Uso da fotografia na decoração

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Imagens transformam ambiente

A fotografia vem garantindo seu espaço nos projetos de decoradores e arquitetos. Para a designer de interiores Cristina Barbara, fotos estão se tornando tendência na decoração, pois são mais fáceis para compor ambientes do que pinturas. Além disso, segundo Cristina, as fotos traduzem o real, a vivência do momento e se adaptam tranquilamente aos ambientes.

A aplicação pode ser feita tanto nos ambientes sociais como nos íntimos. Para a arquiteta Vanessa Trad, a fotografia é uma boa opção para quem busca fugir do clássico, como pinturas, quadros e esculturas em geral. A arquiteta comenta sobre a escolha das imagens para compor o ambiente: "Existem hoje inúmeros fotógrafos que seguem linhas diferentes, devemos buscar a foto certa para cada ambiente".

 Ambiente decorado com fotografia

A escolha do tema das fotografias deve ser feita com base no gosto pessoal do proprietário. Cristina aposta em imagens com grafismo e natureza enquanto Vanessa prefere o uso de paisagens e arquitetura. "Depende do gosto do cliente. Não existe regra para a utilização", afirma.

Na próxima página leia mais sobre como fotografias complementam a decoração.

Imagens criam ambiente intimista

A composição da decoração na área íntima varia conforme a proposta do projeto. Para o quarto das crianças é possível investir em temas que remetem ao ambiente feminino e masculino, respeitando a faixa etária de cada um. O tamanho de cada imagem é determinado conforme as peças usadas para decorar. É preciso atentar para não exagerar ao colocar uma imagem muito grande ou uma muito pequena. "A fotografia deve ter o tamanho ideal para cada ambiente, assim como todos os objetos de decoração", comenta Vanessa.

Para o quarto do casal, Cristina sugere uma combinação de fotos ou uma grande imagem seccionada. Para o projeto acima, a designer utilizou uma composição de imagens produzidas pelo artista plástico João Migotto.

 Ambiente decorado com fotografias

O uso da fotografia não fica restrito apenas ao ambiente residencial. Sua utilização planejada pode ser bem aproveitada nos espaços comerciais e empresariais, como no caso do projeto de decoração da Palimanam. A empresa usa diversas fotografias para mostrar sua área de atuação, além de apontar sugestões para aplicação de seus produtos.

Cristina e Vanessa aprovam o uso das imagens para decoração de ambientes empresariais, indo de salas comerciais até lojas e escritórios corporativos. Para quem quer investir nessa área, a dica fica por conta dos trabalhos fotográficos temáticos, com imagens segmentadas, dependendo do ramo de atuação da empresa.

Outra opção para decorar as paredes são os adesivos de parede eco-friendly.

Tags:

Comentários


  • 13 de outubro de 2011 às 00:00
    reportagem interessante
  • 13 de outubro de 2011 às 00:00
    muito interessante!!!
  • 21 de outubro de 2011 às 00:00
    Nossa que bacana, gostei das fotos divididas parecendo janelas!!
  • 26 de outubro de 2011 às 00:00
    Adorei essa materia,algumas das minhas fotografias já são usadas como peça de decoração. Na minha opnião a fotografia é arte. Eu imprimo minhas fotos em
    papéis diferenciados que podem durar até 200,se for bem cuidado.
  • 4 de julho de 2012 às 00:00
    Simplesmente AMEI idéia de decorar com fotografias, tenho uma caixa enorme delas parada e já sei o que vou fazer e aproveitar uma parede que está vazia aqui em casa!!
  • 7 de dezembro de 2012 às 00:00
    Adorei esta materia .como faço para ter mais informaçoes .
  • 2 de novembro de 2013 às 00:00
    Muito legal e interessante! Parabéns!!!
Ir para o topo