Soluções para problemas acústicos em residências

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Se você não pode se livrar dos vizinhos, ao menos elimine o barulho

Vizinhos barulhentos, ruas movimentadas, proximidade de aeroportos e tráfego de helicópteros podem transformar sua casa em um ambiente cheio de poluição sonora. Muitas pessoas, prédios e até bairros inteiros podem ser vítimas de excesso de ruídos, que acaba revelando residências com problemas acústicos.

De acordo com Dominique Fretin, professor de arquitetura da Mackenzie e especialista em acústica, "poucas pessoas lembram-se de promover o tratamento e isolamento acústico durante a construção ou reforma de casas e edifícios, por isso apenas se dão conta do problema quando o ruído excessivo já é um incômodo".

Qualquer construção pode receber tratamento e isolamento acústico. Enquanto o primeiro tem a função de evitar a reverberação do som pelo ambiente, popularmente conhecido como eco, o segundo tem o objetivo de impedir a transmissão do barulho de um local para outro. As medidas são diferentes porque o ruído pode ter origens diversas.

Dominique explica que barulhos gerados pelo movimento de avenidas, passagem de aviões e helicópteros são transmitidos pelo ar e classificados como ruídos externos. Os ruídos internos, que são aqueles oriundos dos vizinhos e de outros ambientes em um prédio, por exemplo, também são transmitidos pelo ar, mas podem ser de impacto, como objetos caindo, bola batendo e sapato de salto alto sendo usado.

Casas e apartamentos que ficam em áreas e ruas com aclives, ou seja, subidas, estão propensos a receber um nível mais forte de barulho, já que os veículos que circulam pela região precisam trafegar em aceleração. Existem ainda os ruídos mecânicos, que têm origem no uso de elevadores, ar condicionado, bombas de água, compressores e até do encanamento de construções, que em alguns casos pode vibrar.

Os problemas acústicos mais simples acontecem em casas que sofrem com reverberação do som, pois mudanças na decoração dos ambientes, com a inclusão de cortinas, poltronas e tapetes, são capazes de resolver a situação. "Em uma casa não precisa exagerar, se você tiver um equilíbrio adequado das peças de decoração o problema pode ser eliminado", menciona Dominique. O professor cita ainda que quando mais lisa e dura uma superfície, mais ela vai refletir o som, por isso materiais felpudos e leves são indicados.

Tecnologias de isolamento acústico

Portas e janelas antirruído são capazes de promover o isolamento sonoro de um ambiente quando o problema principal são os ruídos externos. De acordo com Narciso de Araújo, técnico em acústica da empresa Divimon, os itens podem ser instalados sem que as portas e janelas originais da casa sejam retiradas. "Não é necessário fazer a troca, pode ser aplicada uma sobreposição, mantendo a janela ou porta e instalando outra, especial para resolver problemas acústicos, do lado de dentro da residência", ressalta.

Ele menciona também que as janelas podem ter vidros duplos, triplos e quádruplos, enquanto os quadros de alumínio precisam ser preenchidos e as frestas vedadas, pois onde entra luz, também entra som. O professor Dominique Fretin informa que os vidros quádruplos são indicados para residências que ficam, por exemplo, bem próximas à pista de pouso e decolagem de aeroportos.

Para eliminar os ruídos externos, os moradores podem também instalar forros especiais, principalmente no caso de residências que têm apenas telhado. Quanto mais pesados os materiais, mais capacidade de isolamento eles possuem. Narciso comenta que existem forros de gesso acartonado aplicados em três camadas, cujo resultado no ambiente é similar ao de uma laje.

Também existem produtos, como espuma de poliuretano, lã de vidro revestida com tecido ou lã de rocha, para tratamento e isolamento acústicos a serem aplicados nas paredes. Se o incômodo vem da reverberação, esses materiais precisam ficar aparentes, mas se a finalidade é o isolamento, eles podem ser revestidos com acabamento da preferência do morador.

Revestimento ecológico e ruídos mecânicos

A Trisoft, empresa que desenvolve produtos ecológicos para segmentos industriais, como a construção civil, lançou no mercado uma lã para revestimento acústico feita a partir de garrafas pet. O produto, chamado de Pet Isosoft, foi desenvolvido em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e serve para promover o isolamento acústico em paredes, telhados e pisos. Ele é ecológico e reciclável.

lã de pet e revestimento ecológicos

Acima, a foto à esquerda mostra a lã ou manta de garrafas pet entre as camadas de revestimento. É nesta ordem que o produto é aplicado em paredes. O resultado, após a instalação, é como a parede na foto à direita, que está pronta para receber pintura ou outro tipo de acabamento. Assim como no caso do Pet Isosofot, alguns produtos antirruído também funcionam como isolantes térmicos.

O professor Dominique Fretin ressalta que descuidos na hora de construir e reformar acarretam problemas acústicos nas residências. Ele cita que a prática mais comum é aplicar pisos de cerâmicas diretamente sobre a laje em apartamentos, o que acaba ampliando a força dos ruídos de impacto. "É preciso colocar uma manta ou emborrachado entre a laje de concreto e o acabamento", explica. Outro problema é quando os ambientes são divididos por paredes falsas que muitas vezes não vão até o teto e contêm frestas, gerando a transmissão do som entre os ambientes.

O mesmo acontece quando o duto de ar condicionado não recebe tratamento acústico e acaba servindo de via de transporte para o barulho oriundo de ambientes diferentes. No caso de barulhos gerados pelo maquinário de condomínios, como elevadores, bombas de água e compressores, a solução não cabe aos proprietários dos apartamentos, mas à administração do prédio, que precisa instalar amortecedores, por exemplo, para diminuir o nível de ruído emitido.

O melhor momento para pensar nos problemas acústicos em residências é logo na fase da construção, ou também da reforma. Para o especialista Dominique Fretin, duas medidas são fundamentais, procurar profissionais de arquitetura e engenharia e não se acostumar com o excesso de barulho, pois, quando isso acontece, significa que você pode ter sofrido perdas auditivas.

Você já pensou em instalar energia solar em sua casa? Conheça mais sobre essa tecnologia.

Tags:

Comentários


  • 28 de junho de 2011 às 00:00
    Infelizmente o Brasil é o país dos decibeis,todo mundo anda stressado mas ninguem percebe o qto isso tem haver com a enorme quantidade de barulho.Eu particularmente fico louca com barulho ou pessoas barulhentas.O dr.Masaru Emoto é conhecido por suas pesquisas com a agua e os sons,e como o som ou as palavras alteram a agua.Vcs imaginam como ficam os 70 % ou mais de agua do nosso corpo com isso
  • 28 de junho de 2011 às 00:00
    Muito bom seu blog!
  • 3 de novembro de 2011 às 00:00
    Gostaria de saber se estes isolamento acustico, serve também para latidos de cachorro, pois o que mais incomoda são os latidos constantes ,pois o barulho passa e o cachorro é seu vizinhos por muitos anos.E também onde encontro esses materias.
  • 1 de julho de 2012 às 00:00
    Boa tarde, estou tendo muitos problemas com meus dois vizinhos do lado da minha casa, um a esposa troca o dia pela noite, passa a noite toda fazendo limpeza na casa e lavando roupas , e a máquina de lavar faz muito barulho na centrifugação, e seus filhos as vezes ficam até 2 ,3, hora da manhã batendo bola, e meu vizinho do outro lado gosta de som, como vc pode ver eu estou bem com meus vizinhos,já tentei conversar ,mas pouco adiantou, então minha única saída na qual eu acho que vai resolver o meu problema é trocar minhas portas e janelas , colocando essas de PVC à prova de ruídos, minha dúvida é a seguinte: Será que só trocando as janelas e portas vai resolver pelo menos um pouco do problema??? Por favor tirem minha dúvida , pois estou ficando maluca com esses barulhos, as vezes passo a noite toda em claro por conta disso. Me respondam o mais rápido possível, eu agradeço muito. Obs: Eu moro em casa.
  • 1 de dezembro de 2012 às 00:00
    Meus vizinhos são muito barulhestos, batem portas, gritam até tarde da noite. Moro em uma casa geminada. E meu quarto faz divisa com o quarto do casal e o barulho é infernal. Gostaria de saber se trocar de janelas e revestir a parede será suficiente para dinimuir o barulho? E qual material é o mais indicado?
    Obrigada!!!
  • 4 de dezembro de 2012 às 00:00
    Meu problema também são vizinhos barulhentos. Moro em um condomínio com 10 casas geminadas, e gostaria de saber que tipo de revestimento posso colocar na parede para diminuir o som. Ouço conversas, chuveiro ligado, o homem roncando... Pensei em cortiça, mas é muito caro. Não ficarei lá por muito tempo, em mais ou menos 2 ou 3 anos mudarei de lá, então queria algo o mais barato possível.

    Obrigada!!!
  • 1 de janeiro de 2013 às 00:00
    Gostei muito das orientações deste blog. Gostaria de obter contato de profissional/empresa para fazer uma avaliação e orçamento no sentido de solucionar os problemas que temos (latidos, som, skate, bar, etc). Pensamos, inicialmente, em colocar janelas anti-ruído (duas), porta anti-ruído (uma), borrachas de vedação para porta da sala e manta para telhado e forro de madeira. Depois, se for necessário, podemos mexer nas paredes. Agradeço e aguardo contato.
  • 3 de janeiro de 2013 às 00:00
    oi meu caso eé´exatamente o da JEANE TUECHETTI ,o q faço??ONDE ACHO MATERIAL OU UMA EMPRESA ESPECIALIZADA EM BH?POR FAVOR ME AJUDEM!!!!!
  • 6 de abril de 2013 às 00:00
    Bom dia, acabei de levantar da cama devido ao barulho dos vizinhos. Comprei uma casa que é germinada e infelizmente só fui descobrir depois como é difícil a convivência. Moro do lado de dois vizinhos super barulhentos, um dos vizinhos eu já tentei conversar mas não resolveu. Preciso de uma solução rápida e que não seja tão cara pois acabei de comprar essa casa e estou bem apertada, mas está dificil viver dessa forma. Me respondam o mais rápido possível.
  • 9 de abril de 2013 às 00:00
    PRESTAÇAO DE SERVIÇO::GE MONTAGENS D ESQUADRIAS .trabalho com todo tipo de instalaçao e montagem manunteçao de esquadrias anti ruidos e convecional.vedaçao contra infiltraçoes, restauraçao de persianas integradas de aluminio,vidro temperado e laminado.vidro duplo,triplo e quadruplo.Estou a disposiçao.
    http://facebook.com/gemontageminstalacaoesquadrias
    (11) 7020-7575.
    (11) 2568-0024.
    ligue agora estamos 24 hora a disposiçao.
  • 9 de abril de 2013 às 00:00
    PRESTAÇAO DE SERVIÇO::GE MONTAGENS D ESQUADRIAS .trabalho com todo tipo de instalaçao e montagem manunteçao de esquadrias anti ruidos e convecional.vedaçao contra infiltraçoes, restauraçao de persianas integradas de aluminio,vidro temperado e laminado.vidro duplo,triplo e quadruplo.Estou a disposiçao.
    http://facebook.com/gemontageminstalacaoesquadrias
    (11) 7020-7575.
    (11) 2568-0024
  • 23 de maio de 2013 às 00:00
    Olá!

    Não sabia a respeito de Tratamento acústico e contratamos uma arquiteto para construir nossa casa, mas pelo visto ele não teve esta preocupação. Moramos dividimos o muro com uma escola e não aguentamos o barulho dos gritos dos alunos quando utilizam a quadra. parece que estão gritando dentro do nosso quarto. Como podemos fazer para amenizar o ruído que em de fora??
  • 1 de outubro de 2013 às 00:00
    Boa noite
    O meu problema maior e a televisão da vizinha que é colocada direto na parede.
    O som vai todo para minha sala. Adoro ler e ficar curtindo a sala, mas o som da TV vai longe.
    inicia as 8h da manhã e segue até as 23h. numa altura considerável . Já sugeri para colocar um colocar um painel bonito e aí sim botasse a tv, mas nada. Bem vou atrás de soluções para amenizar o barulho.
  • 4 de outubro de 2013 às 00:00
    Moro num apartamento "Minha casa minha vida no RJ, feito de "monobloco" (?) e o barulho dos dois apartamentos de cima, raramente o do lado e do corredor onde a escada as pessoas parecem que usam concreto nos pés pra utilizar.
    Estou em depressão, apertada de grana e não suporto barulho, fora a gritaria, minha porta e as janelas passam fechadas 24 horas, uso protetor auricular e mesmo assim me incomoda demais, estou tomando diversas medicações psiquiátricas por conta deste e outros problemas, sendo o barulho o que mais me incomoda e na segunda consulta eu estava na falsa expectativa da médica substituir ou diminuir as medicações e ela dobrou as doses das duas medicações mais pesadas... isso "me tirou o chão". Já conversei com os vizinhos, já falei com o síndico, nada resolveu! Referente a acústica de baixo custo de pelo menos um ambiente o que posso fazer pra eu "me esconder"? Não aguento mais!
  • 6 de março de 2015 às 00:00
    Boa tarde Prof. Dominique Fretin.
    Foi instalado uma industria ao lado da minha residencia e a mesma esta gerando barulho intenso 24 horas por dia durante os sete dias semanais, como posso reduzir o barulho da minha residencia? Casa planta baixa, paredes lisas, piso, laje com forro de gesso, janelas com folhas de vidro de correr e portas de madeiras laqueadas. Pensei em construir um muro/parede com revestimento de telhas amofadadas, e aconselhavel?
  • 17 de março de 2015 às 00:00
    Boa Tarde, meu caso é um pouco diferente quero construir um cômodo ou aproveitar um de minha casa para criar um ambiente onde possa ensaiar com meus amigos, sem que os vizinhos se incomodem com o som dos vários instrumentos. Como posso fazer isso? Que materiais devo usar?
  • 5 de junho de 2015 às 00:00
    Olá, moro em um apartamento, no segundo pavimento, construído ao lado de uma casa (OBs: o que separa a casa do apartamento é um corredor), acontece que não sei se é pelo fato de todo o redor da casa é área... Mas o fato é que todo o barulho da casa, parece que é no meu apartamento. Por conta do barulho eu mantenho todas as janelas fechadas e portas fechadas... Mas não resolve muito... E estou DESESPERADA, pq já cheguei ao ponto de me mudar devido aos barulhos... Então gostaria de saber se há uma solução para acabar com os barulhos ou até mesmo se encontro algum profissional no Espírito Santo.
  • 27 de agosto de 2015 às 00:00
    Boa tarde. Eu moro em uma residência e depois que construíram um prédio depois de 2 casas ao lado da minha, um ruído insuportável começou a me incomodar. Se trata de um ruído intermitente que eu acredito vir do solo ressoando pelas paredes dos 2 pavimentos em todos os ambientes sem exceção. Tem duração de aproximadamente 10min e acontece umas 15 vezes ao longo do dia. Não sei se é coincidência, não sei o que pode ser, não sei o que fazer, preciso da ajuda de algum especialista para encontrar a fonte desse ruído e responsabilizá-lo de alguma forma. Estou pensando em mudar de casa, mas não acho justo.
    Obrigado.
Ir para o topo