Pastilhas modernizam ambiente

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Muitas vezes não notadas, pastilhas fazem a diferença na composição dos ambientes

As pastilhas evoluíram no design, na variedade das cores, texturas e materiais, tornando-se uma ótima opção para composições de ambientes sutis e versáteis em casa. Sucesso na década de 50, esse revestimento foi resgatado na década de 80 por arquitetos e decoradores que buscavam diferenciais criativos para os seus projetos.

O uso do revestimento virou símbolos de versatilidade e sofisticação, pois as pastilhas permitem criar diferentes composições, o que deixa o ambiente com ar despojado e moderno. Por conta disso, podem estar presentes em ambientes como halls, salas e até mesmo quartos, desde que componham bem com a atmosfera que se deseja criar. As pastilhas são uma boa sugestão para colorir o ambiente, visto que sua paleta de cores é bastante ampla e oferece opções que não são encontradas em outros tipos de revestimentos. O preço também é outro fator que contribui para a escolha desse tipo de acabamento. Para o projeto da cozinha acima, a arquiteta Jóia Bergamo aplicou, além dos detalhes nas paredes, a miscelânea de pastilhas no balcão de refeições, o que conferiu charme e beleza para o ambiente.

Conheça na próxima página alguns dos tipos de pastilhas existentes no mercado.

Tipos de pastilha

Atualmente o mercado oferece pastilhas produzidas nos mais diferentes tipos de material, como madeira, bambu, mármore, coco, couro, aço e até mesmo com fios de ouro. Leves, resistentes e impermeáveis, podem revestir pisos, paredes internas e externas, inclusive recobrindo superfícies curvas.

 Pastilhas de revestimento

A praticidade na manutenção é outro atrativo para o uso das pastilhas, o que justifica a preferência por usá-las em áreas molhadas e de serviço. Cores e texturas diferenciadas também estão presentes nas novidades do ramo do pastilhado. Lançadas recentemente, as pastilhas com tons metalizados, efeito craquelado e formatos alongados, fugindo do tradicional quadrado, prometem ser as vedetes do revestimento, conquistando os mais diversos públicos.

No banheiro acima, projeto das arquitetas Fernanda Borio e Mariana Stockler, a aposta foi nas cores bege, branco e rosa para criar um ambiente delicado. Com toques clássicos, o destaque fica por conta das pastilhas que revestem os nichos e a bancada da pia. "A ideia foi criar um espaço sereno e ao mesmo tempo inovador. O clima aconchegante e intimista alia ainda a facilidade de manutenção proporcionada pelas pastilhas" comentam as arquitetas.

Na próxima página veja as pastilhas em outros ambientes.

Pastilhas invadem outros ambientes

O projeto da Arqtriade teve inspiração na praticidade e funcionalidade sem esquecer o conforto. O estilo contemporâneo trouxe a inovação da aplicação de pastilhas na sala de estar, que teve como base o perfil jovem do cliente. A opção das arquitetas foi pela pastilha de coco. "A cor e o brilho que o vidro tem, mesclado ao fosco e rústico das pastilhas de coco, traz com sofisticação o natural para o espaço", comenta a arquiteta Cristiane Costa Maciel.

Segundo a arquiteta Sony Luczyszyn, também responsável pelo projeto, a escolha pelas pastilhas produzidas em coco também foi para harmonizar com a madeira utilizada para fabricar os móveis do ambiente. "O uso das pastilhas é um detalhe a mais que valoriza e enriquece os projetos, mas é preciso estar atento para usar nos lugares certos e bem estudados", lembra Sony.

Os cuidados com esse tipo de material são poucos, o que favorece sua utilização não só em áreas internas como também nas áreas externas. Cristiane lembra que há uma grande diversidade de modelos existentes no mercado, o que agrada a todos os gostos e principalmente a todos os bolsos.

Continue lendo sobre combinações cromáticas no banheiro usando pastilhas.

Tags:

Comentários


  • 31 de julho de 2012 às 00:00
    pastilhas, azulejos revestimentos cerâmicos,porcelanatos em áreas que não sejam molhadas, como fachadas externas "peloamordedeus" nem pensar, bom gosto não se discute, se lamenta deixe as lindas pastilhas hoje tão usadas para o fim a que se destinam
Ir para o topo