Saiba decorar um home office confortável

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Projetos mostram escritórios caseiros

Um espaço de trabalho desconfortável pode tirar sua concentração e tornar suas atividades um fardo, por isso é importante planejar o lugar onde você fará seu home office e compor uma decoração aconchegante.

O primeiro aspecto a ser levado em conta para dimensionar o escritório é qual o tipo de atividade que será exercida. Se você passar grande parte do dia no lugar e precisar de silêncio, a melhor opção é criar um cômodo exclusivo para o fim. "Portanto, sugiro que seja num dos quartos mais próximo à sala, um corredor da rouparia ou até mesmo um dos quartos de empregados", recomenda a arquiteta Bya Barros.

Mas se o espaço se destinar somente à checagem de e-mail e leituras, um cantinho no quarto ou na sala de TV é o suficiente. O segundo ponto é saber o que será disposto e guardado lá (computador, revistas, livros, documentos e acessórios de escritório) para que móveis e prateleiras sejam planejados ou comprados.

Uma janela vai iluminar e ventilar o ambiente, mas a luz solar não deve incidir diretamente na tela do computador, pois pode danificar o equipamento. Quanto à luz artificial, a arquiteta Camilla Matarazzo dá as dicas: "A luz indireta, como sancas de luz fluorescente ou um teto todo de vidro com luz por dentro, para iluminação geral, e outra luz focando a área de trabalho".

Bya Barros prefere lâmpadas econômicas e amarelas. "A luz fria branca provoca nervosismo e agitação a quem está embaixo dela. E dependendo do seu foco dificulta até a leitura em papel", diz a arquiteta. A escolha das cores, de acordo com ela, deve tender a tons neutros e repousantes como off White, branco e pastel.

A postura correta também é um quesito relevante. Segundo Matarazzo, a altura padrão da bancada é 75 centímetros, mas pode ser adaptada à estatura de cada usuário. "Cadeiras devem estar em uma altura que permita o bom apoio dos pés no chão sem pressionar a parte de trás das pernas. As cadeiras sem regulagem de altura nunca devem ser usadas em lugares de longa permanência como um home office", complementa.

Os fios podem ser escondidos embutindo-os na parede ou piso, com dutos ou um painel duplo. "Mas o ideal é fazer uma previsão dos pontos na hora de planejar a infraestrutura elétrica de modo que a saída dos pontos seja o mais perto possível e dê para embutir", ressalta Barros.

Nas próximas páginas, veja escritórios caseiros decorados.

Projetos decoram escritórios em casa

No home office da imagem acima decorado pela Cria Arquitetura os nichos foram a solução para organizar os livros, expostos em uma estante de madeira, e os CDs e a coleção de canecas, abrigados em compartimentos de gesso. A predominância do branco e a iluminação embutida deixam a área de trabalho clean.

home office na sala de TV

Denise Monteiro aproveitou a marcenaria existente no cômodo acima para conceber um home office integrado à sala de TV, que ganhou descontração com o mural de fotos e o papel de parede listrado.

Home office

Na imagem à esquerda, a arquiteta Jóia Bergamo resolveu o problema de falta de espaço transformando a varanda do quarto de casal em escritório. O espaço recebeu o mesmo piso do quarto, foi fechada com vidro e a metade inferior da parede revestida de lambril em madeira MDF.

À direita, a designer Luana Mattos integrou o quarto de empregada vago ao resto da casa para dar impressão de amplitude. Todos os móveis foram desenhados por ela, inclusive a mesa de vidro que deu fluidez ao espaço.

Mais home offices

Um dormitório que ficaria vago foi transformado em escritório pela arquiteta Débora Aguiar. O mobiliário em linhas retas foi planejado em cores neutras, combinando com a cortina e a persiana que protegem o computador da incidência solar.

Escritório

A arquiteta Débora Aguiar integrou o home office ao home theater para que o casal pudesse desempenhar atividades distintas no mesmo espaço. A estante composta por painéis ripados armazena livros e outros objetos de uso do escritório, contrapondo-se à leveza da mesa com tampo de vidro.

Escritório para receber convidados

A arquiteta Denise Monteiro idealizou um escritório com ares de biblioteca e modernizado com um home theater. Com lugar para receber convidados, o ambiente possui, além da mesa de trabalho, nichos embutidos, spots de iluminação e uma bancada que acompanha a extensão da janela.

Confira dicas para organizar seu home office.

Tags:

Comentários


  • 15 de setembro de 2011 às 00:00
    Adoro o seu site, este tema interessa-me bastante, o escritório lá de casa é partilhado com o marido e temos formas muito diferentes de colocar as coisas, assim é dificil para mim ainda não encontrei solução. Pode dar-me algumas dicas para um escritório partilhado?

    Obrigada.
Ir para o topo