Inverno é a época ideal
Para começar a preparar seu jardim para a estação das flores, faça uma faxina. Retire todas as folhas secas e aquelas que estiverem feias, parecendo doentes. Observe as árvores, arbustos e galhos, podando os que tiram a sintonia do conjunto. Corte-os bem rentes ao caule e não deixe tocos.
Para os galhos mais grossos usa-se um serrotinho e para os finos uma tesoura de poda. Após o corte, é indicado passar um produto como calda bordalesa, cicatrizante que impede a perda de seiva que pode ser encontrado nas lojas especializadas. As azaleias que estão terminando a floração também devem ser podadas nas pontas. Após as podas dos galhos secos e de formação, cuide do restante.
A terra também deve ser preparada para a primavera. Afofe a terra para deixá-la bem aerada e adube com nutrientes que permitirão flores e frutos.
1- Coloque calcário para corrigir a acidez da terra.
2- Leve mistura de areia para corrigir a compactação.
3- Coloque composto orgânico para enriquecê-la.
4- Use adubação orgânica complementar com esterco animal curtido.
5- Adubação química com npk 10-10-10.
Após esse trabalho, irrigue abundantemente para obter melhor absorção dos elementos químicos.
Quanto às árvores que frutificam de outubro a março (jabuticaba, pitanga, acerola e uvaia), é conveniente adubá-las com 50grs de adubo químico 4-14-8 diluídos em um balde de água que será lentamente despejado a uma distância de 50 cm ao redor do caule. Faça isso a cada 20 dias, especialmente se quiser comer muitas frutas.
Se você quiser mais flores do que frutos, o procedimento é outro. É muito fácil preparar a terra para canteiros florais, caso não tenha espaço, vasos ou jardineiras. Para cada metro quadrado (ou seja, cada espaço de 1,00x1,00 metro) de área de canteiro, você vai precisar de 20 litros (ou uma lata) de composto orgânico ou húmus curtido, 200 gramas de calcário e 50 gramas de adubo químico npk 10-10-10.
Escolha a forração floral que mais lhe agradar, pode ser rabo-de gato, evolvulus, torrenia, Maria-sem-vergonha, onze horas, begônias, dentre outras disponíveis nas lojas de jardinagem. Prepare o local arrancando com uma enxada quaisquer ervas daninhas existentes, tenha o cuidado de arrancar com a raiz para que elas não voltem a brotar. Afofe bem a terra e espalhe o calcário para equilibrar o pH do solo.
Coloque o composto orgânico e por cima do adubo químico, podendo acrescentar esterco curtido. Porém, tenha muito cuidado com esterco de galinha, que é muito forte e pode queimar as plantas. Com a ajuda da enxada, revolva e misture tudo com a camada de terra abaixo (cerca de 15 cm). Plante as mudas com cuidado firmando bem ao solo. Regue em abundância no primeiro dia para ajudar as plantas a enraizar, depois regue três vezes por semana.
Conheça nosso artigo: Como cuidar do seu pequeno jardim