Objetos que atraem prosperidade segundo o feng shui

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá, amigos, a harmonização das energias é um dos pilares que sustentam a filosofia oriental. Seguindo esse conceito os chineses criaram há cerca de 2000 anos o Feng Shui, uma técnica para harmonizar a energia dos ambientes. A base da técnica está ligada ao modo como as construções afetam a vida das pessoas nos lugares onde elas trabalham e moram. Tudo depende do que a pessoa busca. É basicamente a correlação entre a vida e o ambiente.

Projeto da arquiteta Calina Mussi

Projeto da arquiteta Calina Mussi

O feng shui vem com o propósito de neutralizar as energias negativas, apontar a influência do ambiente na vida das pessoas e o que pode ser feito para melhorá-la através da identificação e solução dos pontos positivos e negativos.

O projeto acima teve como inspiração a madeira, a terra e a pedra. As paredes foram revestidas em madeira e mármore tendo como tons predominantes os terrosos. O projeto luminotécnico trouxe luzes indiretas para conforto e aconchego, enquanto os cristais conferem sofisticação ao ambiente. O uso da madeira escura nos ambientes amplos e bem iluminados proporcionou sensação de conforto para quem frequenta a casa.

Elementos conhecidos como remédios para o feng shui

Cinco elementos utilizados pelo feng shui que são tratados como remédios pela a técnica são a terra, a água, o fogo, a madeira e o metal, mas não há necessidade de usar o elemento em si na decoração dos ambientes, mas algo que se compare a sua capacidade vibracional. Exemplo: não é preciso usar terra para representar o elemento. Ela pode ser substituída por um tampo de mármore ou granito, que são elementos extraídos do interior da terra. As soluções de feng shui são simples e quase sempre não são aparentes.

Vale lembrar que não há mágica por trás do feng shui, não adianta espalhar os elementos pela casa e ficar sentado esperando que a prosperidade bata à sua porta ou que alguém ligue oferecendo o emprego dos sonhos. A disposição dos objetos no ambiente não é perpétua, pois o feng shui funciona em ciclos que variam de um a 20 anos.

A cada novo ciclo anual, iniciado sempre no dia quatro de fevereiro, uma nova característica energética interfere no ambiente. "É importante saber onde colocar e também quando retirar os objetos daquele ambiente", ressalta.

A avaliação de um ambiente segundo o feng shui é feita através do estudo da planta baixa, data de nascimento, onde os moradores vivem e quais problemas estão enfrentando. Com essas informações o consultor perguntará quais são os pontos que eles gostariam de melhorar e somente após isso o relatório com as sugestões de mudanças é elaborado.

Adaptações modernas

Ponto comum defendido pelos arquitetos consultados, a arrumação, organização e limpeza devem se levados em consideração. Como a técnica está ligada a água, o uso de fontes é uma boa dica, principalmente se estiver no lugar destinado a espiritualidade, pois a água ajuda a filtrar as energias. Outra opção é usar objetos em tons dourados.

Tons terrosos é uma boa alternativa, preferencialmente o amadeirado. Plantas, de preferência naturais, ajudam a renovar a energia do ambiente. É importante também acabar com a desordem visual organizando muito bem os objetos.

Quanto aos objetos decorativos, objetos em madeira, metal e dourados devem ser explorados, mas vale lembrar que não se deve entulhar o ambiente. Os quartos são ambientes de descanso e portanto não devem ser sobrecarregados. A cozinha tem uma ligação muito forte com o feng shui, pois o fogo é um grande representante da prosperidade.

O feng shui é um balizador e seu uso não deve ser feito de forma radical. Segundo as fontes consultadas, é importante harmonizar as técnicas do feng shui com o que traduz o modo como cada um leva a vida. A harmonização visa facilitar o equilíbrio para lidar com o dia a dia.

Continue lendo sobre decoração e o feng shui para os relacionamentos.

Fontes: Raul Soroa, consultor e estudioso do feng shui;  Eduardo Wolf - arquiteto; Calina Mussi - arquiteta.

Tags:

Comentários


  • 23 de julho de 2010 às 00:00
    Aham...e seu fizer tudo isso e nada dar certo jogo tudo no lixo??

    Parece papo de religião..fica ae rezando que cae do céu....
    Quem não procura o que quer....deixa o que quer não encontrar quem procura.
  • 23 de julho de 2010 às 00:00
    Cacilda. Quanta besteira. Só cérebro de minhoca loira para acreditar. Puro lixo! (2)
  • 23 de julho de 2010 às 00:00
    Gosto muito do assunto, só q há muito tempo estou desempregada, tenho 56 anos e cuido da minha mãe q tem 85 anos, tenho muitos problemas, gostaria de receber dicas de custo muito baixo para q eu possa ser beneficiada.
    Grata pela atenção
    Zuzu
  • 23 de julho de 2010 às 00:00
    Adoro feng shui! www.floraisonline.net
  • 24 de julho de 2010 às 00:00
    TUDO É UMA QUESTÃO DE ACREDITAR,ESSES QUE FALAM QUE É UM LIXO É PORQUE SÃO POBRES DE ESPÍRITO,AFINAL É MAIS FÁCIL CRITICAR DO QUE AJUDAR.AS MÚSICAS REFERENTES AO FENG SHUI SÃO ÓTIMAS.
  • 24 de julho de 2010 às 00:00
    E tem mais: Bato no tambor para fazer chover e Buzino para o farol (semáforo) abrir (ficar verde)!
  • 24 de julho de 2010 às 00:00
    Acho lamentável que ainda se divulgue tanta superstição e decoração de ambientes como "feng shui". Inventaram um monte de bobagens para vender quinquilharias e pessoas de boa vontade, como a equipe que produziu o material, caem como patos. Gente, vamos estudar um pouco mais o feng shui chinês, saber do que ele trata, como funciona sua filosofia. Vi comentários falando em "fé", que é o que se entende ao ler textos equivocados como este. Não se precisa ter crença alguma, pois feng shui lida com ENERGIA, exatamente (e seguindo as mesmas leis) da ACUPUNTURA. Ou vocês penduram esferas facetadas no pescoço para tirar a dor de cabeça??
  • 24 de julho de 2010 às 00:00
    acredito e concordo plenamente com os comentarios de Alessandro (principalmente,muito bem explicado) Carolina, Marco Antonio e Jorge porque é uma realidade que muita gente não consegue ver, o Universo (ou como voces queiram chamar) devolve exatamente aquilo pensamos e criamos mentalmente.
    na minha opiniâo o fen shui e um modo de melhorarmos e transformamos as nossas energias negativas para positivas
  • 24 de julho de 2010 às 00:00
    VOCES VIRAM A BELEZA DA BBEL ? POIS ACHO ELA A MAIOR GATA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    BEM - ACHO QUE TODAS AS PESSOAS SENSÍVEIS - GASTAM DOS SÍMBOLOS QUE FORAM MOSTRADOS - MAS GOSTARIA DE CHAMAR A ATENÇÃO PARA UM DADO QUE ACHO INTERESSANTE - TODOS OS SÍMBOLOS E INCLUSIVE A BBEL É UM , REFLETEM LIMPEZA - SÃO COISAS BONITAS PORQUE LIMPAS - OLHEI ESTE SITE PORQUE NÃO TINHA O QUE FAZER NESTE SÁBADO DE MANHÃ - APROVEITEI BASTANTE - ESPERO ENCONTRAR UM PRISMA - PEDRAS GANHEI DA MINHA AMIGA SILA - ESPELHOS E MESAS VOU COMPRAR - MAS PRISMA ? NÃO SEI ONDE ACHAR . VOU PROCURAR UM GRANDE .......bbel - voce é linda ......................
  • 24 de julho de 2010 às 00:00
    Como escreveu o Alessandro, independente de religiões..o Universo é energia pura e tudo capta essas energias até nossos pensamentos, somos aquilo que pensamos..e tem uma frase muito conhecida por todos que dia" ajuda que te ajudarei",e a pratica do feng shui, é maravilhosa eu acredito muito, na minha casa não falta um espelho na porta de entranda, pois todos que entram se olham e se tem alguma coisa que não é legal, eles deixam refletidos no espelho..e a cada 6 meses eu troco o espelho..podem acreditar nada que prejudique só pode ajudar..ou vc não sente arrepios..acha que isso é do nada..?????????
  • 24 de julho de 2010 às 00:00
    Adoro e acredito queria se possivel colocar coisas que podemos fazer em casa.um abraço
  • 24 de julho de 2010 às 00:00
    Adoro feng shui acredito na energia que o universo traz, e na sintonia que temos com Deus e o universo , pois o universo é energia a vida é energia , vibração e o pensamentos e sentimentos independe da religiao que acreditemos ela está dentro de nos.
  • 24 de julho de 2010 às 00:00
    Não meus caros, o simples fato de usar o feng shui não vai fazer você ficar rico e muito menos milionário; não vai trazer mais sorte, nem vai diminuir suas dívidas. Veja bem, O SIMPLES FATO DE VOCÊ USAR O FENG SHUI. Para dar certo vc precisa acreditar e botar fé (e lógico, nada cai do céu, ir atrás do seu é um passo importante). Mas as energias estão por aí, em todas as partes, quer acredite ou não. Mas se não acreditar nisso tudo, ignore. Simples assim.
  • 24 de julho de 2010 às 00:00
    ACHO O ASSUNTO INTERESSANTE, HÁ MUITOS MISTÉRIOS QUE AINDA NÃO FORAM REVELADOS, DISCORDO COM QUEM POSTOU QUE ISSO É UM MONTE DE LIXO, TUDO DEPENDE DA FÉ DA PESSOA. SE VOCE NÃO FICA SE LAMENTANDO DE TUDO OU SE ENTREGA PODE TER CERTEZA QUE SUA VIDA SERÁ MELHOR. NEGATIVISMO SÓ ATRAE COISAS RUINS. SE VOCE JOGAR UMA BOLA PRETA CHEIA DE DOR, RAIVA E TRISTEZA PARA O UNIVERSO ELE TE DEVOLVERA UMA BOLA PRETA, TENTE JOGAR UMA LINDA BOLA AZUL, CHEIA DE FELICIDADE, AMOR, PROSPERIDADE E VEJA O QUE ACONTECE.

    MARCO ANTONIO M. SABINO
  • 24 de julho de 2010 às 00:00
    A PRINCÍPIO EU NAO ACREDITAVA NO FENG SHIU ATÉ QUE UM GRUPO DE CHINESES COMPROU UM SHOPPING "MICADO" NA MINHA CIDADE E UTILIZOU SEUS ENSINAMENTOS EM TODO O LOCAL. DE UM SHOPPING JOGADO AS MOSCAS, SEM NENHUMA LOJA IMPORTANTE ALI BEM COMO UMA CLIENTELA ABAIXO DA CLASSE "Z", O ESTABELECIMENTO SE TRANSFORMOU NO MELHOR SHOPPING DA CIDADE COM DIVERSAS MARCAS DE RENOME INCLUSIVE DE SAO PAULO E DO RIO E É AGORA FREQUENTADO POR VARIAS PESSOAS DE ALTO PODER AQUISITIVO E O SHOPPING NÃO PARA DE CRESCER. E ISSO NINGUÉM ME CONTOU: TODOS OS QUE MORAM AQUI VIRAM A MUDANÇA E COMENTAM O ASSUNTO.
  • 30 de novembro de 2010 às 00:00
    O FENG SHUI é muito importante na vida de pessoas inteligentes e que valorizam o ato de viver plenamente. Os preguiçosos e pessimistas não utilizam essa cultura milenar porque ainda não descobriram a sua verdadeira essência. Coitados, como descobri-la, se não tem sequer coragem de estudar e se aprofundarem no assunto?. Parabens aos que acreditam e sabem se harmonizar no seu dia-a-dia.
  • 30 de novembro de 2010 às 00:00
    adoro o feng shui, procuro utilizá-lo em minha residência....
  • 30 de novembro de 2010 às 00:00
    De uns tempos para cá, uns 07 anos, percebi minha vida muito confusa e estagnada. Tenho um quadro na sala uma pintura de um eclipse na sala, que ganhei de um ex-namorado e agora sinto uma energia não muito boa. Gostaria de saber como aplico o feng shui na minha casa. Minha planta é normal, minha casa é um quadrado , quatro cantos e pequena com 100 m2, começando na porta de entrada na sala e finalizando na cozinha. Por favor me ajudem..
  • 21 de janeiro de 2011 às 00:00
    Devo lhe dizer que conheco o Feng Shui a exatamente uns 7 (sete) anos e tudo que faco na minha vida tenho que aplicar essa tecnica, seja no carro, no trabalho e em casa. Minha irma Ruth, estuda arquitetura com meu sobrinho Christian e nos AMAMOS, LEMOS, PRATICAMOS DIARIAMENTE a tecnica. Coleciono os artigos e digo que funciona MESMO. E maravilhoso, nossas vidas mudaram acredite pois e maravilhoso e Adoro pessoas sabias como o Franco Guizzeti que sou fa dele. Alias esse cara e 9 porque so Deus e 10. Um abraco, Sarah Patricia de Rio Branco-Acre
  • 9 de março de 2011 às 00:00
    acredito e gosto do assunto ja estou mudando tudo na minha casa parabens
  • 29 de setembro de 2011 às 00:00
    Adorei, eu uso este tipo de decoração no meu local de atendimento e sempre deu certo, inclusive para proteção espiritual, porque faz as energias circularem melhor pelo ambiente,
    luz
    Márcio Magalhães
  • 20 de abril de 2012 às 00:00
    pesquisar
  • 27 de abril de 2012 às 00:00
    essa é para o rodrigo abestado,você acha que cérebro é diferente por causa da cor do cabelo seu preconceituoso ignorante
  • 26 de julho de 2012 às 00:00
    ahh se os problemas do mundo estivessem reduzidos a solucoes simples assim... o ser humano ama uma facilidade.. rssss
  • 26 de julho de 2012 às 00:00
    Não entendi pq falaram que não diz nada sobre os objetos. Nas páginas 2 e 3 ele fala sim!
  • 26 de julho de 2012 às 00:00
    Não disse o que a chamada da reportagem prometeu, quais os objetos ?! perdi meu tempo.
  • 26 de julho de 2012 às 00:00
    Vale salientar que é importante as cores dos peixes utilizados no aquário, nunca use peixes roxo funeral ou pretos, procure evitar montar seu aquário numa sexta feira 13. Após a montagem de tres pulinhos. Sua vida vai ser outra, acredite!
  • 26 de julho de 2012 às 00:00
    Desculpem, mas nem a chamada do UOL, nem o título da matéria correspondem ao verdadeiro conteúdo do texto. Me fizeram perder tempo. Foi a primeira vez que entrei no site e fiquei com péssima impressão. Que pena...
  • 26 de julho de 2012 às 00:00
    Perfeita a explanação do assunto. Infelizmente muitos não acreditam nas energias que nos envolvem. Eu, como adepto e terapêuta de Medicina Chinesa só posso parabenizar todos os envolvidos nessa matérias, pela clareza no momento de redigí-la, tornando um assunto complexo mais facil de ser compreendido pelas pessoas que não tem domínio acerca da Filosofia Oriental. Meus parabéns!
  • 12 de agosto de 2012 às 00:00
    feng shui é tudo de bom , mas so as pessoas elevadas espiritualmente podem entender a magnitude dessa filosofia e arte milenar.
    Existem os animais, os seres humanos e as pessoas iluminadas, infelizmente a grande maioria das pessoas ainda são "animais" ainda nao conseguiram chegar nem a categoria de raça humana, imaginem se vão perceber do que realmente trata o feng shui. continuem a escrever sobre o assunto.
Ir para o topo