Revestimentos complementam decoração

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Fachadas externas e decoração interna abusam do charme do revestimento

Se a primeira impressão é a que fica, as fachadas dos imóveis, tanto comerciais quanto residenciais, merecem atenção quanto à conservação. Pensando em beleza, sofisticação e praticidade na limpeza, arquitetos e designers esboçam projetos que investem em revestimentos de qualidade, bonitos e práticos para manutenção. E esse recurso não fica restrito ao lado externo dos projetos. Muitos profissionais estão levando os revestimentos para os ambientes internos dos imóveis, conseguindo resultados surpreendentes na decoração.

Quando se fala em revestimento externo, o ideal é combiná-lo também com um projeto de paisagismo. O projeto do arquiteto João Armentano com o paisagista Gilberto Elkis resultou em uma fachada sem muitos adereços, sofisticada, porém com um leve tom rústico. A pintura branca contrasta com as esquadrias das janelas, pintadas em preto, combinação que remete à sofisticação do projeto. O rústico ficou por conta da aplicação de tijolo Shiraz com rejunte e da madeira no hall de entrada do imóvel.

 Fachada com revestimento em cimento e tijolo

Apostando também no rústico aliado à sofisticação, o arquiteto Mário Saviolli apresenta o projeto de um imóvel onde o tijolo à vista também se faz presente. Complementando o revestimento externo, portas em madeira e placas de cimento aparente marcam o rústico do projeto. O desnível do terreno permitiu a criação de uma garagem na parte inferior do imóvel, que também foi revestida com tijolos nas colunas e pedras petit pavet no piso.

A decoradora Vanessa de Mani comenta que o estilo e conceito do empreendimento devem ser levados em conta na decisão de qual material usar para revestir a fachada externa. Vanessa sugere como opção o uso do grafiato. "Além de compor a fachada, que pode ser colorida, ele impermeabiliza a alvenaria, dando maior resistência a infiltrações".

Para quem procura pedras naturais, a decoradora sugere atenção ao índice de pichação na região. Segundo Vanessa, as pedras são porosas, o que dificulta a remoção das tintas. "Já existem produtos para limpeza desse tipo de pedra, porém, o resultado não é 100%", informa a decoradora.

Veja na próxima página opções de revestimento interno.

Revestimento interno

O ambiente preparado para receber família e amigos ganhou um toque clássico com a aplicação de madeira no revestimento da parede, que contrasta com o quadro das janelas e portas, pintadas em branco. O ponto que chama atenção no projeto da designer Gisele Busmayer é a churrasqueira, revestida com mosaico de porcelanato. Os móveis, projetados especialmente para o espaço, também utilizam o mesmo material que recobre a parede da churrasqueira. Para não tornar o ambiente cansativo, a opção foi usar apenas tinta nas demais. O teto, rebaixado em gesso na cor branca, torna a iluminação do ambiente agradável, além de contribuir com a criação de um ambiente intimista.

 Parede revestida com pedras

Nesse outro projeto, assinado também pela designer Gisele Busmayer, a parede da lareira ganhou um revestimento em pedras, com alguns filetes em tom laranja. O objetivo, segundo a designer, foi priorizar os elementos que aquecem o ambiente, combinando os traços entre os móveis e a parte estrutural do imóvel. O revestimento do teto foi feito em gesso, com sancas na borda e iluminação embutida.

Veja como painéis de madeira podem ser usados como revestimento em paredes.

Tags:

Comentários


  • 2 de dezembro de 2011 às 00:00
    com uma casa dessa nao precisa de muito trabalho ela ja e liiiinda .
    (sonho meu)
Ir para o topo