Os grandes ladrões de energia em casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Segundo o Feng Shui, rachaduras, objetos sem uso, fios elétricos e vidros quebrados podem ser perigosos para a energia em casa.

Ao aplicar o Feng Shui, uma questão muito importante deve ser levada em conta. Os "ladrões de energia", responsáveis pela fuga ou perda da Energia Vital (CHI) dos ambientes, devem ser "curados" para que o local e seus ocupantes não fiquem desvitalizados.

Fazendo uso da intuição e observação, facilmente identificamos alguns dos ladrões de energia mais comuns. Importante lembrar que tudo em um ambiente, quer seja de trabalho ou de moradia, deve estar sempre em ordem, livre de coisas quebradas ou inúteis e de aparelhos que não funcionam.

Vamos enumerar aqui alguns dos ladrões de energia mais comuns e suas curas, ou soluções, de acordo com os princípios do Feng Shui. Veja na próxima página o que rachaduras, ralos e vidros de janelas quebrados podem trazer para a energia do ambiente.

Problemas na estrutura da casa

Rachaduras

Esta é uma das patologias residenciais mais perigosas. As trincas sinalizam que algo está ocorrendo. Este é o momento de investigar a origem do problema e solucioná-lo. As rachaduras profundas são realmente importantes, pois promovem fuga de Energia Vital (CHI). Por este também ser um problema de estrutura, consulte rapidamente um especialista para solucionar a questão estrutural e faça a vedação total da rachadura.

Vidros de janelas quebrados

Para o Feng Shui, as janelas são barreiras sutis que mantêm a Energia Vital (CHI) dentro do ambiente. Uma janela com vidros quebrados promove a fuga desta energia por estes buracos. Não deixe de maneira nenhuma janelas quebradas em sua casa. Isso vale também para vidros trincados.

Banheiros

O banheiro merece um cuidado especial, pois ele é tido como um grande ladrão de energia CHI. O banheiro é programado para retirar as impurezas do corpo através dos encanamentos. Para o Feng Shui, toda vez que se dá a descarga do vaso sanitário ou que a água do banho vai pelo ralo, a Energia CHI que está no local é também sugada para fora do banheiro pelos canos. Manter a porta do banheiro sempre aberta, também faz com que a energia da casa seja sugada.

O fator importante e que deve ser levado em conta é que o elemento predominante no banheiro é a água, que tem polaridade Yin, ou seja, negativa. Desta maneira, a energia tem muito mais facilidade de descer do que de subir,"empurrando" a energia CHI para fora da casa.

Algumas curas podem ser aplicadas:

  • Manter sempre as portas de todos os banheiros fechadas.
  • Manter a tampa do vaso sanitário sempre fechada e os ralos tampados.
  • Usar plantas, de preferência que cresçam para cima.
  • Compor a ambientação com objetos, toalhas e tapetes de cor amarela ou tons terra, que irão impedir a perda de energia.
  • Manter o banheiro sempre ventilado, organizado e limpo.

Confira na página seguinte mais dicas para neutralizar energias negativas dos ambientes.

Bagunça

Pontos de luz e fios elétricos

Frequentemente existem ambientes com interruptores sem os espelhos, extensões com emendas e sem proteção ligando aparelhos elétricos, além de uma grande quantidade de fios emaranhados, principalmente em computadores.

Para o Feng Shui, os fios elétricos são capazes de conduzir também a Energia Vital dos ambientes devendo sempre estar devidamente isolados e com proteções, assim como os interruptores e tomadas que precisam estar sempre com os espelhos de acabamento e proteção. Além de evitar acidentes, evita também que o CHI seja sugado e perdido.

Desordem

Quem nunca ouviu a expressão "eu me acho dentro da minha bagunça"? Pode ser até que você se "ache", mas a Energia Vital de seu ambiente jamais encontrará o caminho a seguir em meio a papéis velhos, objetos empilhados, sujeira e falta de espaço. Com um mínimo de ordem, seu ambiente ficará mais equilibrado e tudo, inclusive seu bem-estar e criatividade, terão mais clareza e fluirão melhor e mais rapidamente.

Coisas inúteis

Muitas vezes nos deparamos com aquela necessidade incrível de limpar nossos armários nos livrando de roupas, sapatos e acessórios velhos, fora de moda ou que não servem mais. Sem termos consciência, estamos sentindo a necessidade de movimentar a Energia Vital em nossos ambientes e consequentemente, em nossas vidas. Jamais mantenha em casa qualquer objeto que não tenha utilidade para você, pois ele ficará parado por muito tempo, gerando um grande perigo: o da energia estagnada. Abra espaço em seu ambiente, não somente em seu armário, para coisas novas e importantes e elas virão. Você vai perceber que aquilo que não tem mais utilidade para sua vida, pode ser muito importante na vida de outra pessoa e, assim, a energia se movimenta e se recicla.

Pegue aquela velharia que você guardava e nem sabia direito por que razão limpe, cuide e embale como se fosse algo muito valioso. Transforme a energia daquele objeto e só aí faça uma doação. O maior beneficiado será você.

Lareiras

Para quem tem lareira em casa, a atenção deve ser redobrada. Tão agradáveis no inverno e muito decorativas, as lareiras, quando não estão sendo utilizadas no resto do ano, são grandes sugadores de energia pela boca da chaminé.

Existem várias maneiras de aplicar a cura nestes espaços tornando-os mais belos e evitando a perda do CHI. Explicaremos agora as maneiras de decorar as lareiras de acordo com cada Baguá (que são representações de áreas importantes da vida de uma pessoa).

Para uma lareira na área do trabalho use objetos escuros ou pretos e transparentes, fazendo alusão ao elemento água e formas orgânicas.

Para uma lareira na área da espiritualidade utilize objetos de cerâmica, formas quadradas e retilíneas, cores em tons terra, amarelados, azuis e violetas, velas, imagens de santos ou qualquer objeto religioso.

Para uma lareira na área da família priorize objetos em madeira, cores esverdeadas, formas orgânicas, plantas, objetos, fotos e heranças de família>

Para uma lareira na área da prosperidade decore com objetos de madeira, objetos que se movimentem, formas orgânicas, cores em tons de azul, vermelho e púrpura.

Para uma lareira na área do sucesso use objetos brilhantes, cor em tons de vermelho e formas triangulares.

Para uma lareira na área dos relacionamentos utilize objetos em cerâmica, formas retilíneas, cores em tons de rosa, vermelho e branco, e objetos em pares.

Para uma lareira na área da criatividade escolha objetos em metal, formas circulares e ovalares, e cores em tons pastel.

Para uma lareira na área dos amigos favoreça objetos em metal, as cores cinza, preto e branco, formas arredondadas e lembranças de viagens.

Veja mais dicas para organizar sua casa de acordo com o Feng Shui e melhorar seus relacionamentos.

Tags:

Comentários


  • 4 de janeiro de 2012 às 00:00
    Adorei as dicas deste site e, gostaria de receber mais tópicos relacionados a Feng Shui. X

    Grata!!!

    LuciTCOliv
  • 4 de janeiro de 2012 às 00:00
    Interessante.
  • 8 de janeiro de 2012 às 00:00
    Lana, vc. é "demais: escreveu: "religiosidade também é muita ignorância e limitação mental, mas(...) não estou criticando o seu Jesus Cristo". Qdo digo que vc é demais, é pq parece ter algum problema para discernir. Se considera a religião uma ignorância e limitação mental, onde NÃO ESTÀ A CRÍTICA? Procura respeitar, pelo MENOS, a "maioria dos habitantes da terra", que têm uma religião. Te aconselho procurar uma, pq "esse teu "deus" não vai te ajudar em nada.
  • 8 de janeiro de 2012 às 00:00
    Quer dizer então que aqueles templos enormes, construidos com o dinheiro doado normalmente por quem nem tem o que colocar em casa, ouvindo um falso profeto dizer no palco que Deus não quer o dinheiro dos ricos, mas sim dos pobres - quem quase não tem o que oferecer - pois estes sim receberão o reino do Céu...é uma verdade absoluta. Cada uma que se vê...Se você crê em Jesus...siga-o, e respeite quem queira crer em outras coisas...ou às vezes em ambas.
  • 8 de janeiro de 2012 às 00:00
    Grande abraço,a todos.Particularmente concordo com meu amigo Duarte , e ,sim procurem renovar seus forças no grande JESUS DE NAZARÉ,sim. FUNCIONA.
    Boa noite a todos.
  • 8 de janeiro de 2012 às 00:00
    Bom feng shui ajuda mesmo as pessoas quando vem em minha casa que limpo todo dia não guardo badulaques, e não tenho nada quebrado em, elas sentem bem o engraçado que a casa dessa pessoas que falam mal ér por que vive mal casa bagunçada, guarda um monte de tranqueira e a vida essa fica estagnada. Portanto isso é so uma cultura de outro pais que não faz mal a ninguem, agora sujeira, bagunça coisas quebradas isso sim atrapalha e muito a vidas das pessoas. Mantenham se limpos!!!
  • 8 de janeiro de 2012 às 00:00
    E esse Duarte aí, faça um favor: Respeite a crença das outras pessoas se você quer que respeitem a sua, por que pra mim, religiosidade também é muita ignorância e limitação mental, mas nem por isso eu estou criticando o seu Jesus Cristo. Se você acha que é idiotice acreditar que uma cor e um número são capazes de mudar alguma coisa, eu também acho idiotice viver em função de um monte de palavras num grande livro de contos sobre um homem invisivel que controla tudo, mas nem por isso vou entrar em páginas cristãs pra criticar os seguidores da religião. Crenças a parte, cada um acredita no que quiser e cabe às pessoas respeitar. Tá faltando tolerância, isso sim -_-
  • 8 de janeiro de 2012 às 00:00
    Sinceramente gente, se é papo furado ou se não é, se funciona ou não, cada um acredita e faz o que bem entende. Não tá influenciando a vida de ninguém, cada um faz e põe na sua casa o que quer, mas daí o povo se dar ao trabalho de abrir a matéria e comentar só rpa criticar? E ainda ficam falando que é coisa de "gente sem cultura" e afins, paciência, né, vão arrumar o que fazer, desocupação também é coisa de gente sem cultura.
  • 8 de janeiro de 2012 às 00:00
    Os grandes ladrões de energia: Chuveiro elétrico, ferro elétrico, forno elétrico, prancha
    para cabelo, secador de cabelo etc.
  • 8 de janeiro de 2012 às 00:00
    Apenas não entendo se é uma pratica oriental... como fica a base de tudo, se o banheiro chineses e asiativos tem a privada turca que não tem tampa???? estive na China e muitos locais não cuidam da higiene nesses locais...
  • 8 de janeiro de 2012 às 00:00
    Quanta besteira falada aqui nessa materia. Quem com sua inteligencia vai acreditar nisso. tem gentE que tenta substituir suas frustaçoes nessas bobagens. Siga uma religiao de Fé, que tenha Jesus Cristo como cabeça. Porque o homem em si num é nada, e nada é essas bobagens sem sentido...fale de algo que ajude a crescer espiritualmente..que seja verdade....para de se enganar..busque A Deus..Somente A DEUS E SUA CASA SERA ABENÇOADA.E outra quanta ignorancia dizer que uma cor ou um numero vai mudar minha vida..a me ajuda ae né???
  • 8 de janeiro de 2012 às 00:00
    O Universo está todo cheio de energia, tanto boa quanto ruim. Então já q esta ai vamos usa-la em nosso beneficio. O universo gira em meu favor.
  • 8 de janeiro de 2012 às 00:00
    O que me impressiona é que esse pessoal fala como se estivésse tudo comprovado.Falam com uma certeza...faz isto,faz aquilo.pessoal, ninguém sabe de nada, ninguém vê nada,ninguém tem certeza de nada, a não ser esses espertalhões, a de que vão explorar os pobres ignorantes.Essas filosofias, religiões e surprestições só sobrevivem onde a cultura não existe.Aliás, a cultura é o sol que acaba com as sombras e as trevas daignorância.
  • 8 de janeiro de 2012 às 00:00
    Para a pessoa se energizar novamente (quando estiver dominada pelo
    desânimo e cansaço), ela tem que ir para um lugar livre em cima
    dela (por ex. nunca embaixo de outro apartamento), em contato direto
    com o espaço, levantar os dois braços, ficar assim alguns segundos e depois
    baixá-los. Quanto à energia no lar, é bom que se tenha menos brigas,
    mais gentilezas, mais paz entre seus habitantes, se tiver alguma crença
    fazer o Evangelho pelo menos uma vez por semana para limpar
    o ambiente, abastecer a casa com coisas agradáveis (flores, plantas etc.)e
    não permitir a entrada de nada que o degrade (leituras nocivas, por ex.).
    São algumas sugestões.
  • 8 de janeiro de 2012 às 00:00
    Não dá, né? Impossível acreditar que alguma pessoa minimamente pensante possa acreditar numa coisa dessas... Um amontoado de obviedades e lugares comuns, com uma proposta pseudo científica (energia vital? que é isto??? tem até sigla!). Francamente!
  • 8 de janeiro de 2012 às 00:00
    eita vou fecha meu Chi pra econimizar energia kkkkkkkk
  • 8 de janeiro de 2012 às 00:00
    Muito interessante. Já aplico há muito e dá certo. Não sei como uma ciência como Feng Shui, estudada e testada com profundidade científica, pode ser chamada de "papo furado". Assim caminha a humanidade. Incrédula e vazia.
  • 8 de janeiro de 2012 às 00:00
    adorei, realmente sigo as dicas. A energia tem que ser reciclada
  • 8 de janeiro de 2012 às 00:00
    qto papo furado
  • 9 de janeiro de 2012 às 00:00
    #ZéRoela....

    Feng Shui não é uma religião querido.. por favor, se informa antes de abrir essa boca... santa ignorancia

    quer falar de bomba, mas nao manja nem de papel higienico.. aí nao dá!
  • 9 de janeiro de 2012 às 00:00
    Quem não acredita em energia pode perfeitamente meter o dedo num fio descascado e não tomar choque né pois acha que a energia não existe.....rsrsrsrsrsr
  • 9 de janeiro de 2012 às 00:00
    O que eu acho engraçado são pessoas que criticam uma pseudo-ciência com tanto rigor usando um carpinteiro que andava sob a água , transformava água em vinho e um livro que tem um cara que viveu dentro de uma baleia por 3 dias (Jonas) como exemplo.
    Eu pessoalmente não acredito em nada disso, nem feng Shui , nem outras religiões mas eu respeito as pessoas que acreditam.
    Quanto ao Feng Shui acho que muitas dessas dicas são muito boas por motivos funcionais e filosóficos em sua vida (e não por causa de uma energia vital), por exemplo de não guardar coisas que não utiliza.
  • 9 de janeiro de 2012 às 00:00
    Se você acredita, siga as orientações; se não, pelo menos respeite a opinião das outras pessoas. Se a sua proposta é discutir religião, vá a uma igreja e discuta com alguém que se identifique contigo, pois "RELIGIÃO", " FUTEBOL" e "POLÍTICA", cada um segue a sua, e seja feliz.
  • 9 de janeiro de 2012 às 00:00
    Feng-Shui significa Vento e Água. É a milenar arte, praticada pelos chineses há mais de 4.700 anos, que estuda a relação do homem com o ambiente. É baseada no estudo do relevo das montanhas, na forma dos rios, ruas e construções, no magnetismo da Terra e no posicionamento das estrelas.
    A relação entre sua habitação e seu habitat. Ou seja: a relação entre sua residência ou empresa e o local onde está posicionada. Essa relação cria uma energia dentro do imóvel que pode favorecer ou prejudicar os que permanecem morando ou trabalhando naquele local.
    A proposta básica é fortalecer a harmonia do ser humano com o meio ambiente (externo e interno) e garantir a energia necessária ao seu sucesso.
    O Feng-Shui só chegou ao Ocidente na época Vitoriana e foi fundamental na reforma do Palácio de Buckinghamm, no Museu do Louvre e até na Catedral de Notre Dame.
    Várias empresas recorrem ao Feng-Shui com grandes resultados: Banco de Boston, Citibank, Coca-Cola, Hyatt Hotel, o salão oval da Casa Branca, McDonald's, etc.

    Em tese, a chamada "Filosofia dos 5 S" caracteriza-se pela origem dos 5 S, da língua japonesa, que define as suas etapas:
    1ª etapa: SEIRI - eliminar o desnecessário
    2ª etapa: SEITON - colocar em ordem
    3ª etapa: SEISO - limpeza
    4ª etapa: SEIKETSU - higiene
    5ª etapa: SHITSUKE - disciplina
    A casa, como nós, tem o seu próprio CH'I, que deve circular livremente. Uma casa é como um corpo, com o seu próprio metabolismo. Seus ocupantes são órgãos que devem ser alimentados por um fluxo de CH'I saudável e equilibrado. Quando o fluxo de CH'I é bloqueado, acontece o desequilíbrio dos elementos em nosso corpo, prejudicando nossa saúde e nossas atividades.
    O ato de guardar coisas está relacionado ao instinto de autopreservação, indicando a existência de algum tipo de insegurança. A pessoa que tem o hábito de amontoar coisas, precisa de estímulos e apoio na sua vida. Se você é uma das que tem esta tendência, questione-se sobre o que precisa para torná-la segura e feliz! Você precisa confiar mais em si mesmo, pois assim poderá livrar-se deste costume! No interior de uma casa deve-se garantir a circulação do CH'I.

  • 9 de janeiro de 2012 às 00:00
    Como esse Duarte é intolerante.Só acredita no que o pastor ou padre falam.Não pensa por si e é apenas um seguidor.Acha que vai ter vida eterna em uma paraíso maravilhoso e ainda acham que isso não é superstição.É por isso que esse tipo de pessoas estão fora do meu círculo de amizades.
    Que fiquem em suas igrejas dando boa vida para seus sacerdotes.Eu vou vivendo minha vida que com certeza é a única que vou ter.
  • 9 de janeiro de 2012 às 00:00
    "O que, passando, se põe em questão alheia, é como aquele que pega um cão pelas orelhas. Provérbios 26:17O" Isso foi escrito a mais de 7000 anos
    "homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mateus 12:35" Isso foi escrito a quase 2000 anos

    "Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto. Lucas 6:43" Isso foi escrito por um médico a quase 2000 anos;todo o conhecimento humano foi escrito pelos nossos ancestrais,atraves do que eles haviam recebido de seus ancestrais independente de religião ou cultura como a que nós atuais e contemporaneos achamos que temos;tudo o que temos vem de muito tempo atras,a Biblia foi escrita em um periodo de 1600 anos por 40 gerações,mas alguns de seus livros não tem data definida tendo em vista que o calendario que seguimos não é o mesmo daquelas épocas passadas,mas o Essenicos , eram comunidades estudiosas tinham muito dos conhecimentos tanto da area material quanto espiritual de praticamente todos os povos do mundo conhecido na epoca de suas atividades...etc.Esse espaço é muito pequeno para se escrever mais sobre esse assunto,e tambem sobre Jesus,Sidharta,Maomé,Lutero,Vaticano,e as varias formas de visão espiritual do homem...Leia a Biblia e os livros de outras crenças antes que com certeza voces compreederão que não cabe debates
    "Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Romanos 12:10"
  • 9 de janeiro de 2012 às 00:00
    SOU TEMENTE A DEUS, SEMPRE... ELE EM PRIMEIRO LUGAR NA MINHA VIDA.
    MAS, CURTO DE MONTÃO ESSAS COISAS MÍSTICAS. POIS, AFINAL QUEM CRIOU OS CÉUS E A TERRA FOI DEUS E COM ELES FORAM CRIADOS TAMBÉM OS ASTROS OS MESMOS QUE FORMAM O ZOODÍACO A NUMEROLOGIA, ENFIM...
  • 9 de janeiro de 2012 às 00:00
    Eu fico pensando no quanto o mundo esta perdido graças a intolerância religiosa e como ao emitirmos o que pensamos somos atacados. Eu tento respeitar estes evangélicos e religiosos excêntricos, mas sinceramente esta atitude fica cada dia mais difícil. Será que vocês podem tentar respeitar a liberdade de cada um sem ofenderem sempre as pessoas com o "seu Deus verdadeiro e inigualável"? Deus eh propriedade privada agora? Deus tem vários nomes para cada religião e continua a ser Deus. Para alguns Alá, para outros Jeová, e ainda Oxalá, E por aí vai... E Por favor sem começarem a dizer que o Deus dos outros pode ser o demônio... Me poupem. A maioria das pessoas que se levantam para trabalhar todos os dias e tem fé na vida guardam consigo coisas boas e querem o bem do próximo e para si próprias seja qual for o nome que elas usam para o Deus delas. Estamos todos falando do mesmo Deus só que com nomes diferentes. Parem de dizer que a fé de vocês sempre eh maior do que a dos outros. Nao julguem para nao serem julgados. LEMBRA? Vocês evangélicos sempre insultam e julgam as pessoas. As exceções existem, mas entre poucos entre vocês, senão estão sempre julgando os outros. Eu acredito nas técnicas orientais e isto nao eh um problema para que eu acredite em Deus. Tecnicas como o Yoga e o Feng-shui sao anteriores ao aparecimento de Cristo na terra. Isto nao desvaloriza um nem o outro, so mostra que existem opcoes de vida diferente em todos os cantos do planeta. Estas técnicas tem mais de 5 mil anos. Foram estudadas com cuidado por milênios por povos com uma cultura diferente da nossa. Voces nao sao obrigados a concordar, mas tem que respeitar. Quanta intolerância. Leiam todos os comentários aqui postados. Sempre tem um evangélico ofendendo e insultando ao invés de simplesmente dizerem que nao acreditam "ponto final". O número de pessoas que gasta seu dinheiro com estes falsos profetas para mim eh ridículo, mas nem por isso entro num site evangélico para insultar ninguém. Vocês sao como os radicais islâmicos... Ainda espero o dia em que os pastores de vocês dirão: mata em nome de Jesus e vocês começarão a matar, mesmo que matar seja um pecado mencionado até nos dez mandamentos. Poder meus caros eh o que manda na cabeça destes lideres evangelicos e voces estao com a cabeça tao lavada que nao vêem mais nada e vocês atuam apenas como os brinquedinhos deles. Deus mesmo deve ter vergonha de ver o nome dele sendo usado por tanta gente de má fé. Se vocês acreditam em Deus por amor a ele, ame ao seu próximo e respeite as diferenças. Um homem um dia achou que era melhor do que os outros e até usou a religião como pretexto: exterminou com milhões de pessoas em câmaras de gás. Todos mortos de forma bárbara. Nao seja um destes que se pudesse exterminaria com quem pensa diferente de vocês...
  • 9 de janeiro de 2012 às 00:00
    Emanuel. Eu também nao gosto como os religiosos radicais falam, pra mim estão ficando todos loucos, mas feng-shui, religião e tudo mais eh parte da cultura de um povo. Sem ofender, leia um livro de Antropologia que você vai entender o que quero dizer. Cultura nao eh só música e teatro e cinema, mas toda e qualquer manifestação dos costumes deste povo em todos os campos. Quer q gente ache bom ou nao. Eu acho os evangélicos deprimentes. Na Europa um protestante tem vergonha de ser chamado de evangélicos, mas infelizmente eles fazem parte de nossa cultura atual... Eh assim. Por serem tao intolerantes conosco acabamos por sermos intolerantes com eles...
  • 9 de janeiro de 2012 às 00:00
    Toda religião só tem um propósito, é lucrar com algo que as pessoas possuem e que podem utilizar de graça, é a fé... Todo ser humano tem o poder de criar o seu destino, o dom da cura e o poder de conseguir o que quiser, basta querer, mas tem gente que prefere pagar por isso... Fazer o que? Temos um pensamento de que há um cara lá em cima que vive nos observando e se você não seguir as 10 leis criadas por ele, você irá queimar por toda a eternidade... Más lembre-se que ele te ama!
  • 9 de janeiro de 2012 às 00:00
    "perda do CHI"...poupe-me Claudia, senta lá, vai.....
  • 9 de janeiro de 2012 às 00:00
    Relmente a religião mata as pessoas. Tente encontrar Jesus Cristo...somente ele. e vera que tudo isso é balela.
  • 9 de janeiro de 2012 às 00:00
    Onde se encontra a desordem, aí habita satanás!
  • 14 de janeiro de 2012 às 00:00
    Gostei da matéria, dicas interessantes para deixar a casa mais agradável e confortável. Mas tem muitos comentários que parecem com a convenção do Tea Party nos USA risos.
  • 18 de janeiro de 2012 às 00:00
    correção:" Excelente"
  • 18 de janeiro de 2012 às 00:00
    exelente matéria...incluindo a diversidade dos comentários...
Ir para o topo