Temperos com plantas medicinais

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Tempere com saúde.

Você sabia que muitos temperos conhecidos do nosso dia a dia são considerados plantas medicinais? Ervas como a cebolinha e o coentro, além de deixarem os pratos mais gostosos, também trazem benefícios a nossa saúde. Essas plantas são de fácil cultivo, o que permite a elas que se desenvolvam bem mesmo dentro de casa.

A seguir, você poderá conhecer um pouco mais sobre as propriedades medicinais e de cultivo de um mix interessante de temperos para plantar em sua casa.

Cebolinha verde (Allium fistulosum)

 cebolinha verde

Conhecida como cebolinha é usada como tempero nos mais variados tipos de pratos. Rica em vitaminas A, C, cálcio e fósforo, auxilia na digestão e no sistema imunológico.

Dicas de cultivo - A cebolinha é uma planta perene que deve ser colhida rente à parte branca do talo, perto de suas raízes, para que torne a brotar com facilidade. As regas devem ser diárias, no início da manhã ou no final da tarde. A planta deve ficar protegida do vento e da incidência excessiva de sol e ser adubada a cada seis meses.

Coentro português (Coriandrum sativum)

 coentro

Esta erva pode ser utilizada como tempero na preparação de diversos pratos e também pode ter suas folhas mergulhadas em infusão para aliviar problemas hepáticos, estomacais e de gases.

Dicas de cultivo - Germina entre 7 e 21 dias depois de plantada. As folhas podem ser apanhadas quando as plantas atingirem 10 cm de altura, o que ocorre cerca de um mês depois do plantio. As regas devem ser diárias para que a terra mantenha-se úmida.

Manjericão (Ocimum basilicum)

 manjericão

Usado principalmente como tempero em molhos e ensopados, a folha dessa erva também pode ser utilizada como chá contra o mau hálito e para aliviar desconfortos gastrointestinais.

Dicas de cultivo - Em condições naturais, essa herbácea pode ser considerada perene, podendo ter suas folhas colhidas o ano todo. Para tanto, é preciso regá-las diariamente e prover boa drenagem do solo que deve ser rico em nutrientes. Recomenda-se adubá-las a cada três meses.

Orégano (Origanum vulgare L.)

Usado como tempero, pode ter suas folhas e flores secas usadas também no preparo de chás que estimulam as funções gástricas e biliares, além de provocar ou regular a menstruação.

Dicas de cultivo - É importante que a planta receba doses diárias de água e luz solar. A coleta das folhas é feita no inicio da floração da planta.

Pimenta

 pimenta

Rica em vitamina C é digestiva, cria resistências no organismo e age contra enxaquecas.

Dicas de cultivo - As pimentas preferem solos mais profundos e bem drenados. Se estiverem plantadas em saquinhos, transplante-as quando tiverem cinco folhas ou 10 centímetros. As pimentas poderão ser colhidas cerca de 50 dias após a floração. A poda deve ser feita sempre ao término da produção.

Salsa crespa (Petroselinum crispum)

Usada como tempero deixa os pratos mais saborosos. A salsinha pode ser amassada e aplicada sobre picadas de insetos para amenizar a dor. Isso também vale para a salsa lisa (Petroselinum crispum).

Dicas de cultivo - As duas espécies mais conhecidas são a salsa crespa e a salsa lisa. É uma planta perene de fácil cultivo e brota novamente quando cortada. Mantenha o solo úmido e cuide para que a planta receba pelo menos três horas diárias de luz do sol.

É muito fácil cultivar esses temperos que além de gostosos e saudáveis compõem o paisagismo de sua casa.

Saiba mais sobre o cultivo de plantas medicinais.

Tags:

Comentários


  • 9 de janeiro de 2011 às 00:00
    tenho uma chacara e gostaria de começar um plantio de alecrim hortelã oregano
    manjericao e tomilho.quero saber como fazer isso pode me mandar umas dicas, obrigada.
  • 5 de maio de 2011 às 00:00
    Bem, encontrei td q estava procurando. Já adicionei aos meus favoritos para nunca mais me esquecer. Muito bom! A única coisa a falar é: Parabéns.
  • 31 de maio de 2011 às 00:00
    Gostaria de fazer uma pequena horta em vasos no meu apartamento, como posso fazer? Quais as ervas mais resistentes? Gosto muito de utilizar em minhas receitas, alecrim, majericao, salsa...
  • 29 de junho de 2012 às 00:00
    Gostei muito das dicas e gostaria de uma orientação se possível.
    Tenho tentado cultivar coentro em uma floeira e não tenho conseguido:
    Depois de um mês de plantadas, o que já não é normal, poucas sementes germinaram, os pouquíssios brotos estão minguados e sem vida, parecem que vão morrer... Porque não germinaram todas as sementes? Por que está demorando tanto a germinar e crescer? Como eu verifico se o solo está muito ácido?
    Quando plantei apartir da raíz, as folhas nasceram e depois melaram e morreram.
    Obrigada
Ir para o topo