Tecidos transformam decoração de ambientes sem pesar no bolso

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Facilidade de manutenção é atrativo para decorar com tecidos

Decorar a casa exige criatividade e uma boa dose de planejamento. Alguns truques podem ser usados para minimizar os custos, principalmente para quem gosta de mudar a decoração com frequência. Uma boa opção é usar elementos maiores, como sofás e móveis grandes, em cores mais neutras e brincar com o resto da decoração usando tecidos. Roberta Gabriel, designer têxtil, comenta que a vantagem de usar esse material na decoração é que ele permite uma liberdade maior para inovar nos ambientes ao aliar a criatividade e a variedade de estampas que o mercado oferece. "Você pode mudar o ambiente como quiser sem precisar gastar muito", sugere a designer têxtil.

Ana Elisa Vidal, gerente de produtos da Promex Decor, afirma que o uso dos tecidos serve principalmente para deixar os ambientes mais aconchegantes, sem falar no custo e na facilidade para repaginar os cômodos. "O mercado busca novidades que diferenciem e saiam da mesmice. Os tecidos funcionam de um a dois anos, porém o mercado busca novidades em cores e estamparias a cada seis meses", explica Ana Elisa.

Dentre as opções de uso do tecido que podem transformar completamente o ambiente estão as mantas para sofá, capas para almofadas, forrações em cadeiras e luminárias, cortinas, aplicação direto na parede, tapetes e roupa de cama, que ajuda a compor um visual novo no quarto a cada troca. O dinamismo proporcionado pelo tecido é outro fator que favorece o seu uso. "A lona de caminhão que ia para o lixo por estar velha e com remendos pode virar um painel ou até mesmo revestir um pufe. A manta do sofá que já está desgastada e velha também pode virar um mural. A sustentabilidade está muito presente no uso dos tecidos", comenta Roberta.

A personalização é outro ponto forte que pode ser explorado quando o assunto é tecido. Tamanhos e estampas podem variar conforme o gosto e a necessidade, dependendo apenas da criatividade do morador ou de quem vai decorar o ambiente. A designer têxtil sugere que os tecidos naturais sejam priorizados quando há contato direto com a pele. Um bom exemplo são as mantas em tricô e as almofadas em algodão. Para paredes, por exemplo, tecidos mais rígidos, como o linho ou a própria lona de caminhão, são mais indicados.

Aplicação

A fácil manutenção dos tecidos é outro atrativo para seu uso. Roberta sugere que para aumentar a durabilidade do material e facilitar na hora de limpar, pode-se optar pela utilização de produto impermeabilizante nas peças. Ana Elisa menciona que a aplicação varia de acordo com a personalidade do dono, mas o ideal é que o ambiente ofereça aconchego sem cansar. Para isso, a gerente de produtos indica o uso de tecidos com aspecto de linho ou algodão, com alguns detalhes de cores e estampas.

Roberta sugere que nos ambientes sociais, como a sala, os tecidos sejam usados para forrar luminárias, cadeiras e poltronas únicas. A designer têxtil aconselha usar tecidos leves e com transparência nas cortinas, como o algodão e a seda. "Enfeitar a barra com tecido estampado cria um efeito bonito e diferente", comenta Roberta.

"Decorar é uma questão de sensibilidade", comenta Ana Elisa. Ela complementa sugerindo o uso de tons que transmitam a sensação de serenidade e tranquilidade nos ambientes íntimos, como no projeto acima, da arquiteta Calina Mussi. O uso dos tecidos renovou o ambiente e permitiu uma decoração contemporânea. Outra observação feita pela gerente de produtos é quanto ao toque do tecido. "Depende da intenção ao se criar o ambiente, mas tecidos naturais são os mais indicados para os quartos", lembra Ana Elisa.

Para quem quer montar a decoração do quarto a designer têxtil recomenda abusar na roupa de cama e complementar com tapetes, cortinas e mantas no pé da cama. "Patchwork nas paredes e murais ajudam a complementar o clima do quarto", comenta Roberta.

Saiba mais sobre como escolher as melhores roupas de cama.

Tags:

Comentários


  • 12 de abril de 2012 às 00:00
    Concordo plenamente com a designer, porem ela esqueceu de citar que a impermeabilização de qualquer tipo de tecido, prolonga a vida util do mesmo e evita sujeiras e entrada de liquidos
  • 13 de abril de 2012 às 00:00
    eu vou casar e queria que vc me ajudasse na arrumacao de meu quarto com decracao eu tenho preferencia na cor branco e preto e roxo outra coisa nao sei ser ideal usar cortinas no quearto por favoe me ajuda agradeco aguardo resposta .... luciene oliveira acopiara .







  • 18 de abril de 2012 às 00:00
    Ficou mto lindo *o*
  • 26 de março de 2013 às 00:00
    Ola ! Comprei um dormitório de cor marrom com preto, e quero saber se posso pintar uma parede do quarto de vermelho, e qual a parede que devo pintar, se for a cabeceira tem algum problema que sta cabeceira seja onde fica a janela? Aguardo uma resposta urgente.
  • 29 de setembro de 2013 às 00:00
    Gostaria de dica para decorar o quarto de minha filha de seis anos de idade
Ir para o topo