Roseiras

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Aprenda como plantar e como cuidar!

A Rosa é nativa apenas no hemisfério norte. No Brasil vieram trazidas pelos jesuítas em meados de 1500. Eram utilizadas nas cerimônias religiosas.

No inicio de século XX era famoso o roseiral dos Jardins Franceses do Parque da Independência em São Paulo construído entre 1904 e 1909.

Na década de 1960, o então prefeito de São Paulo, Brigadeiro Faria Lima construiu no Parque do Ibirapuera um grande roseiral de 6000 mudas, mas foram abandonadas e a área virou um gramado...

Existem mais de 200 espécies de rosas silvestres e mais de 30.000 híbridas (resultado de cruzamentos e recruzamentos).

Para cultivar rosas é preciso um local bem ensolarado (pelo menos 7 horas diárias de sol) e arejado. O solo deve ser argiloso (barrento e pesado), humoso, mas muito bem drenado. As rosas preferem clima frio.

Todas as roseiras devem ser podadas uma vez por ano, no inverno para estimular a floração. Retire todos os galhos secos, velhos ou mal formados, corte sempre na diagonal com uma boa tesoura de poda sempre um centímetro acima da gema mais próxima. Esta tesoura deve ser esterilizada a fogo (alguns apaixonados usam maçarico).

Se você pretende multiplicar suas roseiras uma maneira prática e doméstica é por estacas. Elas devem ser feitas no outono ou no inverno, corte com 25 cm de comprimento, com um canivete esterilizado, retire todos os espinhos e gemas menos a primeira. Plante as estacas num canteiro a uma distancia de 10 cm uma da outra, em aproximadamente 6 meses as mudas estão prontas para ser transplantadas para o local definitivo.

As rosas costumam ser atacadas por cochonilhas e pulgões, é necessário tomar as medidas sanitárias já comentadas em outros artigos. Leia o artigo: Manejo caseiro de doenças e pragas.

As rosas devem ser colhidas em botão, em horários frescos, em corte no sentido do comprimento e colocadas com água em local fresco.

Tags:

Comentários


  • 18 de outubro de 2008 às 00:00


    Gostei muito do site de vocês. Adoro roseiras e sou curiosa pelo trabalho de enxertia. Gostaria de saber a respeito. Agradeço a atenção e aguardo.



    Obrigada.



    Eunice e Amélia
  • 20 de outubro de 2008 às 00:00
    OLA. TENHO ALGUMAS ROSEIRAS NO CANTEIRO DO APTO.UMA DELAS AINDA PEQUENA, MAS COM BOTÕES, TEM NO SEU CAULE, UM RAMO DIFERENTE DO CAULE PRINCIPAL, BASTANTE RUGOSO E COM MUITO ESPINHOS. QUE FAZER DEIXO CRESCER OU PODO. ABRAÇOS.ALFREDO
  • 24 de novembro de 2008 às 00:00
    estou com pragas em minhas roseiras, as folhas estão todas amarelas e seus espinhos estão ficando pretos, parece que a doença vem da raiz, o que devo fazer....
  • 29 de dezembro de 2008 às 00:00
    Adorei este site, pois adoro Roseiras, deu para escalarecer muitas dúvidas que eu tinha.
  • 19 de março de 2009 às 00:00
    gostaria em saber como fazer rosas transformar em azul? obrigado
  • 23 de maio de 2009 às 00:00
    Atualmente moro em um apartamento que não tem area,e estou para me mudar para outro qeu tem area.Tinha muitas mini-roseira numa jardineira de plastico,morreram todas,não sei porque,pois quando casei tinha todas do mesmo jeito so que ficavam em cima de um muro no quintal da casa que morei.Quero tornar a te as minhas roseirinhas. O que faço para não morrerem?

    Lhe agradeço antecipadamente até pelo site de vocês é ótimo.Um abraço.Rosa.
  • 8 de junho de 2009 às 00:00
    Moramos em uma chacara onde temos um espaço de 4x20 gostariamos de fazer um jardin simples voce tem algum modelinho pra gent3e dar uma olhada
  • 8 de junho de 2009 às 00:00
    Moramos em uma chacara onde temos um espaço de 4x20 gostariamos de fazer um jardin simples voce tem algum modelinho pra gent3e dar uma olhada
  • 27 de janeiro de 2010 às 00:00
    Boa tarde? Tenho várias roseiras no meu jardim, porém de um tempo para cá estão todas com uma espécie de casquinha esbranquiçada em toda parte do caule, e nas folhas umas pintas pretas fazendo com que fiquem amareladas e caiam. Noto que estão minguando e algumas parecem até que já morreram. Sabe que tipo de doença é esta, e se existe algum tipo de veneno que eu possa bater?
    Obs; Vcs poderiam colocar fotos das principais pragas que acometem as roseiras no site, para podermos identificar com maior precisão, através de comparação!!!
  • 20 de março de 2010 às 00:00
    Gosto muito de mexer com plantas,principamente as roseiras.Tenho varias especies, masultimamente eles têm ficado feis e amarelando as folhas,chega até a cair, naõ sei como fazer. Gostaria de receber sugestões.Obridada.
  • 21 de março de 2010 às 00:00
    Nao encontrei resposta para minha pergunta,que é sobre o esbranquecimento e amarelecimento das folhas das minhas roseiras.Mas adorei conhecer este site. Obrigada, Aparecida.
  • 24 de novembro de 2010 às 00:00
    Eu tinha uma roseira há 10 anos num vaso pequeno, estava sempre com lindos e perfumados cachos de rosas.
    Meu único filho amava muito esse pequeno vaso e sempre que me visitava pegava uma e colocava em meus cabelos.
    Um dia mataram meu filho! Minha roseira começou a muchar, mudei de vaso coloquei remédios e cuidei dela por 2 anos sem ela dar nem um botão, acabou morrendo.
    Adoro rosas vermelhas e tenho tentado outras desde a morte de meu filho(6anos)
    e sem sucesso, nenhuma delas dar flores, começam bem e de repente morrem.
    Alguem pode me ajudar? por favor!
    Obrigada.

    Maria Flor - Belém, pá
  • 15 de agosto de 2011 às 00:00
    BOA TARDE , GOSTEI DO SITE DE VOCES, EU E MINHA COLEGA ESTAMOS PESQUISANDO COMO FAZER MUDAS DE ROSAS, GOSTARIA DE UMA INFORMAÇAO MAIS CLARA, COMO FAZER? QUAL A EPOCA DE FAZER ESTACAS? E SE EXISTE SEMENTES DE ROSEIRAS? ONDE ENCONTRAR?? GOSTARIA DA AJUDA DE VOCES.

    OBRIGADO
    MARIA SALETE
  • 22 de outubro de 2011 às 00:00
    Amo rosas...e quero planta-las, mas vi que demoram seis meses para poderem ir para o local definido.Acho que o melhor é comprar as mudas prontas...Obrigada pelo site.

    Joseny
  • 8 de novembro de 2011 às 00:00
    Gostaria de saber onde eu compro, aquela proteção que se coloca nas flor da roseira, que vai acompanhando, quando sai para venda.
  • 23 de março de 2012 às 00:00
    sou apaixonada por plantas porém tenho um apto sem varanda e com pouca luz sola(um periodo de 1hora de sol direto), a planta que deu certo foi a violeta, mas ultimamente estou de olho nas mini rosa, vou colocar grade na janela para melhor contato com o sol(2horas de sol, direto), sera q dara certo com as mini rosas
  • 21 de fevereiro de 2013 às 00:00
    Boa tarde!

    Este site é lindo!
    to ensaiando para plantar minha primeira roseira
    vi no viveiro uma trepadeira com flores vermelhas de tom bem escuro,pequenas lindinhas .

    Obrigada pela disposição e parabens pelas materias
Ir para o topo