PVC garante isolamento térmico aos ambientes

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Antes restrito à tubulação, PVC agora está em janelas, portas, forros e pisos

O PVC já está presente na construção civil há décadas como principal material de fabricação para tubos e conexões da rede hidráulica, mas algumas de suas características, como capacidade de isolamento térmico-acústico, impermeabilidade e durabilidade, fizeram com que ele migrasse para partes mais visíveis da casa, como portas, janelas, forros e pisos.

A arquiteta Andréa Parreira afirma que o uso do PVC nesses novos formatos ainda não é tão comum no Brasil como em outros países, onde além de portas e janelas, é usual aplicar revestimentos de PVC tanto nas paredes internas como externas das casas. Segundo ela, por aqui os forros são os itens mais populares e fáceis de se encontrar em residências, enquanto os pisos são os produtos que estão se estabelecendo no mercado nacional e começando a competir com os pisos laminados e de madeira.

O PVC é um tipo de plástico composto por 57% de cloro, obtido a partir da decomposição do cloreto de sódio (sal de cozinha), e 43% de eteno, substância derivada do petróleo. De acordo com o Instituto do PVC, entidade que reúne empresas de toda a cadeia de produção do material, os produtos fabricados a partir dessa matéria-prima têm durabilidade superior a 20 anos, em média. Outra característica é que eles podem ser 100% reciclados após o uso. Na próxima página, leia mais sobre pisos, portas e janelas de PVC.

Pisos, Portas e janelas de PVC

A capacidade natural do PVC de ser um isolante térmico garante uma propriedade especial aos pisos. Ao contrário das cerâmicas e dos laminados, os revestimentos de PVC não são frios, ou seja, ao contato com a pele oferecem uma sensação quente. Além disso, os produtos de PVC não propagam as chamas no caso de incêndio.

"No caso do isolamento térmico, o PVC proporciona menor troca de calor entre os diferentes ambientes, o que faz com que haja economia de energia quando se utiliza ar condicionado ou aquecedores. O som também termina por não se propagar entre os ambientes", explica Miguel Bahiense, presidente do Instituto do PVC.

Para a arquiteta Andréa Parreira, o uso limitado de portas e janelas de PVC no Brasil se deve apenas a uma questão cultural, já que o material não é tradicional no país. Ela ressalta que o PVC oferece mais facilidade de limpeza e menor necessidade de manutenção do que os materiais tradicionais, além de ser mais leve. Miguel Bahiense ressalta que quando aplicado em portas e janelas, o material oferece vedação e estanqueidade, além de permitir a utilização de vidros duplos.

 Portas de PVC

Quanto ao custo, a arquiteta e designer de interiores Myrna Porcaro menciona que as esquadrias em PVC têm preços mais baixos, pois são fabricadas com baixo consumo de energia e possuem tempo de produção mais acelerado. "No quesito estético as esquadrias em PVC não deixam nada a desejar, são resistentes as intempéries e possuem um processo de termofusão visando à união dos perfis para gerar uma uniformidade criando assim uma atmosfera sofisticada", destaca a arquiteta.

Os revestimentos, portas e janelas de PVC podem ser ainda mais vantajosos para quem mora nas regiões litorâneas, já que o material, um tipo de plástico, é resistente à ação da maresia sem demandar medidas de manutenção como aplicação de vernizes ou produtos seladores. Na hora de instalar as esquadrias, no entanto, é preciso procurar mão de obra especializada neste tipo de produto e material.

Veja também opções de acabamentos ecológicos para a casa.

Tags:

Comentários


  • 18 de abril de 2012 às 00:00
    Incrivel !! Esta esquadria de PVC, onde posso encontrar? moro no interior quem eh o representante? acho que encontrei o que precisava.
  • 19 de abril de 2012 às 00:00
    Sempre fui fã de aberturas de madeira, beirais de casas etc.e já estava me rendendo a praticidade do PVC, todavia se sua durabilidade não é maior em média do que vinte e poucos anos, fica dificil.
  • 19 de abril de 2012 às 00:00
    Aqui em Goiânia- GO, encontra essas placas de PVC para isolamento térmico?A exemplo do Claudio nossa cobertura é de Brasilite e a sensação térmica é muito sofrida.Ficarei grato pela informaão
  • 19 de abril de 2012 às 00:00
    Nahim, isso quer dizer que em 20 anos você não tera que se preocupar com perda de cor, resistencia, etc etc. O que é importante é fazer a manutencao do material para conservar com limpeza, não usando produtos que agridam, etc. Ai a vida util vai para tempo indeterminado. Na China tem garantia de 40 anos para telhas. Na Europa e EUA 20 a 30.

    Imagine uma TV: garantia de 1 ano. Significa que depois disso precisa trocar?

    Claudio, a telha de PVC resolve isso de uma maneira muito mais simples, pratica e economica.

  • 19 de abril de 2012 às 00:00
    Maria Angela,

    Existem vários fabricantes qualificados de esquadria de PVC no Brasil. Vá em algum site de busca e digite: "esquadria de PVC" que irão surgir vários nomes para você conhecer

    Cláudio,

    Desde o ano passado, já está sendo produzido e vendido no Brasil as telhas de PVC que podem resolver o problema relatado por você.

  • 19 de abril de 2012 às 00:00
    Claudio,

    Crie ventilações cruzadas na cobertura para que haja a troca de calor. Como o ar quente é mais leve faça abertura nos pontos mais altos e nos pontos mais baixos, entre forro ou laje e a cobertura, provocando assim uma sifonagem térmica! E se quiser um melhor desempenho ainda, pinte a telha de branco na parte superior!
  • 19 de abril de 2012 às 00:00
    Estas esquadrias e persianas de PVC estão sendo largamente utilizadas pelas construtoras nos edifícios novos. Contudo a reportagem fala de uma vida útil do material na faixa de 20 anos. Quer dizer, daqui 20 anos esses prédios terão que trocar suas janelas??? Se for vero, será um porre.
  • 19 de abril de 2012 às 00:00
    Boa noite, meu filho tem um Centro Automotivo, o mesmo e coberto com telhas de Brasilite. Com dia de sol, e insuportavel trabalhar devido o calor mesmo tendo
    ventiladores. Assim sendo solicito por gentileza que me informem onde posso com
    prar, no caso placas de PVC, que seriam colocadas embaixo das telhas de brasilite,
    para evitar o calor que faz em dias de muito sol. Desde já grato.
    claudio cerrato - são paulo - capital - fone:011-3209.8371
    Rua Freire da Silva, 447 - Cambuci - Cep.01523-020
Ir para o topo