Plantio básico de Árvores - 1ª parte

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Plantar também é um ato de amor... Amor à natureza!

Como estamos no final do inverno, é a época ideal para o plantio de árvores em geral e especialmente as frutíferas, pois elas estão no estado de dormência o que garante uma rebrota certa e saudável.

Com o advento da primavera em setembro, elas estarão com as raízes fortes para a brotação e formação de futuros frutos.   Ao se plantar uma árvore deve se atentar para espécies adequadas a cada situação. Para reflorestamento devem ser plantadas em triângulos sucessivos e desencontrados, para que todas recebam iluminação e possam se desenvolver adequadamente.

Para formação de um pomar é preciso deixar bastante espaço (8m) para Abacateiros e Mangueiras. As Jabuticabeiras devem ficar isoladas para ter acesso fácil na frutificação e porque são as rainhas dos pomares brasileiros.

As plantas cítricas (Laranjas, limões, etc) devem ficar juntas. Goiabeiras, Araçás e Acerolas, que são de porte médio também podem ser na mesma área com distância de 5/6m de tronco a tronco. Grumixama, Cabeludinha, Amora, etc são espécies que são plantadas como segunda opção, se houver espaço suficiente.

Se você quiser uma árvore na calçada deve escolher uma espécie de porte médio, que não atinja muita altura (para não afetar a fiação) e que não possua raízes tão grandes que possam levantar e danificar os pisos, causando acidentes (tropeços nos transeuntes da calçada). Nesse caso as espécies mais adequadas são: Bauhinia galpini, Brunfelsia uniflora (necessita muita água), Calliandra haematocephala, Cássia macranthera e bicapsularis, Murraya exótica, Tabebuia avellanedae, Aldrago e Houvenis dulcis (uva japonesa excelente para pássaros).

Se tiver uma área maior recomendamos o plantio de Piracantha, pois suas frutas atraem grande quantidade de pássaros.

Ao se plantar uma árvore já formada e adulta deve-se atentar ao preparo da cova e plantio conforme o desenho explicativo. Esta cova se for preparada e adubada com bastante antecedência (Julho para plantio em Setembro) deve-se abrir a cova em profundidade de 1m x 1m, colocar calcário 300 gramas, esterco de curral para cobrir o fundo, npk 4-14-8 e tornar a fechar a cova com terra misturada com 1/3 de areia, molhar 2/3 vezes e abrir novamente a cova somente na época do plantio.

Plante uma ou mais árvores com este tipo de cuidado e você estará cooperando para melhoria da qualidade de vida no nosso planeta!!!!!!!!! Faça sua parte...

Tags:

Comentários


  • 2 de novembro de 2007 às 00:00
    Gostei muito das informações, todavia acho dificil identificar as árvores e as plantas pelo nome científico. Ma temos que aprender de tudo um pouco. Abraço. Bragança Paulista.
  • 20 de fevereiro de 2008 às 00:00
    Bom dia meus queridos, tentei achar o mès da poda da GRUMIXAMA, mas não consegui poderia mandar pra mim pois eu andei podando no mès de maio, de 2006, ela se encontra muito bonita mas os frutos nem pensar, acredito eu que podei na data errada, por isso pesso ajuda.
  • 23 de setembro de 2008 às 00:00


    Maria Cecilia



    Parabéns!



    Adorei as informações e orientações.

    Seria maravilhoso se pudesse receber diariamente suas mensagens e orientações

    Quem ama a natureza precisa de pessoas como você para conservar nosso plantas bonitas e com saúde.



    Bjs

    Rose
Ir para o topo