Utilidade das árvores

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Melhoram o ar que respiramos.

Não há nenhuma dúvida de que todas as árvores são úteis porque melhoram o ar que respiramos através da fotossíntese com a liberação do oxigênio. Nas cidades do mundo moderno, elas são cada vez mais necessárias, visto que a grande circulação de veículos polui o ar, trazendo doenças à população.

Em cada canto do planeta, irresponsavelmente, grupos e pessoas desmerecem a natureza deteriorando o ar, a terra e o mar...

Para combater este mal silencioso que se alastra por todo o planeta, temos que entender que a responsabilidade é de cada um de nós. Devemos ter a consciência da limpeza ambiental que nos é tão essencial à vida!

Um dos bons métodos de ajudar a natureza é o plantio de árvores. Elas servem como alimentos para toda a criação; desde pássaros até animais de grande porte, inclusive o homem que se serve dos seus frutos. Servem como materiais para construção de casas, para a indústria de papel, de embalagens e utilidades medicinais.

Algumas espécies são especiais para uso paisagístico devido a sua beleza, como os Ipês amarelos, roxos e rosas que tem abundante floração. A floração do Ipê roxo é a mais abundante e a mais longa, chega a durar quarenta dias. A sua cor é um rosa arroxeado e sua floração é no começo do inverno (fim de maio a junho). O Ipê rosa tem o porte um pouco menor, flores em tons mais desmaiados e a floração dura aproximadamente quinze dias como o Ipê amarelo que floresce no começo de setembro, no prenúncio da primavera...

O Ipê é considerado árvore símbolo nacional no Brasil...

O Ipê amarelo, Tabebuia chrysotricha - pode ser plantado em dois tipos de áreas: terrenos úmidos, o vulgarmente chamado Ipê do brejo e em terrenos mais secos o popular Ipê amarelo. A floração se dá desde o fim de agosto até o fim de setembro. O fruto que dará origem a novas sementes aparece de outubro a novembro. É considerada árvore nacional porque ocorre desde o Ceará, Bahia, Minas, São Paulo e Santa Catarina nas florestas de Mata Atlântica e algumas capoeiras em áreas do cerrado.

Utilização do Ipê: embora lamentando o seu corte, temos que reconhecer que a madeira pesada e dura do Ipê é de alta resistência e longa durabilidade, sendo própria para mobiliário, assoalho, batentes e até instrumentos musicais.

Uma curiosidade e lição a respeito de tratamento de árvores: em Berlim, na Alemanha, há alguns anos foi feita uma intensa arborização urbana, onde as árvores são numeradas e dotadas de um chip para controle de sua evolução. Para evitar depredações elas possuem uma grelha protetora por onde passa a chuva e a adubação e ao mesmo tempo impede depredação ou pisoteio de pessoas inconscientes.

Se você tiver possibilidade, plante uma árvore, de preferência um Ipê. Se não puder, plante um arbusto em uma jardineira na janela do seu apartamento.

Veja também: Água e vida.

Tags:

Comentários


  • 26 de maio de 2010 às 00:00
    gostei muito
  • 15 de março de 2011 às 00:00
    BOM ESSET SITE NÃO É BEM A MINHA CARA MAS MESMO ASSIM GOSTEI ! TCHAU *-*
  • 5 de outubro de 2011 às 00:00
    nao achei bem o que procurava mais conseguir esclarecer mais minhas duvidas...
    parabens otimo blog;;;
    gostei muito
  • 24 de janeiro de 2012 às 00:00
    kkkkkkkkkkkkkkk
  • 11 de setembro de 2012 às 00:00
    QUAL UTILIDADE DA ÁRVORE COM AS SEGUINTES LETRAS: AG
  • 26 de setembro de 2012 às 00:00
    Eu achei este site interessante eu tenho um sítio e ele tem vários ipês eu tenho um filho de 6 anos ele me perguntou sobre os ipês aí resolvi a fazer a pesquisa parabens
Ir para o topo