Projetos criam espaço em apartamentos pequenos

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Veja os artifícios utilizados

Os 15m² de área social do apartamento não agradavam a jovem moradora que desejava um espaço maior para receber seus amigos. Para atender à demanda, a Cria Arquitetura Sustentável elaborou uma proposta de integração entre cozinha, sala de jantar e estar e criou um ambiente único.

No lugar das tradicionais cadeiras, foram projetados bancos para acomodar mais convidados e dar um ar descontraído à sala. Os demais móveis foram confeccionados em MDF certificado. Cortinas, capa de sofá e almofadas em algodão garantem o conforto da moradora.

O tapete foi substituído por um tatami de palha de arroz. A estante foi preenchida com objetos pessoais como quadros, fotos e peças especiais trazidas de viagens que dão identidade ao ambiente.

 Estante e pufe em apartamento decorado

A ideia de usar azulejo de demolição no painel da cozinha (ao fundo da imagem abaixo, à direita) imprimiu uma atmosfera romântica e moderna ao apartamento, com o uso de diversas estampas e padrões.

 Cozinha integrada à sala

A peça chave para a integração do espaço é a mesa de jantar em madeira de demolição, que serve também de apoio para o preparo dos alimentos na cozinha.

Pouco espaço e muita arte

Tudo o que um colecionador de obras de arte deseja é expor suas aquisições, mas o que fazer quando falta espaço? A Anima Arquitetura resolveu o problema do cliente que morava em um apartamento de 32 m² e não sabia como exibir suas peças de forma harmônica.

"Além de contemplar o desejo do cliente, tínhamos que manter o foco prático, funcional e aconchegante. O projeto conta com muitos circuitos elétricos com diferentes tipos de iluminação tornando possível a apreciação individual de cada obra de arte", explica a arquiteta Nina Rosa, uma das responsáveis pelo projeto.

Além da alteração significativa da planta baixa original, foi projetado um forro de madeira com alçapão na sala para armazenar os quadros e a ala foi integrada à cozinha, dando impressão de mais amplitude ao ambiente.

 Cozinha e hall do colecionador de arte

Na cozinha, o piso escolhido foi porcelanato, com alguns detalhes em pastilha. O piso de parquet original da sala foi mantido, mas recebeu tratamento com sinteco. Um móvel une a estante à escrivaninha, onde o colecionador pode sentar para ler com rápido acesso aos livros.

 Quarto e banheiro de colecionador de arte

Um baú na cabeceira da cama foi outro artifício utilizado para armazenar quadros maiores. Ao lado, o banheiro cujo diferencial foi o mosaico aplicado dentro box, com desenho inspirado em uma antiga fonte da cidade natal do cliente.

Casal pede otimização do espaço

A integração da sala cozinha é mais uma vez conferida no apartamento de um casal decorado pelo arquiteto Glauco Vitor Dias. O espaço de 58 m² o desafiou a pensar em estratégias de aproveitamento do espaço.

A iluminação, essencial na percepção do espaço, foi valorizada com a instalação de lâmpadas embutidas no forro de gesso. Na sala de jantar, o espelho restaurado com pátina e decorado com rosas de ferro pintadas tomou o lugar de uma janela de demolição.

 Sala de estar decorada

Ao invés do hack para abrigar a televisão, o profissional optou por um tubo de alumínio cujos rolimãs acoplados ao aparelho permitem sua rotação para a sala de estar e para a sala de jantar.

O desnível na parede da sala de estar delimitava o início de uma antiga varanda que foi descartada para que a sala fosse ampliada. A predominância da cor vermelha foi um desejo do casal, que voltara do México e pediu a exploração de tons vibrantes como lembrança da viagem.

Saiba mais dicas de decoração de pequenos espaços.

Tags:

Comentários


  • 6 de maio de 2011 às 00:00
    Muito bonito
  • 17 de julho de 2011 às 00:00
    Bbel, um estilo de vida, de que adianta criar soluções esteticamente agradáveis, porém usualmente encomodas, como esses pufes almofadados para a mesa de jantar, como a coluna de uma pessoa reagiria ao ficar um longo rempo fazendo uma refeição com o suporte desse móvel? uma boa solução consiste em agregar vários aspectos numa composição não? forte abraço! sou seu fã!
  • 2 de outubro de 2011 às 00:00
    por favor precisamos saber de algum projeto para cozinhas de pobre
  • 10 de fevereiro de 2012 às 00:00
    Equipe Bebel, fico encantada com as fotos de decoração de ambiantes, adooro!!Bjs,
  • 12 de setembro de 2013 às 00:00
    Olá. Preciso de ajuda para decorar um apartamento minúsculo em BH. Alguém conhece
    Um bom profissional para indicar?
    Grata
    Fabiana.
Ir para o topo