabalha com tecnologia e gosta de design.

Veja na próxima página os modelos de lareiras oferecidas no mercado.

Modelos disponíveis

Os materiais usados na construção de lareiras são os mais diversos e a escolha acaba afetando no preço, que pode variar entre R$ 500,00 e R$ 15.000,00 reais. As mais comuns são as de alvenaria com aço, em ambientes internos, ou as de ferro e aço, caso sejam externas.

As lareiras mais sofisticadas são as salamandras, que remetem ao estilo colonial. Vale destaque para uma característica diferenciada: elas operam com uma porta de vidro que durante a utilização permanece fechada, trazendo como consequência uma entrada mais restrita de oxigênio, que faz com que a temperatura de queima seja mais baixa e que haja um consumo de lenha menor. Em outras palavras, as salamandras têm rendimento maior do que as lareiras convencionais abertas. Além disso, algumas possuem galerias de circulação de ar que proporcionam um acréscimo de calor ao ambiente em que se encontram instaladas.

Já as elétricas possuem um aspecto mais moderno e são ideais para ambientes fechados, pois não produzem fumaça. Na decoração, combinam com quase tudo, já que não requerem tendências.

Segundo a arquiteta Calina Mussi, a concepção do projeto acima baseia-se nos tons terrosos, tecidos aconchegantes e de fácil manutenção, para proporcionar aos moradores um cômodo sofisticado e ao mesmo tempo prático. A lareira foi revestida em mármore na lateral e madeira na parte inferior e superior.

Como as grandes estrelas de cinema, a lareira deve ser bem tratada. Se for usada com certa frequência, a manutenção precisa ser mais cuidadosa. Mas não exagere, afinal, o aspecto "sujo" ocasionado pela fumaça faz parte do charme e da cena disposta para o set da vida real.

Saiba como montar uma decoração rústica.

Tags:

Comentários


  • 24 de março de 2012 às 00:00
    Lareira como decoração num país tropical como o Brasil? Que coisa de "emergente" brega, hein?
  • 17 de abril de 2012 às 00:00
    brega é vc beto..por que aqui no sul usamos e muito a lareira e o sul se vc nao sabe é no brasil..e fica um charme as casas com elas..abraços
Ir para o topo