Lareira em casa nem sempre exige projeto

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Aconchego para o inverno

Se você mora em uma região de clima frio ou pretende dar um tom mais aconchegante para sua casa no inverno, uma lareira é um item que pode ajudar muito. Atualmente, a instalação de um equipamento deste tipo pode ser feita sem projeto e reforma na residência, caso você opte por ter um modelo portátil movido por eletricidade ou etanol.

A arquiteta Nanci Fleury, diretora da K3 Imports, importadora de lareiras, explica que apenas os modelos tradicionais, alimentados por lenha ou gás, necessitam obrigatoriamente da elaboração de um projeto para orientar sua implantação.

"As lareiras portáteis a etanol e as elétricas podem ser utilizadas sem nenhum tipo de projeto, pois são peças que não precisam de dutos de exaustão de gases. Lareiras comuns e a gás necessitam de projetos, pois há necessidade do duto de exaustão e, para o caso das lareiras a gás, às vezes também é necessário a aprovação pela concessionária fornecedora de gás", ressalta.

Para ter uma lareira tradicional em casa, o primeiro passo é procurar um profissional de arquitetura para projetar a adequação do espaço que vai recebê-la. Qualquer ambiente pode abrigar uma lareira, mas é preciso ter em mente que o local deve ter uma passagem de ar que promova a renovação dos gases, pois a combustão que gera o fogo consome oxigênio e promove o ressecamento ao ar do ambiente.

"As lareiras com fogo real precisam de cuidado especial para se evitar acidentes, como queimaduras e incêndios. Além disso, crianças não devem ser deixadas sozinhas em ambientes onde haja fogo real", complementa a arquiteta Nancy.

Hoje em dia todo tipo de material de construção é empregado na construção de lareiras, mas para aquelas que produzem fogo real, é obrigatório que a matéria-prima seja refratária, ou seja, tenha capacidade de resistir ao calor sem se alterar.

Lareiras portáteis e ecológicas

As lareiras portáteis são a melhor escolha para quem não está interessado em fazer alterações na estrutura do imóvel. O modelo acima é um exemplo de portabilidade. Feita em concreto e vidro, com desenho similar a uma jarra ou vaso, tem capacidade para um litro de combustível, equivalente a três horas de funcionamento e, pelo formato compacto, adequa-se a vários tipos de espaço.

Além de poderem ser trocadas de ambiente, ou simplesmente encaixotadas e guardadas durante o verão, também é possível chamar estas lareiras de ecológicas, pois utilizam como combustível o álcool, que é um produto renovável. Ao contrário das elétricas, que são compostas por aquecedores, os modelos movidos a etanol possuem queimadores internos.

A arquiteta Nancy Fleury comenta que muitas pessoas têm optado por instalar queimadores alimentados por álcool em seus projetos personalizados para substituir o uso da lenha. As lareiras a álcool no geral tem uma capacidade de aquecer locais com 20m² para cada queimador de 1,5 litros. As elétricas são dimensionadas de acordo com a potência de seus aquecedores, mas em geral são utilizadas eficientemente em ambientes de 25 a 30 m².

Lareira movida a álcool

A Lareira L-Shape, da Planika Fires, é outro exemplo de modelo portátil a álcool. É feita em madeira carvalho e vidro. O recipiente de combustível interno tem capacidade para até dois litros de álcool, quantidade suficiente para que a lareira funcione por oito horas. Ao contrário das movidas a lenha, não precisa de chaminé, pois não produz fumaça nem fuligem, assim como todas as lareiras alimentadas a energia elétrica, gás e etanol.

Mais modelos portáteis

A Artfire é uma fabricante com tecnologia própria de lareiras ecológicas. O modelo na imagem acima pode ser afixado na parede (vem acompanhado de um sistema de fixação apropriado) ou colocado no chão. A chama é alimenta por álcool líquido comum (92,8°).

Lareira portátil e ecológica

Também da Artfire, as lareiras da linha Mobile, como a da foto acima, podem ser colocadas sobre qualquer superfície, como mesas de madeiras, vidro, tampos diversos, tapetes e pisos. Também podem ser encontradas com design curvo.

Lareira com tela de LCD

Este modelo, da K3 Imports, é totalmente elétrico e possui uma tela de LCD que simula a imagem de chamas, cuja intensidade pode ser regulada por um controle remoto. Como é movida a energia elétrica, não emite fumaça, gases e nem precisa de instalação, basta ser posicionada no ambiente ou em projetos personalizados. Segundo a importadora, é capaz de aquecer um espaço de 25 m² em 20 minutos.

Para completar sua sala, escolha o melhor sofá.

Tags:

Comentários


  • 15 de junho de 2011 às 00:00
    COMO FAÇO PARA OBTER OS TELEFONES DE QUEM PROJETA ?? GRATA
  • 21 de agosto de 2011 às 00:00
    Adorei as lareiras ecologicas portateis, onde posso comprar???Gostei muito da que parece um vaso. E a fixa na parede aquece um ambiente de que tamanho??? Grta
Ir para o topo