Portas pivotantes modernizam ambientes

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Sofisticação na entrada de casa

Com ar imponente e moderno, a porta pivotante está ganhando as áreas sociais das residências. O grande diferencial é o tipo de funcionamento, ela não possui dobradiças como as portas comuns, mas sim um pivô, um tipo de pino que, quando instalado, regula a abertura da folha da porta enquanto o outro trecho gira ao contrário. O tamanho de abertura desse trecho depende da distância que o pino tem da parede.

"O charme dessa porta é justamente que ela é solta da parede, então quanto mais distante da parede está o pivô, mais o efeito fica evidente", diz a arquiteta Eneida de Moura Gonçalves. Eneida lembra que para ter um bom efeito, é preciso planejar a instalação da porta pivotante. Por exemplo, o vão para instalação deve ter no mínimo 90 cm, assim o pivô deve estar a 10 cm da parede, e a porta terá 80 cm para passagem.

No ambiente da foto acima, decorado por Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli, a porta foi desenvolvida especialmente para esse ambiente, que une o contemporâneo a toques clássicos e elementos nobres, como a madeira de carvalho.

Nas próximas páginas, veja outros modelos de portas pivotantes.

Portas de vidro e madeira

À esquerda, um ambiente desenvolvido pela arquiteta Evelin Sayar, que projetou a porta para que não marcasse ou pesasse no ambiente, por isso as linhas retas. O vidro serigrafado com madeira de peroba e puxador horizontal de aço inox traz leveza à decoração.

A porta pivotante combina com decorações modernas. "Como as ferragens ficam escondidas e algumas não possuem molduras, ela fornece à residência uma aparência contemporânea e sofisticada", ressalta Eneida.

No modelo à direita, a porta pivotante projetada pela arquiteta Jóia Bergamo foi feita de vidro. Ao invés de abrir na lateral, a porta possui um pivô central que gira no centro, deixando o ambiente ainda mais sofisticado.

Acabamento em pátina

No projeto da dupla Samy e Ricky Dayan, acima, a porta pivotante recebeu um acabamento especial em pátina, valorizando os vincos naturais da madeira. Quando aberta, a porta revela o hall de entrada com uma pintura que lembra um retalho de Aubusson, que remete à arte da tapeçaria francesa.

Eneida ressalta que portas pivotantes ocupam muito espaço, por isso é preciso ter cautela quando for escolhê-la como porta principal da casa. "É preciso pensar na área que a porta vai 'varrer', e não colocar nenhum objeto próximo, lembrando que existe ainda um trecho atrás da porta que também será uma área utilizada para o deslocamento", alerta.

Um ambiente iluminado muda qualquer decoração, saiba como usar a luz a seu favor.

Tags:

Comentários


  • 12 de agosto de 2011 às 00:00

    Sistema muito bonito e moderno. Deixa uma sensação de leveza no ambiente.
  • 21 de agosto de 2011 às 00:00
    Que bom rever entrevista com uma arquiteta tão competente. Há alguns anos, Eneida projetou para mim uma linda casa de campo, saiu até na Revista Claudia na época, infelizmente acabei não construindo. Depois disso fiz outros trabalhos com ela. Eneida é muito criativa e tem muito bom gosto, até hoje continuo recorrendo a ela quando o assunto é arquitetura, reformas, decoração. Parabéns Duda por ter escolhido tão bem seus entrevistados.
  • 27 de setembro de 2011 às 00:00
    gostaria muito de adiquerir uma porta pivotada cm o pivo no centro , sendo ela de entrada e medindo 2,15 x 2,20 e gostaria de saber preço e frete pois adorei seus produtos obs ela toda em madeira pois ela vai resceber um pouco se sol e um leve toque de brisa
  • 9 de dezembro de 2011 às 00:00
    Sem duvida é uma das portas mais lindas e modernas que existem no mercado.
    Franscisco, essas portas nãos são tão faceis de achar como as portas comuns que encontramo sem qualquer casa de construção. Você deve procurar em lojas especializada em moveis sob medida. A montana portas tem uma grande variedade de opções. Vi um artigo em outro site onde tem a media do preço e alguns modelos de portas.
  • 10 de abril de 2012 às 00:00
    adoraria comprar uma porta pivotante, de 120 x 210 de madeira macica com detalhe em vidro,, preco incluindo o frete, me cep e 39784-000. minas gerais
  • 27 de fevereiro de 2015 às 00:00
    Boa tarde
    Qual deve ser necessariamente a metragem de uma parede para colocar uma porta pivotante? qual é a medida das portas pivotantes? Quando se coloca porta pivotante se coloca janela?
    Bj
    Obrigada!
Ir para o topo