Lustres e pendentes ressaltam iluminação

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá, amigos, uma boa iluminação é tudo, não é mesmo? Separei algumas opções clássicas e modernas para se inspirarem. Apreciem.

O sucesso da iluminação embutida não extinguiu o uso de luminárias pendentes nos projetos de decoração. O glamour evocado pelos lustres ainda faz muitos arquitetos e designers escolherem essa peça para dar um toque clássico ao ambiente.

O lustre de cristal à Luis XV compete com modelos de formas e materiais variados. A designer de interiores Roberta Devisate agregou sofisticação ao estilo rústico na escolha do par de lustres Lindsay, da linha "Beach and Country", para compor a sala de jantar acima.

Segundo Devisate, as peças exploram o pé direito de seis metros e vinte centímetros do ambiente, além de serem inusitadas pela rusticidade da madeira que reproduz chifres e pelas mangas que remetem aos candelabros clássicos. O efeito final trouxe uma luz suave, difusa, leve e elegante e a peça é composta por doze lâmpadas tipo vela.

 Lustre de madeira na sala de jantar

O lustre é bem-vindo em qualquer ambiente da casa, mas é preciso observar se o pé direito é adequado à altura da peça para que seja possível notar os detalhes e efeitos da luminária sem atrapalhar a circulação. Em uma sala de jantar, a designer aconselha um espaço mínimo de 70 centímetros entre o tampo da mesa e o lustre.

Ela acrescenta que é fundamental observar o efeito que o lustre oferece quando está aceso e avaliar efeitos de sombreamento, ofuscamento e a suficiência da luz para uma determinada função. Se o objetivo for apenas decorativo, pode ter uma luz mais pontual e de destaque. Muitas vezes juntar várias peças de pequenas proporções funciona tão bem quanto uma única peça de grande formato.

Lustres de cristal e metal

No projeto da arquiteta Maximira Durigan, o living e a escadaria que dá acesso a ele receberam lustres de cristal suntuosos.

 Lustre em quarto de casal

O brilho do lustre de cristal se destacou no quarto de casal onde predominam cores sóbrias. "Não existem regras que não possam ser quebradas, e com tantas opções podemos até mesmo usar um clássico numa decoração supermoderna, criando um contraste", indica Elaine Delegredo, arquiteta autora do projeto em parceria com Luciana Correa.

À direita, um modelo de lustre da Cecilia Dale. De origem asiática, a peça é feita de metal e cristal e contém oito lâmpadas.

 Lustres

Acima, da esquerda para a direita, o lustre Nantes de ferro cromado, o lustre Hampton de metal e cristais e o lustre Cris de ferro galvanizado, vidro e linho.

Pendentes

Pendentes também podem iluminar seu ambiente com muito estilo. Para decorar e iluminar a biblioteca acima, o arquiteto Fabricio Forg aproveitou canoplas de lustres para criar pendentes com pele sintética.

 Pendentes

A peça à esquerda é de vidro soprado e metal e está disponível nas cores preta transparente, cromo, branco ou cinza. À direita, o pendente de origem italiana feito em steelflex.

 Pendentes

Acima, pendentes revestidos de tecido. À esquerda, o modelo com estrutura de alumínio possui cúpula de tecido off White com tela e cetim. Em tamanho menor, o pendente à direita com cúpula trançada uma a uma com seda. O trançado é propositalmente irregular, com espaços abertos, para que a lâmpada produza frestas de luz. A peça tem estrutura de alumínio fosco, fechamento em vidro temperado fosco e cúpula trançada com barbante de algodão azul petróleo e sedas nas cores ocre, preto, verde água e vermelho.

 Pendentes

Existem modelos de pendentes feitos de papel. À esquerda, o modelo em papel japonês Washi. Já a peça à direita foi revestida de papel vegetal.

Tags:

Comentários


  • 8 de maio de 2012 às 00:00
    VI ESTA FOTO E UMA CLIENTE FICOU INTERRESSADA ,ONDE ENCONTRAR SEU REPRESENTANTE ALGUMA INFORMAÇÃO...
  • 26 de abril de 2013 às 00:00
    Seu Blog é maravilhoso Parabéns.
    Tem um site com cadeiras maravilhosas e o mais importante ergonômica ideal para pessoas que ficam sentado mais de 8h por dia, ideal para você!

    http://www.moln.com.br
  • 28 de outubro de 2013 às 00:00

    Prezada,
    Onde podemos adquirir o lustre descrito abaixo.
    O lustre de cristal à Luis XV compete com modelos de formas e materiais variados. A designer de interiores Roberta Devisate agregou sofisticação ao estilo rústico na escolha do par de lustres Lindsay, da linha "Beach and Country", para compor a sala de jantar acima.

    Grato,

    Elias.


Ir para o topo