Receitas caseiras para o combate a pragas

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Combata pragas sem o uso de inseticidas.

É comum, principalmente na primavera e no verão, aparecer no jardim lagartas, formigas e outras pragas, isso acontece porque as estações quentes favorecem a proliferação de insetos, fungos e ervas daninhas que estragam o paisagismo.

Para evitar o uso de pesticidas industriais, que são difíceis de comprar e ainda podem ser nocivos à saúde, saiba como preparar receitas caseiras para combater as pragas.

Mantenha a saúde de suas plantas

 controle de pragas

Para evitar o aparecimento e a proliferação de pragas é preciso cuidar da saúde das plantas diariamente para tanto dê atenção às adubações para que não lhe faltem nutrientes, regue-as de acordo com as características da planta e verifique as necessidades de luz natural e ventilação.

Plantas saudáveis são mais resistentes aos ataques de pragas e insetos, por isso para prevenir doenças:

  • retire as plantas que estejam murchas ou com as folhas amarelas;
  • mantenha o solo fértil com adubo NPK 4-14-8, esterco curtido, húmus ou compostagem;
  • evite encharcar demais a planta colocando água sobre o solo ainda úmido, pois pode causar apodrecimento de raízes e favorecer fungos.

Evite o uso de pesticidas e agrotóxicos seguindo as receitas caseiras:

 pragas

Ácaros, cochonilhas e pulgões

Macere 100 gramas de folhas secas de samambaia em 1 litro de água e deixe de molho por um dia. Ferva a mistura por alguns minutos antes de diluí-la para a pulverização. A proporção é de uma parte do preparado para 10 partes de água.

Besouro "Vaquinha" (Diabrotica speciosa)

Faça um preparado de pimenta e sabão. Bata no liquidificador meio quilo de pimenta em dois litros de água, coe e acrescente 50 gramas de sabão de coco derretidos em 2 litros de água. Cada litro dessa mistura deve ser diluído em 2 litros de água para a pulverização.

Caramujos e lesmas

Caramujos e lesmas podem ser atraídos por sacos de estopa molhados com leite ou pedacinhos de batata envoltos em sal deixados à noite pelo terreno.

Você também pode criar espécies de "piscinas" de cerveja com latas rasas, ou cavando buracos no chão e cobrindo-os com plástico. Encha-as com cerveja e um pouco de sal.

As lesmas e caramujos são atraídos pela mistura e acabam sendo exterminadas.

 Formiga

Formigas

Coloque cascas de pepinos na entrada dos formigueiros. Outra opção é preparar um macerado de agave: em 1 litro de água, macere 6 folhas de agave e despeje o preparado sobre o formigueiro.

Para evitar formigas, você pode colocar ao redor dos canteiros, por cima da terra, farinha de ossos, casca de ovo moído ou carvão.

Fungos

Deixe de molho por três dias, 50 gramas de flores em 1 litro de água. Misture algumas vezes para oxigená-la. Depois é só coar e pulverizar. Não é preciso diluir esse preparado.

Fungos no tomateiro

Macere 3 cebolas e 5 dentes de alho em 5 litros de água. Deixe descansar por dois dias depois coe e misture com outros 5 litros de água e estará pronto para pulverizar.

Insetos e nematoides

Um inseticida caseiro pode ser feito fervendo 20g de fumo de rolo em 1 litro de água. Depois é só coar e pulverizar. Outra opção é preparar um inseticida de cravo de defunto usando 50 gramas de flores, folhas, ramos de cravo de defunto, 1 litro de álcool e 50 ml de acetona. Deixe de molho por um dia com acetona, depois acrescente o álcool. Dilua cada parte dessa mistura em cinco partes de água e pulverize sobre as plantas atacadas.

Lagartas

lagarta

Prepare um chá de angico na seguinte proporção: 100 gramas de folha de angico para 1 litro de água. Deixe o chá descansar por dez dias, revirando-o diariamente. Passados os dez dias, dilua uma parte do chá em 10 partes de água para pulverizá-lo sobre as plantas afetadas pelas lagartas.

Lagartas, pulgões e "vaquinhas"

Pique 1 quilo de cebola ou cebolinha verde e deixe descansar em 10 litros de água durante uma semana. Depois basta diluir o preparado em 3 litros de água e pulverizar sobre as plantas.

Pulgões

Faça uma calda de urtiga macerando 100 gramas de urtiga em 1 litro de água e deixe de molho por três dias. Depois coe a mistura e dilua em outros 9 litros de água e pulverize sobre as áreas afetadas, repetindo o processo 15 dias depois. A proporção de 100 gramas de urtiga para 10 litros de água depois de preparada, perde a eficácia em três dias.

Cuidado no manejo dos inseticidas caseiros

Mesmo os inseticidas caseiros devem ser aplicados com alguns cuidados: não pulverize contra o vento, proteja os olhos, após o término da aplicação troque de roupa e lave muito bem as mãos. Aprenda também como cultivar plantas medicinais.

Tags:

Comentários


  • 6 de setembro de 2010 às 00:00
    As receitas caseiras para o combate as pragas é simplesmente espetacular. Você teria alguma espécificamente para coqueiro? Desde já muito obrigada.
  • 6 de setembro de 2010 às 00:00
    Muito útil, muito legal.
    Aprendi e vou aproveitar muita coisa.
    Não é só no Japão que se valoriza a parte boa do 'jeito zen de viver'. Eu também gosto e tento.
    A prova mais eloquente é o aspecto legal de cada um da equipe. Lidar com plantas, obras de Deus, faz bem para a alma.
    Valeu
  • 12 de outubro de 2010 às 00:00
    pesticidas naturais
  • 3 de novembro de 2010 às 00:00

    É muito gratificante receber através de matérias tão bem elaboradas no processo de cuidar melhor das plantas como um todo ou seja contribuindo por um ambiente mais saudável . Parabéns pelas dicas.
  • 12 de maio de 2011 às 00:00
    Boa tarde!

    Bacana estas receitas que voces ensinam.. custa pouco e da resultado..

    Tenho uma chacara com diversas arvores.
    uma delas o Ipe com 4 metros esta com cupim, poderia indicar uma receita caseira para combater.





    obrigado

    Eduardo Olivel
  • 6 de julho de 2011 às 00:00
    obrigada pelas dicas,como posso fazer minha camelia florecer,pois os botoes,caem entes, obrigada,adelina
  • 16 de setembro de 2011 às 00:00
    parabens pelas receitas aprendir muito e salvei minha plantação valeu mesmo
  • 27 de outubro de 2011 às 00:00
    eu achei muito interesante esta materia
    ha e eu quero registrar que amo muito meu namoradoooo thiago daa linha han
  • 28 de outubro de 2011 às 00:00
    Gostei ! vai me ajudar bastante , amo verde , amo plantas !!!!!!!!
    Cuitivo várias ! e com isso preciso cuidar delas.
  • 28 de outubro de 2011 às 00:00
    Algumas receitas poderiam ser informadas em quantidades reduzidas, pois a maioria dos internautas que acessam possuem pequenas áreas ou poucas plantas, sendo inviável fazer as quantidades indicadas.
  • 13 de fevereiro de 2012 às 00:00
    Gostaria de saber o que fazer para eliminar umas lesmas pequeninhas que se protegem em um caracol. Plantas com tronco mole com pouca lignina elas comem e matam as plantas . Meu jardim está empestado delas. Abraços. Obrigada
  • 24 de fevereiro de 2012 às 00:00
    Olá estive pesquisando sobre pragas e entrei neste site.
    Gosto muito de plantas, tenho uns jardins pequenos, no quinntal e na frente de casa.
    Estou morando nesta residência à um ano e meio, meu jardim era muito lindo, florido, e ultimamente está com pragas, as roseiras cheias de pulgões e as folhas estão amareladas e começam a cair todas, não sei mais o que fazer para combater estas pragas já usei vários pesticidas e não resolveu, só que não natural.Agora apareceu tbm caramujos estou mito triste pois não estou conseguindo combate-los. por favor me ajude. Desde já agradeço.
  • 24 de abril de 2012 às 00:00
    Tenho uma cica no meu jardim ela so pega o sol da manhã rego 2 vezes p semana mas sempre aparece umas manchas brancas parecem pintas que deixam com o tempo as folhas secas não sei o que é por favor me ajudem Obrigada
  • 14 de setembro de 2012 às 00:00
    site bom ese em tive ke faze um trabalho de agricultura e ese site me ajudo bastante obrigada s2
  • 24 de outubro de 2012 às 00:00
    Ratificando a minha pergunta.. descarto as cebolas após os sete dias de repouso na agua?
    Grata!
  • 24 de outubro de 2012 às 00:00
    Quanto ao preparado com as cebolas.. descarto as mesmas depois de curtir os dez dias?
    Grata e aguardo respostas
  • 1 de novembro de 2012 às 00:00
    gostei vou aproveitar todas as ideias com carinho.
  • 17 de fevereiro de 2013 às 00:00
    ola obrigado pelas dicas adorei os inseticidas caseiros,aprendi bastante com vcs,as dicas sao bem explicadas,o site muito satisfatorio,a beleza do site e as aulas escrita com bastante desenvolvimento na simples sabedoria .com toda estas explicaçoes fiquei mestre e os inseticidas industrializado ficou para os loucos que nao ligam para a saude .parabens
  • 20 de fevereiro de 2013 às 00:00
    ha poucos meses adquiri uma jabuticabeira de vaso ja produzindo e ate agora continua produzindo,poucos frutos mas,sempre florida. Acontece que percebi a maioria das folhas com as pontas totlamente secas. Qual e o problema e como trata-lo?
  • 24 de fevereiro de 2013 às 00:00

    Muito bom estas dicas, gostei e vou por em prática.
    Tenho galinhas e estão cheias dessas pragas.
    Estas receitas caseiras são ótimas.
    Parabéns.

  • 25 de abril de 2013 às 00:00
    Boa tarde, plantei pés de tomate cereja, estão lindos uns com flores e outros já com tomatinhos, só que agora as folhas estão ficando com manchas brancas, ficando marrom bem clarinha, e muchando o que eu faço para que fique bem os pés de tomates.
    Obrigada, e no aguardo
    Erlene
  • 2 de maio de 2013 às 00:00
    Tenho um pé de pimenta bode ou de bode vermelha, que por sinal deu uma safra grande, só que agora surgiram uns caramujos pequenos que grudam no caule dos galhos, esses caramujos são pequenos e escuros e quando a gente os retira do caule soltam um líquido avermelhado e o pé de pimenta deixou de florescer, o que devo fazer para eliminar os tais caramujos? Desde já agradeço.
  • 11 de julho de 2013 às 00:00
    Gostei muito destas dicas de veneno caseiro. Tenho muitos pés de pimenta no sítio e com certeza vou usa´-las
  • 1 de setembro de 2013 às 00:00
    tenho um ipê rosa e ele está com todas as folhas ressecadas , debaixo das folhas te uns pequenos besouros alaranjados . oque faço para eliminar esses besouros q estao acabando com as folhas da minha árvore? ...
    Site bem legal ... se alguém me ajudar ficarei feliz ..
    Obrigado
  • 18 de outubro de 2013 às 00:00
    Tenho um vaso com rafia na entrada do meu apartamento. Agora começou aparecer uma manchas brancas nas folhas, além de aparecer também umas manchas escuras comcomo se fosse uns grãos de areia .O que faço?
Ir para o topo