Tradição faz o diferencial do ladrilho hidráulico

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Revestimento para pisos e paredes

Fora da lógica de produção industrial em larga escala, os ladrilhos hidráulicos resistem ao tempo sem mudar seu modo de confecção artesanal. Produzidos um a um em fábricas passadas de pai para filho, esse tipo de revestimento requer paciência e experiência para chegar à perfeição.

A história do ladrilho, na opinião da arquiteta Danielle Pierri, habituada a usar o revestimento em seus projetos de decoração, é o que faz o seu diferencial. Em meados do século 18, muçulmanos inspirados no mosaico bizantino criaram o produto para revestir paredes em edificações e mansões europeias e, no século seguinte, a invenção que mistura cimento, areia, pó de pedra, pó de mármore e pigmentos foi importada pelos portugueses que colonizavam o Brasil.

A camada de desenho do ladrilho tem cerca de cinco milímetros e possibilita opções e combinações de cores variadas. Pierri afirma que, dependendo do desenho, o ladrilho hidráulico pode compor um estilo retrô, que resgata elementos do passado, e atual. "Ladrilhos com desenhos geométricos, em preto e branco ou craft, branco e verde musgo dão um ar moderno", explica.

 Ladrilho instalado na bancada da cozinha

Ela acrescenta que o tato frio do material restringe o uso de ladrilhos em regiões climaticamente mais frias, como o sul do país, onde costuma-se aplicá-lo em halls, cozinhas e áreas externas. Já em lugares onde o calor predomina, o ladrilho pode revestir qualquer ambiente.

O revestimento tem forte resistência à abrasão, intempéries, com alta durabilidade e simples manutenção. Se o desenho do ladrilho estiver um pouco encardido ou desbotado, uma lixada é suficiente para ele voltar a brilhar.

Como o revestimento é feito de concreto não esmaltado, não é deslizante. Pierri diferencia o ladrilho hidráulico da cerâmica hidráulica, ressaltando que a última tem textura pintada que imita o primeiro. "Ladrilho é mais grosso, pesado e espesso. Precisa ter dois centímetros, sendo que meio é de argamassa".

Na página seguinte, veja alguns ambientes com ladrilhos hidráulicos.

Cozinha e área externa

Nas imagens acima, os ladrilhos hidráulicos revestiram uma parte da parede da cozinha. À esquerda, as peças da Treviso deram um ar jovial e, à direita, o revestimento da Arte em Ladrilhos deu um toque rústico junto às peças artesanais.

 Tapete de ladrilho na copa

O ladrilho não precisa revestir todo o piso, pode formar uma espécie de tapete sob um móvel, como a mesa da copa acima.

 Ladrilho em áreas externas

A churrasqueira de concreto pré-fabricado ganhou cor com os ladrilhos hidráulicos da Treviso. Na varanda ao lado, o revestimento da Arte em ladrilhos foi aplicado no piso de madeira de demolição.

Decore sua casa com mosaico.

Tags:

Comentários


  • 24 de julho de 2011 às 00:00
    olá, eu amo ladrilhos, lindo sua materia, mas essa foto q está um patwork e um pedreiro trabalhando foi vendido pela arte em ladrilhos por min, pra uma casa em Juiz de foraMG, fiquei sabendo dessa materia pelo Galvão propietario da fábrica.
  • 23 de agosto de 2012 às 00:00
    Se possível, gostaria de saber mais sobre revestimento em TECNOCIMENTO, e indicação de profissional para assentamento. Obrigada.
Ir para o topo