Mix estampas na decoração

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Dicas para misturar estampas sem medo de errar

J. Vilhora

Legenda: Listras e geométricos compõem o ambiente da arquiteta Andreia Carla Médice
Legenda Alt:Sala de estar colorida
Crédito: 

O mix de estampas, também conhecido como composé, não é mais uma exclusividade das passarelas de moda, ele é também uma forma interessante de dar toque diferenciado à decoração quebrando a monotonia nos ambientes. Quer dar esse toque ao seu cantinho? Então confira algumas dicas abaixo, escolha as suas e decore.

Misturando sem medo de errar

Divulgação

Legenda: Listras são fáceis de combinar. A Ark2 arquitetura apostou nessa estampa.
Legenda Alt: Varanda
Crédito: 

- O primeiro ponto a ser levado em consideração e que ajuda muito para que a mistura de estampas dê certo é perder o medo! Teste sem "pré-conceitos" e descubra novas combinações que se equilibrem.

- Com uma base neutra, a chance de a combinação dar errado é menor, essa é uma boa tática para começar e ir aumentando a quantidade de estampas gradativamente.

- É importante que as estampas escolhidas estejam de acordo com a proposta geral do ambiente, por exemplo, se o ambiente é romântico, procure não ousar nas figuras geométricas grandes.

- Uma boa dica para não errar ao mixar as estampas, é utilizá-las sempre na mesma linha de cores, não necessariamente do mesmo tom, elas podem sim variar do claro ao escuro. Dessa forma dá para utilizar até mais de dois tipos de padronagens no mesmo ambiente.

- Se o ambiente tiver detalhes vibrantes, opte pelas estampas de tons neutros, e vice versa.

- Comece pelas estampas em tecidos, como almofadas, mantas e roupas de cama, e com o tempo vá aderindo em outros objetos maiores, como poltronas, paredes, quadros, etc...

- Faça o mix de estampas sempre com tamanhos próximos, não utilize, por exemplo, um floral grande com xadrez pequeno.

- Para quem é mais clássico em relação ao uso de estampas, uma boa escolha são as listras, pois essas combinam com qualquer outra, são elegantes e nunca saem de moda.

- As listras horizontais dão sensação de amplitude lateral, enquanto as verticais aumentam a sensação de altitude. Como regra geral, quanto maior o espaço, mais amplas devem ser as listras na parede.

- Uma dica na hora de fazer o mix com animal print, sem deixar o ambiente pesado, é a moderação. Por isso, invista em detalhes isolados da decoração, como uma poltrona, um pufe, tapete, almofadas, abajur ou até mesmo um quadro na parede.

- As estampas florais são ótimas para pequenos detalhes da decoração, como abajur, almofadas e roupas de cama. Os motivos florais geralmente não combinam entre si, portanto aposte em um único estilo em cada ambiente.

- As formas geométricas nos permite escolher dentro de grande variação de estilos. O importante é levar em conta a forma do próprio ambiente para que combine.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo